BERNADETH LYZIO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Bernadeth Lyzio viveu Berenice em O Cravo e a Rosa; aos 27 anos, se casou com Dias Gomes
Além de viver Berenice em O Cravo e a Rosa, Bernadeth Lyzio participou de outras novelas na Globo. Uma delas foi O Fim do Mundo (1996), escrita por Dias Gomes (1922-1999) --com quem tinha um relacionamento na época. A atriz e o famoso autor de novelas foram casados durante dez anos, até a morte dele em um acidente de carro. Juntos, tiveram duas filhas: Mayra Dias Gomes e Luana Dias Gomes.
Dias Gomes tinha 67 anos quando se casou com a artista, então com 27. O autor escreveu vários sucessos, dentre os quais Roque Santeiro (1985), Mandala (1987) e Araponga (1990). Também foi autor de O Bem Amado (1953), a primeira telenovela a ser transmitida em cores na televisão brasileira.
No folhetim de Walcyr Carrasco, Bernadeth interpreta Berenice, confidente de Joana (Tassia Camargo). A personagem foi a responsável por descobrir que Batista (Luís Melo) leva uma vida dupla. Lavadeira na casa do banqueiro, a mulher se deparou com um retrato do ricaço e percebeu que ele e o marido da amiga são a mesma pessoa.
Ela contou tudo para a mãe de Fátima (Thais Müller), que terminou o casamento de vez. Porém, a fidelidade da mulher a Joana não durou muito tempo. A lavadeira se vendeu a Marcela (Drica Moraes), que ofereceu um "pé de meia" caso a ela espionasse a ex do banqueiro. Desde então, ela relata todos os passos da vizinha a megera.
CRISTINA GRANATO/ACERVO O GLOBO
Bernadeth Lyzio e Dias Gomes em 1999
O Cravo e a Rosa foi a quarta novela da atriz. Além de O Fim do Mundo, ela já havia atuado em Sonho Meu (1993), Zazá (1997) e Labirinto (1998). Após a trama, trabalhou durante dez anos em Zorra Total (1999-2015).
Mais tarde, fez pequenas participações em Saramandaia (2013) e O Outro Lado do Paraíso (2017). Discreta, a atriz de 58 anos não tem perfis públicos nas redes sociais.
Durante a carreira, virou notícia em dois momentos. Em 1999, entrou na Justiça para reivindicar 50% do patrimônio de Dias Gomes, morto havia quatro meses, apesar de ter se casado em regime de separação de bens.
A briga com os três filhos mais velhos do autor --Guilherme, Denise e Alfredo, do casamento com Janete Clair (1925-1983)-- foi pauta da revista IstoÉ. "Se ele quisesse favorecê-la mais, teria colocado os bens que comprou quando viviam juntos no nome dos dois", disse Alfredo Dias Gomes, na época. A atriz não se pronunciou.
Miguel Sá/ Época
Bernadeth Lyzio viveu Berenice em O Cravo e a Rosa
Mais tarde, em 2000, sofreu um assalto inusitado no Rio de Janeiro. Uma mulher e dois homens levaram o biquini da atriz, que ficou nua na praia. "Ela disse 'eu quero esse biquíni'. Eu fiquei assustada e fiz o que mandou. A mulher me disse que eu poderia ficar com a canga. Mas não adiantou, porque ela é muito transparente", contou a atriz à Folha de S.Paulo.
Escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Walter Avancini, O Cravo e a Rosa foi ao ar pela primeira vez em 2000. O folhetim bateu recorde em sua última reapresentação no canal Viva.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em O Cravo e a Rosa e em outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.