Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVA HOMENAGEM

Autor de Pantanal muda detalhe no final de José Leôncio após palpite de ator

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Marcos Palmeira como José Leôncio em Pantanal; ele está olhando para frente com cara de sério e atencioso

José Leôncio (Marcos Palmeira) em Pantanal; fazendeiro ganhará nova homenagem durante velório

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 3/9/2022 - 8h03

Responsável pelo remake de Pantanal, Bruno Luperi tem se mantido fiel à primeira versão da obra, escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida pela Rede Manchete (1983-1999) em 1990. No entanto, o autor da novela das nove da Globo decidiu mudar um pequeno detalhe no final de José Leôncio (Marcos Palmeira), após receber uma sugestão de Irandhir Santos, intérprete de José Lucas.

A cena em questão envolve uma homenagem feita pelos filhos do "rei do gado". Durante o velório do pecuarista no último capítulo, os herdeiros do fazendeiro davam uma salva de tiros. Nesta versão, porém, eles não vão efetuar os disparos.

"Eu tirei [a salva de tiros], isso aí não tem mais no texto, mas tinha na primeira versão", contou Bruno Luperi em entrevista à coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo. De acordo com o novelista, a mudança aconteceu após uma conversa com o ator que dá vida a José Lucas.

"Na última vez que fui ao Rio, o Irandhir me contou de uma ideia que eles tiveram no bastidor. Ele disse: 'Dentro de tudo o que eles viveram [os Leôncio], eu queria fazer assim. O que você acha? Acho que isso seria o tiro desta versão'. Eu falei: 'É isso. Não tinha pensado, mas agora é e vai ser. Esse é o tiro que nosso Pantanal vai dar'", relatou o neto de Benedito Ruy Barbosa.

Luperi explicou ainda que em seus trabalhos tenta ser flexível com o elenco e a direção da produção. "Quando vem algo deles, tento olhar com o maior critério possível e ouvir com o coração aberto", disse.

José Leôncio morre no final

José Leôncio vai mesmo morrer no fim de Pantanal. O autor Bruno Luperi já escreveu a cena. Da mesma forma que aconteceu na versão original, o fazendeiro terá um mal-estar após seu casamento com Filó (Dira Paes).

No velório do empresário, uma chalana --possivelmente a de Eugênio (Almir Sater)-- carregará um caixão com o corpo, que será acompanhado pelos peões, amigos e a família do personagem.

O ricaço vai realizar seu maior sonho só depois de morto. Ele enxergará o Velho do Rio (Osmar Prado) no fatídico retrato tirado por Jove (Jesuita Barbosa) e sentirá uma dor terrível no peito. Quando se der conta, ele estará mortinho da silva e ficará frente a frente com o encantado.

O ancião explicará que realmente morreu quando sumiu para caçar bois marruás, há mais de vinte anos. Ele foi picado por uma cobra, mas desencarnou em uma entidade guardiã --assim como tantos outros antes dele. O papel de proteger as planícies alagadas recairá no próprio José Leôncio.

O velho Joventino dará sua capa, seu cajado e a possibilidade de se transformar em sucuri para o filho. Depois, finalmente descansará em paz. O personagem de Marcos Palmeira, assim, vai se tornar o novo Velho do Rio. 

A morte e o reencontro marcarão o final do folhetim, cujo último capítulo ainda terá uma sequência de casamentos. O próprio José Leôncio finalmente levará Filó ao altar. Tadeu (José Loreto), apesar das recusas, também se casará com Zefa (Paula Barbosa) --que estará grávida do peão. Irma (Camila Morgado) e José Lucas devem se unir em matrimônio.

Maria Bruaca (Isabel Teixeira), que estará prestes a se mudar para Sarandi com Alcides (Juliano Cazarré), pedirá licença ao fazendeiro para aproveitar a festança. Ela desejará ver o casamento de Guta (Julia Dalavia) e Marcelo (Lucas Leto) antes de partir. Por isso, a engenheira e o agrônomo também participarão do casório quadruplo.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa eadaptada por Bruno Luperi, a novela Pantanal ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.