Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

ROBERTO BIRINDELLI

Profeta de Deus em Reis, ator emendou papel com vilão sanguinário na Globo

FOTOS: BLAD MENEGHEL/RECORD

Roberto Birindelli como Samuel em foto de divulgação da novela Reis

Roberto Birindelli como Samuel na novela Reis: antes, ele era vilão da novela da seis da Globo

Um dia após terminar seu contrato para Nos Tempos do Imperador (2021), da Globo, Roberto Birindelli já estava nos estúdios da Record. Intérprete do general Solano López (1827-1870) na trama de época, o ator é visto atualmente como Samuel na segunda temporada de Reis. Com o fim dos trabalhos na novela das seis, ele não perdeu tempo para começar a preparação no folhetim bíblico.

"A gente [ele e a Record] vem se namorando há muito tempo, mas o tempo não permitia. O meu contrato com Nos Tempos terminou em 5 de novembro e, no dia 6, eu já estava ensaiando Samuel", conta o ator ao Notícias da TV. 

Se em Nos Tempos de Imperador o ator era o terror de Pedro (Selton Mello) na pele do líder uruguaio, Birindelli assumiu uma faceta muito mais pacífica ao ser um dos mensageiros de Deus na novela bíblica. Na trama, Samuel é o último juiz de Israel e faz a transição do governo atual à monarquia. 

O intérprete, entretanto, ressalta que não sentiu nenhuma dificuldade de emendar dois trabalhos em um período curto de tempo. "Eu já estive em até três produtos ao mesmo tempo e nunca tive [problema]", acrescenta. 

Apesar de estar acostumado com a diversidade de trabalhos, o ator foi apresentado a um novo cenário quando chegou em Reis: ter que decorar os versículos bíblicos nos mínimos detalhes.

O texto [de Reis] não pode mudar uma vírgula. Em outros [trabalhos], você tem a possibilidade de entender a cena por aproximação, por compreensão e ver o que funciona na tua boca. Já em texto bíblico é impossível. Você diz uma coisa e na tela vai aparecer o versículo, não pode mudar isso. O cuidado com a palavra é muito grande. 

Para não errar, Birindelli tem a ajuda da produção para não falar nenhuma palavra errada nos trechos mais importantes. O ator explica que há funcionários que ficam atrás das câmeras para indicá-lo detalhes específicos.

"Íamos fazer uma cena em que Samuel vai ungir Saul e estávamos subindo o morro. Mas, na Bíblia, diz que o profeta desce pra ungir o novo rei. [Então nós] mudamos todo o lado da sequência", lembra o artista.

BLAD MENEGHEL/RECORD

Rafael Gevú como Samuel na primeira temporada

Rafael Gevú na primeira temporada 

Passagem de bastão

Antes de ser Samuel na novela bíblica, Roberto Birindelli acompanhou o trabalho de Rafael Gevú como o profeta de Deus. O ator viveu o personagem bíblico durante a juventude na primeira temporada de Reis. 

Intérprete do veterano na fase adulta, o artista passou a acompanhar as gravações do colega de trabalho para que soubesse dar continuidade na caracterização do papel. "Nós conversamos e temos a mesma preparadora [de elenco], que fez toda a transição", relembra.

Perrengue com caracterização

Apesar do trabalho feito em conjunto com Gevú, o ator não gostou de um ponto bem curioso de Samuel: o cabelo enorme.

Acostumado com as madeixas curtas, o intérprete colocou mega hair para dar veracidade à vida do hebreu. Como visto na novela, a mãe do profeta não corta seu cabelo como símbolo da promessa que fez a Deus. Ela era estéril e fez uma aliança com o Altíssimo para gestar Samuel.

"Tive que me habituar para usar cabelo na cintura. É pesado. Se antes meu banho era de quatro minutos, agora é de uma hora. Eu estou com mega há seis meses. É um desafio e tanto achar uma posição para dormir!", finaliza.

A segunda temporada de Reis, A Ingratidão, começou em 25 de abril. Após ter contado a história do juiz Eli (José Rubens Chachá) na primeira fase, a continuação da trama de Raphaela Castro retrata os últimos anos do governo de Samuel (Roberto Birindelli) em Israel.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#95 - Juma fica cara a cara com a morte" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas.


Últimas de Novela Reis


Resumos Semanais

Novela Reis: Resumo dos próximos capítulos da trama da Record - 20 a 27/5

Sexta, 20/5 (Capítulo 44)
Israelitas se preparam para guerra. Aionã se desentende com Saul. Maya tenta convencer Jônatas a acompanhá-lo. Kayla discute com Baaná e em seguida cai em lágrimas.  Segunda, 23/5 (Capítulo 45)
Anciões comemoram aliviados uma notícia trazida ... Continue lendo

Leia também

Enquete

Qual a melhor novela no ar atualmente?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.