Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LENDA MISTERIOSA

Quem é o Velho do Rio na novela Pantanal? Pistas são dadas a cada capítulo

FOTOS: TV GLOBO/JOÃO MIGUEL JÚNIOR

Osmar Prado com expressão séria, barba branca longa, como o Velho do Rio na novela Pantanal

Velho do Rio (Osmar Prado) em Pantanal; o personagem é uma entidade mística na novela das nove

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 6/4/2022 - 16h35
Atualizado em 6/4/2022 - 17h11

O Velho do Rio (Osmar Prado) é uma entidade mística na novela Pantanal. Suas aparições nos capítulos recentes foram intrigantes, mas não revelaram quem o personagem realmente é. No decorrer da trama, novas pistas surgirão até ser possível ter certeza de que a lenda é Joventino (Irandhir Santos), que desapareceu sem deixar rastros na novela das nove da Globo.

O pai de José Leôncio (Renato Góes) reaparece na fazenda na pele do Velho do Rio, com o poder de se transformar em sucuri. A figura vive rondando as matas, como uma espécie de guardião do pantanal. Ajuda quem precisa e faz justiça em nome da natureza.

O boiadeiro deu as caras no dia do nascimento do filho de José Leôncio com Madeleine (Bruna Linzmeyer). Ele apareceu durante a uma grande tempestade para dar as boas-vindas ao novo membro da família e ainda abençoar a vida do neto.

Além de simbolizar a "libertação da terra", o Velho representa a "felicidade do amor verdadeiro". Um amor em que há sacrifício pelo outro, assim como a lenda se doará para proteger o pantanal. O encantado aparece algumas vezes como gente, outras como sucuri.

Irandhir Santos em foto de divulgação da novela Pantanal, como Joventino

Joventino (Irandhir Santos) na novela Pantanal

"Ele mexeu tanto comigo que fiquei recluso quando fui para Mato Grosso do Sul. Eu peço até desculpas a Almir Sater, porque fui deselegante e não aceitei o convite para conhecer a casa dele. O papel me exige uma simplicidade extrema, porque a liberdade para ele é não ter nada. A gente vive numa sociedade em que é preciso ter tudo. O Velho do Rio me trouxe muita coisa. A sua empatia, o seu amor, a sua leveza e, sobretudo, a sua justiça", afirmou Osmar Santos em entrevista ao Notícias da TV.

Originalmente escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999), o remake é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. Diferentemente de outros folhetins exibidos recentemente pela Globo, a história não está totalmente gravada e seguirá o formato de obra aberta, podendo sofrer alterações nos roteiros.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#95 - Juma fica cara a cara com a morte" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.