INCÊNDIO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Rachid (Almir Sater) em Renascer; personagem foi interpretado por Luís Carlos Arutin em 1993
Rachid (Almir Sater) é um dos personagens mais emblemáticos de Renascer. Após ter ajudado José Inocêncio (Marcos Palmeira) no primeiro capítulo, o "turco" voltou à novela e continuará movimentando a trama. Em 1993, o personagem foi interpretado por Luís Carlos Arutin (1933-1996). O ator morreu em circunstâncias trágicas, ao salvar sua família de um incêndio.
Arutin construiu uma carreira de sucesso na TV e, além de Renascer, fez outras novelas de Benedito Ruy Barbosa, como Meu Pedacinho de Chão (1981), Os Imigrantes (1981), Sinhá Moça (1986) e Vida Nova (1988).
O autor havia escrito um personagem para ele em O Rei do Gado (1996), mas uma tragédia interrompeu os planos. Na madrugada de 8 de janeiro de 1996, um incêndio teve início na casa de Arutin em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
O fogo começou após uma vela acesa pelo filho do ator, Camilo Arutin, entrar em contato com o isopor e o carpete do isolamento acústico do quarto do rapaz. Os materiais, altamente inflamáveis, fizeram as chamas se espalharem muito rapidamente.
Arutin agiu logo para tirar a família dali. Ele pediu que a mulher e os filhos saíssem do local e decidiu ficar para tentar apagar o incêndio e resgatar móveis e bens materiais. Neste processo, o ator inalou muita fumaça e perdeu os sentidos. Ele foi socorrido, mas não resistiu. O intérprete de Rachid morreu aos 62 anos, vítima de asfixia.
Na versão de 1993 da novela, Rachid teve um final feliz. Após retornar à região de Ilhéus, ele conheceu dona Patroa (Eliane Giardini), e os dois se aproximaram.
No decorrer dos capítulos, a mulher largou Teodoro (Herson Capri), que na atual edição da novela é equivalente ao coronel Egídio (Vladimir Brichta). Patroa passou a usar seu nome de batismo, Iolanda, e engatou um casamento com Rachid. Os dois terminaram a novela juntos e felizes.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.