Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VITTIVERSO

Pai e filho, João e Rafael Vitti criam universo paralelo na Globo; saiba como

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com João Vitti à esquerda como Serafim em O Cravo e a Rosa e Rafael Vitti à direita como Davi em cena de Além da Ilusão

Serafim (João Vitti) em O Cravo e a Rosa, e Davi (Rafael Vitti) em Além da Ilusão: pura genética

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 9/2/2022 - 17h20

Quase sem querer, a genética jogou a favor de Além da Ilusão ao criar uma espécie de "universo expandido" juntamente com a reprise de O Cravo e a Rosa. A participação de João Vitti na estreia da novela das seis da Globo fez os telespectadores acreditarem em uma teoria da conspiração, na qual o jornalista Serafim, no ar na reprise do começo de tarde, virou o provável pai de Davi (Rafael Vitti).

O veterano deu as caras em um flashback no folhetim de Alessandra Poggi, em que o ilusionista lamentava a relação fria e distante com a figura paterna. Ele cresceu ao lado do avô, que o ensinou os primeiros truques, mas foi obrigado pelo patriarca a deixar o Brasil para estudar Administração na França.

As produções, se colocadas em uma única linha do tempo, até dão margem para se afirmar que há algum grau de parentesco entre os personagens. Walcyr Carrasco situa a sua história em meados de 1920. Ou seja, cerca de 14 anos antes do primeiro encontro de Davi e Elisa (Larissa Manoela).

A irmã de Isadora (Sofia Budke) acabou de completar a maioridade e, em termos de idade, não está tão distante do personagem de Rafael Vitti. Em suma, as datas permitem que o jornalista seja apontado como pai do mágico, ainda que irmão também seja uma possibilidade.

Os telespectadores, nas redes sociais, não deixaram passar batida a semelhança também na caracterização. A barba e os ternos no mesmo tom aguçaram a genética na vida real. "O jornalista Serafim é pai do Davi", brincou Rodrigo Branquinho.

"Amando o primeiro capítulo e o vittiverso", acrescentou Giulia. "Ainda impressionada com a demora que tive para perceber que o marido de Tatá Werneck é filho do jornalista Serafim", continuou um perfil identificado como Eu Que Me Narro.

Culpa da pandemia

A Globo sempre teve um cuidado extra para que as suas tramas não se repetissem e muito menos dialogassem entre si sem que houvesse intencionalidade. Ela até já promoveu alguns crossovers, quase sempre com a proposta de divulgar a estreia de uma novela inédita.

A emissora se apegava até mesmo a minúcias para evitar semelhanças entre um horário e outro. Em 2006, o protagonista do remake de O Profeta passou a se chamar Marcos em vez de Daniel, já que havia dois xarás em Cobras e Lagartos --vividos por Daniel de Oliveira e Lázaro Ramos.

A pandemia obrigou a rede a se adaptar e abrir mão do descanso de imagem de alguns atores, como Rafael Cardoso, que chegou a ser visto em dose quádrupla. A crise sanitária também a obrigou a adiar Além da Ilusão por duas vezes, fazendo com que a exibição coincidisse com O Cravo e a Rosa.

Confira a repercussão do "vittiverso" nas redes sociais:


Resumos Semanais

Além da Ilusão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/8

Sexta, 19/8 (Capítulo 167)
Matias conseguirá se safar do manicômio judiciário --mas enfrentará um destino terrível de miséria e fome. Ele vai até revirar lixo para comer. Já Úrsula comerá a pipoca que o diabo amassou. Ela morrerá engasgada após ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.