ROBERTO BIRINDELLI
FOTOS: BLAD MENEGHEL/RECORD
Roberto Birindelli como Samuel na novela Reis: antes, ele era vilão da novela da seis da Globo
Um dia após terminar seu contrato para Nos Tempos do Imperador (2021), da Globo, Roberto Birindelli já estava nos estúdios da Record. Intérprete do general Solano López (1827-1870) na trama de época, o ator é visto atualmente como Samuel na segunda temporada de Reis. Com o fim dos trabalhos na novela das seis, ele não perdeu tempo para começar a preparação no folhetim bíblico.
"A gente [ele e a Record] vem se namorando há muito tempo, mas o tempo não permitia. O meu contrato com Nos Tempos terminou em 5 de novembro e, no dia 6, eu já estava ensaiando Samuel", conta o ator ao Notícias da TV.
Se em Nos Tempos de Imperador o ator era o terror de Pedro (Selton Mello) na pele do líder uruguaio, Birindelli assumiu uma faceta muito mais pacífica ao ser um dos mensageiros de Deus na novela bíblica. Na trama, Samuel é o último juiz de Israel e faz a transição do governo atual à monarquia.
O intérprete, entretanto, ressalta que não sentiu nenhuma dificuldade de emendar dois trabalhos em um período curto de tempo. "Eu já estive em até três produtos ao mesmo tempo e nunca tive [problema]", acrescenta.
Apesar de estar acostumado com a diversidade de trabalhos, o ator foi apresentado a um novo cenário quando chegou em Reis: ter que decorar os versículos bíblicos nos mínimos detalhes.
O texto [de Reis] não pode mudar uma vírgula. Em outros [trabalhos], você tem a possibilidade de entender a cena por aproximação, por compreensão e ver o que funciona na tua boca. Já em texto bíblico é impossível. Você diz uma coisa e na tela vai aparecer o versículo, não pode mudar isso. O cuidado com a palavra é muito grande.
Para não errar, Birindelli tem a ajuda da produção para não falar nenhuma palavra errada nos trechos mais importantes. O ator explica que há funcionários que ficam atrás das câmeras para indicá-lo detalhes específicos.
"Íamos fazer uma cena em que Samuel vai ungir Saul e estávamos subindo o morro. Mas, na Bíblia, diz que o profeta desce pra ungir o novo rei. [Então nós] mudamos todo o lado da sequência", lembra o artista.
BLAD MENEGHEL/RECORD
Rafael Gevú na primeira temporada
Antes de ser Samuel na novela bíblica, Roberto Birindelli acompanhou o trabalho de Rafael Gevú como o profeta de Deus. O ator viveu o personagem bíblico durante a juventude na primeira temporada de Reis.
Intérprete do veterano na fase adulta, o artista passou a acompanhar as gravações do colega de trabalho para que soubesse dar continuidade na caracterização do papel. "Nós conversamos e temos a mesma preparadora [de elenco], que fez toda a transição", relembra.
Apesar do trabalho feito em conjunto com Gevú, o ator não gostou de um ponto bem curioso de Samuel: o cabelo enorme.
Acostumado com as madeixas curtas, o intérprete colocou mega hair para dar veracidade à vida do hebreu. Como visto na novela, a mãe do profeta não corta seu cabelo como símbolo da promessa que fez a Deus. Ela era estéril e fez uma aliança com o Altíssimo para gestar Samuel.
"Tive que me habituar para usar cabelo na cintura. É pesado. Se antes meu banho era de quatro minutos, agora é de uma hora. Eu estou com mega há seis meses. É um desafio e tanto achar uma posição para dormir!", finaliza.
A segunda temporada de Reis, A Ingratidão, começou em 25 de abril. Após ter contado a história do juiz Eli (José Rubens Chachá) na primeira fase, a continuação da trama de Raphaela Castro retrata os últimos anos do governo de Samuel (Roberto Birindelli) em Israel.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#95 - Juma fica cara a cara com a morte" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Reis: Próximos capítulos da novela da Record - 14/6
Sexta, 14/6 (Capítulo 334)
Sucessor de Roboão, Abias busca conselho com Semaías, mas a culpa pelo seu envolvimento com Joela vem à tona. Nos portões de Jerusalém, Jeroboão dá início ao plano.
Os capítulos de Reis são fornecidos pela Record ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.