Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

VELÓRIO DE JOSÉ LEÔNCIO

Pantanal substitui arma por berrante para fugir de relação com Bolsonaro

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Jesuita Barbosa está montado em um cavalo e assopra um berrante em cena de Pantanal

Jove (Jesuita Barbosa) e os irmãos usarão berrantes para homenagear o pai morto na novela

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 1/10/2022 - 9h59

Bruno Luperi acatou uma sugestão de Irandhir Santos e modificou parte das cenas finais de Pantanal. Agora, em vez de dispararem uma salva de tiros, os três filhos de José Leôncio (Marcos Palmeira) usarão discretos repiques de berrante para homenagear o pai durante o velório. Segundo membros do elenco, a sequência representará um contraponto à política armamentista defendida por Jair Bolsonaro (PL).

Na versão original, exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999), os herdeiros do fazendeiro faziam os disparos como um tributo ao pai. No remake, José Lucas (Irandhir Santos), Tadeu (José Loreto) e Jove (Jesuita Barbosa) se limitarão a tocar os respectivos berrantes ao mesmo tempo. O corpo do todo-poderoso, que sofrerá um ataque cardíaco no último capítulo do folhetim, será levado em um caixão pela chalana.

De acordo com a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, o intuito é que o folhetim não exalte o uso de armas em seus momentos finais --embora boa parte da trama tenha mostrado os personagens com revólveres. Mocinha da história, Juma (Alanis Guillen) não soltava uma espingarda da mão. Ela chegou a ser definida como "musa da bancada da bala" em piadas nas redes sociais.

Apoiador assumido do Partido dos Trabalhadores (PT) e pertencente à esquerda política, adepta do desarmamento, o intérprete de José Lucas quem procurou o autor com a sugestão de mudança. O novelista já havia confirmado que acataria a ideia e removeria os tiros da cena durante uma entrevista à colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, embora não tenha explicado como os filhos iriam homenagear o pai.

"Na última vez que fui ao Rio, o Irandhir me contou de uma ideia que eles tiveram no bastidor. Ele disse: 'Dentro de tudo o que eles viveram [os Leôncio], eu queria fazer assim. O que você acha? Acho que isso seria o tiro desta versão'. Eu falei: 'É isso. Não tinha pensado, mas agora é e vai ser. Esse é o tiro que nosso Pantanal vai dar'", relatou o neto de Benedito Ruy Barbosa.

Luperi explicou ainda que em seus trabalhos tenta ser flexível com o elenco e a direção da produção. "Quando vem algo deles, tento olhar com o maior critério possível e ouvir com o coração aberto", encerrou. As cenas devem ir ao ar na próxima sexta (7).


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.