Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PERSONAGEM MISTERIOSO

Quem era o Mascarado da novela A Viagem? Saiba o que aconteceu com o ator

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O Mascarado, personagem que fez sucesso na novela A Viagem (1994), com máscara branca no rosto, luvas brancas, mãos juntas

O Mascarado, personagem que fez sucesso na novela A Viagem (1994), interpretado por Breno Moroni

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 17/4/2024 - 18h00

Um personagem fez grande sucesso em A Viagem (1994) pelo simples fato de esconder seu rosto. O Mascarado (Breno Moroni) intrigou o público e gerou curiosidade até o final da novela, que voltou a ser reprisada no canal Viva nesta semana. O personagem guardava uma história misteriosa e teve final infeliz na trama.

O Mascarado não foi planejado como um personagem do elenco fixo de A Viagem. A ideia inicial era que ele aparecesse apenas numa ação de merchandising na novela, segurando uma placa de uma marca de refrigerante na frente de um shopping onde Diná (Christiane Torloni) tinha loja.

A participação dele, no entanto, foi estendida. O Mascarado começou a aparecer andando de triciclo, depois em cima do telhado de uma casa, ou então caminhando pela vila onde parte dos personagens morava. A figura excêntrica e misteriosa gerou dúvidas no público: quem era o Mascarado e o que ele queria?

Final do Mascarado em A Viagem

O segredo foi revelado só na reta final da novela. O Mascarado se chamava Adonay e tinha uma ligação com Carmen (Suzy Rêgo). Ele era ex-namorado dela. No período em que os dois ficaram separados, Adonay sofreu um grave acidente e ficou com o rosto desfigurado, por isso tinha vergonha de se mostrar para a mulher que ainda amava.

Nos últimos capítulos, ele chegou a se declarar e pedir uma nova chance para Carmen no amor, mas não teve sucesso. A personagem não o aceitou de volta. Adonay voltou a colocar sua máscara e foi embora sozinho, com final triste.

reprodução/facebook

Breno Moroni, ator que fez o Mascarado

Que ator fez o Mascarado em A Viagem?

O ator Breno Moroni conquistou o papel do Mascarado de última hora, após dois atores rejeitarem o personagem por acharem que a participação na novela seria muito pequena. Foi Moroni que sugeriu que o personagem se comunicasse apenas por gestos, pois não conseguia falar direito com a máscara.

Segundo o artista, pouquíssimas pessoas nos bastidores de A Viagem sabiam que ele era o Mascarado. "A recomendação que eu tive foi de que ninguém poderia saber que era eu que estava fazendo aquele personagem. Eu vi uma repercussão enorme e não podia tirar proveito daquilo. Chegava de manhã no set como Breno e via todo mundo falando do personagem. Nunca ouvi uma crítica. Foi muito interessante, era um sucesso absoluto e tinha a obrigação de humildade absoluta", contou ele ao Notícias da TV.

Moroni também recebeu comentários muito positivos da comunidade de pessoas que vivem com cicatrizes e são sobreviventes de queimaduras graves.

"Eu virei um representante dos queimados. Muitos vieram me procurar pra falar desse assunto, de como queimados são vistos como pessoas doentes, que as pessoas têm nojo de encostar. Adonay tinha várias questões sociais, era o queimado, o abandonado, tinha a solidão. A Viagem foi arte, conseguiu levar uma mensagem, melhorar a vida das pessoas", afirmou.

O ator fez outras participações em novelas da Globo após A Viagem, como Malhação (1999), O Clone (2001) e Kubanacan (2003). O último trabalho dele na Globo foi uma participação na minissérie Um Só Coração (2004).

Atualmente, Moroni mora em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Além de ator, ele trabalha como diretor e dramaturgo e realiza workshops e peças de teatro na capital sul-mato-grossense.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.