Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ÍTALA NANDI

Primeira Madeleine de Pantanal, atriz diz que Globo achou a novela 'uma bosta'

REPRODUÇÃO/MANCHETE

Cristiana Oliveira e Marcos Winter lado a lado, de rostos colados, em cena como Juma e Jove na primeira versão de Pantanal

Juma (Cristiana Oliveira) e Jove (Marcos Winter) na 1ª versão de Pantanal (1990), rejeitada na Globo

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 2/6/2022 - 6h20

Pantanal hoje é um sucesso na Globo, mas nem sempre a emissora acreditou no potencial da novela. Quando Benedito Ruy Barbosa apresentou a versão original, ainda nos anos 1980, a Globo achou que a produção seria muito difícil, muito cara e a rejeitou. Segundo Ítala Nandi, atriz que interpretou Madeleine em 1990, a emissora realmente não gostou do projeto. 

"Fico muito feliz [com o atual sucesso de Pantanal]. Quando a gente montou [a novela] na Manchete [1983-1999], ele [Benedito Ruy Barbosa] queria ter montado na Globo. A Globo achou que era uma bosta o roteiro. Agora estão fazendo, quer dizer, tá tudo bem", disse ela ao Notícias da TV.

De fato houve negociações entre o autor e a emissora. Ruy Barbosa foi com os diretores Herval Rossano e Atílio Riccó para o Pantanal, para avaliar a região e as condições para gravações. Mas eles chegaram numa época de chuvas, em que as planícies, já naturalmente alagadas, estavam ainda mais encharcadas. O lugar não ofereceu belos registros de fauna, flora e paisagens deslumbrantes e não convenceu os diretores da emissora. 

A Globo ainda sugeriu que a novela fosse gravada numa fazenda em São Paulo ou no Rio de Janeiro, para facilitar e baratear a produção, mas Ruy Barbosa não aceitou. Na viagem de volta do Pantanal, ele brigou com Herval Rossano e quase partiu para agressão física. "Eu queria encher ele de porrada!", falou o autor, em depoimento ao livro Biografia da Televisão Brasileira. 

Após a rejeição, o autor recebeu um convite de Jayme Monjardim, então diretor artístico da Manchete, para fazer sua novela lá, do jeito que quisesse, no Pantanal. Ele aceitou, e a trama deu certo --tão certo que incomodou a Globo na audiência e agora tem seu remake produzido pela emissora.

Para Ítala Nandi, Pantanal tem lhe trazido mais repercussão agora do que na época em que atuou na novela. "Tô dando muito mais entrevista agora do que antes. Só se fala disso, só me perguntam isso o tempo todo. É uma coisa louca. Eu sou a favor de trabalho, é importante, tem atores trabalhando. Claro que tem diferenças [de uma montagem para outra], mas não cabe julgamentos. Uma não é melhor do que a outra", opina. 


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#103 - Vale a pena assistir Cara e Coragem? Saiba o que esperar da novela" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.