Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

MISTÉRIO NO AR

Pantanal revive castração de Alcides, cena que horrorizou audiência em 1990

JOÃO MIGUEL JR./TV GLOBO

O ator Juliano Cazarré com chapéu e barba, caracterizado como o peão Alcides, da novela Pantanal, da Globo

Juliano Cazarré pediu para participar de Pantanal; ele será o peão Alcides, que é castrado

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 18/3/2022 - 6h30

O remake da novela Pantanal vai manter a castração de Alcides (Juliano Cazarré), que fez muito sucesso em 1990. Na versão original do folhetim, a cena registrou uma das maiores audiências da produção da Manchete (1983-1999) e ficou muito tempo na boca do povo. Bruno Luperi, autor da nova novela das nove da Globo, vai fazer ainda mais mistério sobre o que, realmente, acontece com o peão.

Na trama, Tenório (Murilo Benício) flagra Alcides e sua mulher, Maria Bruaca (Isabel Teixeira), juntos e parte para cima do rival. Em 1990, Tenório era vivido por Antônio Petrin, e Maria Bruaca por Angela Leal. Ele acaba se vingando de maneira sórdida: invade o local onde os dois estão e simplesmente castra o peão Alcides (Ângelo Antônio). 

"O ápice dessas sequências foi, naturalmente, a cena da castração. Muito sangue, muita cara feia de dor e pavor. Todos os elementos necessários para fazer parecer real --mesmo sem mostrar o fato consumado", informou reportagem da Folha de S.Paulo.

"Imediatamente depois, apareceram na telinha doses dos rostos dos três personagens em questão. O de Alcides transparecia a dor. O de Bruaca revelava o horror. O rosto de Tenório era o protótipo de um louco em pleno delírio. Tudo isso sem nenhum som", descrevia a reportagem da época.

Na nova versão de Pantanal, que estreia em 28 de março, o autor Bruno Luperi vai investir mais no mistério sobre o que de fato acontece com Alcides depois do ataque de Tenório.

Na novela em que o avô de Luperi, Benedito Ruy Barbosa, colocou no ar, o peão chega a dizer a Maria que não foi capado pelo marido dela, mas conta uma versão diferente a Zaqueu (João Alberto Pinheiro na primeira versão e Silvero Pereira no remake), que o ajuda a se vingar da tragédia. O telespectador fica sem entender direito o que aconteceu e o mistério será ainda mais explorado no folhetim da Globo.

Cazarré se ofereceu para fazer a novela

Fã do trabalho de Benedito Ruy Barbosa, Juliano Cazarré pediu para participar do remake. "Eu me ofereci na casa, eu liguei para um dos coordenadores do elenco e pedi para estar em Pantanal assim que eu soube que a novela seria produzida. Era minha chance de estar num projeto que teve assinatura do Benedito Ruy Barbosa, disse que eu faria qualquer papel que tivessem", diz o intérprete de Alcidez, que completa:

E aí soube que eu já estava reservado para a novela. Eu vi a novela 30 anos atrás, eu era novo, lembro que tinha cenas mais fortes... Mas foi uma novela tão boa que eu lembro dos meus pais assistindo.

Pantanal contará a história de amor entre Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa). O remake vai substituir Um Lugar ao Sol no horário nobre.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Últimas de Novela Pantanal


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6/7 a 16/7

Quarta, 6/7 (Capítulo 87)
Muda aceita se casar com Tibério, e José Leôncio e Filó aceitam o convite para serem padrinhos. Juma e Jove se desentendem. José Leôncio desconfia quando Tenório diz que possui cabeças de gado que recebeu como pagamento ... Continue lendo

Leia também

Enquete

Com quem Irma merece ficar em Pantanal?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.