Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COMITIVA FINAL

Pantanal: José Leôncio realiza seu último desejo antes de morrer; saiba qual

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Marcos Palmeira está caracterizado como seu personagem em Pantanal

Em Pantanal, José Leôncio (Marcos Palmeira) está com a saúde debilitada e vai realizar sonho

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 24/9/2022 - 20h30

Consciente de que está com a saúde debilitada, José Leôncio (Marcos Palmeira) decidirá realizar um último desejo nos últimos capítulos de Pantanal. O fazendeiro anunciará que reunirá os três filhos em uma última comitiva. Ele só não contará a ninguém que se consultou com um médico às escondidas e que tem pouco tempo de vida na novela das nove da Globo.

"A próxima boiada que sair daqui, dessa fazenda, vai me de pontêro... E o Zaquieu [Silvero Pereira], se quisé í junto, vai que à artura". A novidade deixará Tibério (Guito) boquiaberto. "O sinhô... O sinhô vai tocá a próxima boiada?", questionará o peão.

"Ara se num vô. E quando eu tocá o meu berrante, boi nenhum vai desgarrá, vão vim na marcha, me seguindo. Peão na culatra num vai trabalho nenhum. O rebanho vai vim no meu passo, seguindo o choro do meu berrante. Que nem antigamente", vai detalhar o dono dos bois.

Mesmo sem desconfiar que o marido fez exames, Filó (Dira Paes) ficará bem preocupada com a ideia do companheiro e chegará a prever a morte dele. Ela tentará fazer José Leôncio desistir da ideia de fazer essa excursão, mas o "rei do gado" prometerá se aposentar assim que chegar da viagem.

A mãe de Tadeu (José Loreto), no entanto, não ficará nada tranquila. Ela até desabafará com o filho e Zaquieu que o fazendeiro vai acabar se matando ao querer provar que está bem, mas Tadeu não concordará com a mãe. "Num vi cansêra nenhuma. Ocê viu, Zaquieu?"

O ex-mordomo vai apoiar a ideia do patrão. "Ara, larga mão. De jeito manêra!", responderá Zaquieu, imitando Zé Leôncio. Diante da animação da turma, Tadeu vai pedir para a mãe desencanar e deixar de drama. "Ara, mãe... É melhor a gente dexá ele em paz." Intuitiva,  Filó mandará a real: "Ou então ele vai acabar morrêno, tentando prová que tá vivo!"

Além da viagem na companhia de José Lucas (Irandhir Santos), Tadeu e Jove (Jesuita Barbosa), José Leôncio vai tomar outras providências antes de morrer. Ele colocará Filó como sócia dos seus negócios e realizará o maior desejo da companheira, que é se casar de "papel passado".

A cerimônia já foi gravada e contou com participações de parte do elenco da versão original do folhetim, exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999), como Cristiana Oliveira, a Juma; Giovanna Gold, a Zefa; Sérgio Reis, o Tibério; e Ingra Lyberato, a Madeleine da primeira fase.

A sequência da comitiva final de José Leôncio também foi gravada. A cidade de Casimiro de Abreu, no interior do Rio de Janeiro, serviu de cenário para as gravações finais, que não puderam ser feitas no Mato Grosso do Sul. Nessa mesma locação, Marcos Palmeira e Osmar Prado gravaram as cenas do encontro entre José Leôncio e Velho do Rio após a morte do fazendeiro.

O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. No dia 10 de outubro, a emissora vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Listen to "#116 - Juma vira onça, mata um e dá à luz em Pantanal!" on Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.