Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EVALDO MACARRÃO

Ator de Renascer compara novela com terreiro de candomblé: 'Exige respeito'

FÁBIO ROCHA/TV GLOBO

O ator Evaldo Macarrão está com chapéu e mão na cabeça, no meio da mata, em cena da novela Renascer, da Globo

Evaldo Macarrão interpreta Jupará na primeira fase do remake de Renascer, que estreia em janeiro

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 29/12/2023 - 6h10

Na pele de Jupará no remake de Renascer, o ator Evaldo Macarrão faz sua estreia em novelas. Ele é um dos primeiros funcionários de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), um homem trabalhador e fiel ao patrão. Baiano e espírita, o ator diz que só deseja honrar a oportunidade que tem nas mãos na nova versão da novela de 1993.

"Honrar e orgulhar os meus ancestrais é o meu dilema, eu que sou filho de orixás, sou de candomblé. Vim de uma escola, a que eu tive de dentro de casa, a do teatro e a do próprio terreiro de candomblé, que exige respeito e dignidade. Então, para mim, não é um peso esse lugar de responsabilidade, mas talvez uma pequena exigência, a exigência que eu já tenho, que é leve porque não é uma obrigação", conta o novato.

Macarrão se entusiasma ao falar do trabalho em uma novela criada por Benedito Ruy Barbosa, novelista que ele chama de maestro. Ele afirma que a missão é feita com amor, alegria e orgulho. "Estou no grau máximo de felicidade", empolga-se, antes de continuar:

Porque eu estou aqui não só representando, mas também chamando, mobilizando os meus irmãos e irmãs, nesse corpo preto que fala, para também ocupar esse espaço, sonhar e se estabelecer nesse espaço. Quando é presente que a gente ganha, a gente cuida com carinho.

Ele está conhecendo mais da região de Ilhéus e da própria Bahia com as gravações da novela. O estreante quer ainda honrar o legado de Gésio Amadeu (1947-2020), ator que fez Jupará em 1993. 

O personagem é um mateiro conhecedor das plantas e das árvores. Ele vira um dos fiéis escudeiros do protagonista na primeira fase do folhetim, trabalha na fazenda de José Inocêncio ao lado de Deocleciano (Adanilo/Jackson Antunes). Tímido, o personagem vai se esforçar para conquistar Flor (Julia Lemos), uma das mulheres que vivem na casa de Jacutinga (Juliana Paes). Os dois terão uma filha, tornando-se pais de Zinha (Samantha Jones).  

O remake de Renascer está previsto para estrear em 22 de janeiro no lugar de Terra e Paixão no horário nobre da Globo. A nova versão é escrita por Bruno Luperi, neto do criador da saga, Benedito Ruy Barbosa. A trama ficará no ar até setembro do ano que vem.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 25/4 a 4/5

Quinta, 25/4 (Capítulo 82)
José Inocêncio repreende João Pedro ao saber que o filho e Sandra voltaram a se encontrar. Ritinha pergunta por Augusto para Zé Bento. Augusto explica a Buba que a farsa da gravidez pode ser a salvação ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.