Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BATIZADO ARRISCADO

Pantanal: Assombrado pela morte, José Leôncio comete loucura com filha de Juma

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Marcos Palmeira com expressão séria em cena como José Leôncio na novela Pantanal

José Leôncio (Marcos Palmeira) se arriscará em cavalgada com a neta recém-nascida em Pantanal

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 23/9/2022 - 4h00

José Leôncio (Marcos Palmeira) pedirá a permissão de Juma (Alanis Guillen) para cumprir uma tradição de família ao ser apresentado à neta em Pantanal. Mesmo com a saúde debilitada, o pecuarista se arriscará e levará a recém-nascida em uma cavalgada pela natureza igual fez com Jove (Jesuita Barbosa) na novela das nove da Globo. "Princesa pantaneira", dirá, emocionado.

No capítulo de sábado (24) no folhetim adaptado por Bruno Luperi, a mulher-onça chegará com a cria e o marido na fazenda após uma temporada na tapera. "Será que eu posso a minha neta?", pedirá o todo-poderoso, já muito comovido.

fiote de onça... Se o sinhor num se importá", soltará a marrenta. Bem-humorado, o companheiro de Filó (Dira Paes) perguntará se a menina já morde. "'Inda não, mais vai mordê", assegurará Juma. "Só quando ficar com réiva", completará Jove.

José Leôncio, então, segurará a bebê no colo pela primeira vez. "Diacho, Filó... Eu num pensei que fosse vivê pra uma coisa tão bonita. Se fosse macho, eu ia pegá ela agora mêmo e ia saí no galope por esses pasto afora... Que nem eu fiz c'ocê, Joventino", afirmará o patriarca.

Preocupado, o irmão de José Lucas (Irandhir Santos) pedirá para o pai não inventar de cometer uma loucura --a mesma que, inclusive, irritou Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles) no passado. "Num vô inventá nada... falâno bobage. Num vô nem bulí muito com ela", retrucará o interiorano.

Mas todos serão surpreendidos por Juma. "Ara... E por que não? Se é tua neta, num é? Sangue do teu sangue... Eu acho que é o teu dever", opinará a marrenta. "Ela é uma criança recém-nascida", discordará o aspirante a fotógrafo. "Mais é uma Leôncio, num é?", provocará a selvagem.

Como se soubesse que está com os dias contados, José Leôncio já aparecerá montado em um cavalo e pronto para o ritual. O personagem de Jesuita Barbosa entregará a criança ao pai e alertará: "Olha lá o que o senhor vai fazer com ela. Vai com calma". Antes de sair galopando com a neta, o fazendeiro será dominado pela emoção e dirá:

O mesmo que fiz c'ocê, que seu avô feiz comigo e que o pai dele feiz com ele também. Eu como se tivesse levâno uma princesa... Uma princesa pantaneira!

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. A novela das nove será substituída em 10 de outubro por Travessia, trama de Gloria Perez.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Listen to "#116 - Juma vira onça, mata um e dá à luz em Pantanal!" on Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.