Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

OSMAR PRADO

Aos 74 anos, ator aguenta capa de cinco quilos por Velho do Rio em Pantanal

JOÃO MIGUEL JUNIOR/TV GLOBO

O ator Osmar Prado com longas barbas e cabelos brancos com uma capa preta envelhecida como o Velho do Rio em cena de Pantanal

Joventino (Osmar Prado) como o Velho do Rio em Pantanal; ator virou ermitão como o personagem

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 5/4/2022 - 6h30

Aos 74 anos, e com apenas 1,60 metro de altura, Osmar Prado carrega muito mais do que a responsabilidade de ser o Velho do Rio no remake de Pantanal. O ator também aguenta nas costas o peso da capa preta que esconde os segredos de Joventino (Irandhir Santos) na segunda fase da trama --entre eles, o de se transformar em uma sucuri na novela das nove da Globo.

"A indumentária do meu personagem pesa cinco quilos, então a solução encontrada pela equipe foi costurá-la a uma espécie de mochila para que eu pudesse distribuir o peso por todo o meu corpo. Não é nenhum sacrifício, pelo contrário", explica o veterano em entrevista ao Notícias da TV.

O artista brinca que, diante do convite para reviver um dos personagens mais icônicos da primeira versão, já estava a um passo de se tornar uma entidade na vida real:

A surpresa de ser chamado para interpretar o Velho do Rio foi muito grande, até porque o papel inicialmente foi oferecido para o Antonio Fagundes. Por uma série de questões, ele não pôde aceitar. O Rogério Gomes [o Papinha, diretor artístico] então me ligou. Eu já estava com meio caminho andado, já que não cortava os cabelos e nem fazia a barba desde o início da pandemia. Hoje, nem os pelos da orelha aparo mais.

Prado lembra que, no original da Manchete, Cláudio Marzo (1940-2015) se dividiu nos papéis de Joventino, Velho do Rio e de José Lucas. Ele, aliás, já teve uma experiência semelhante de mergulhar no trabalho de outro colega com o Barão de Araruna em Sinhá Moça (2006):

Eu troquei aquele lorde inglês criado pelo Rubens de Falco (1931-2008) por um cara grosseiro, que era capaz de matar qualquer pessoa e não ser responsabilizado pela lei. Às vezes, a gente tem que violentar o nosso interior para dar vida aos personagens. Assim como daquela vez, eu não quis rever o original. Vou fazer o Velho do Rio do meu jeito.

O intérprete revela que bastou colocar os pés no Pantanal para entender quem era aquele homem que abandonava a fazenda mais próspera da região para se transformar em um dos protetores da natureza:

"Ele mexeu tanto comigo que fiquei recluso quando fui ao Mato Grosso do Sul. Eu peço até desculpas ao Almir Sater porque fui deselegante e não aceitei o convite para conhecer a casa dele. O papel me exige uma simplicidade extrema, porque a liberdade para ele é não ter nada. A gente vive numa sociedade em que é preciso ter tudo. O Velho do Rio me trouxe muita coisa. A sua empatia, o seu amor, a sua leveza e, sobretudo, a sua justiça."


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.