Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PRIVILÉGIO?

Band manda medalhões do Jornalismo para Mundial e revolta repórteres do Esporte

REPRODUÇÃO/BAND

Repórter Rodrigo Hidalgo, da Band, fala para a câmera segurando um microfone em um matagal

Rodrigo Hidalgo, da Band: repórter está no Mundial de Clubes e revoltou nomes do Esporte

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 9/2/2022 - 6h40
Atualizado em 12/2/2022 - 14h35

[Este texto foi alterado após sua publicação]

A Band tem vivido um clima tenso internamente, ao mesmo tempo que comemora os bons resultados de audiência do Mundial de Clubes da Fifa (Federação Internacional de Futebol). Repórteres e produtores do Esporte da emissora reclamaram da escalação dos experientes Sandro Barboza e Rodrigo Hidalgo para a cobertura do torneio nos Emirados Árabes. Segundo Barboza, a Band já os escalou com a cobertura esportiva totalmente definida e negou qualquer problema. 

Barboza e Hidalgo substituíram dois repórteres que seriam enviados para o país asiático, ambos também experientes e mais ambientados com o dia a dia esportivo. Um deles era do Nivaldo de Cilo. Um dos repórteres envolvidos na questão, Barboza negou essa substituição: "O esporte está aqui com com dois apresentadores e dois repórteres. A equipe de Esporte estava definida. Fomos colocados na cobertura quando tudo estava definido no Esporte". 

Como os protocolos da Covid-19 limitaram o número de credenciais --obrigando a emissora a enviar uma equipe reduzida--, esperava-se internamente que os profissionais escalados para a cobertura presencial ajudassem na produção de conteúdo para outros programas da Band, mas isso não teria acontecido.

No início da semana, por exemplo, a produção do programa Os Donos da Bola, comandado por Neto, pediu que algum dos jornalistas produzisse um VT para a mesa-redonda. Ambos se recusaram, com a alegação de que não estavam lá para isso. Barboza, no entanto, diz que não houve recusa. 

Por fim, por atuarem só para o jornal do horário nobre, Barboza e Hidalgo estariam com mais tempo livre. Produtores reclamam para as chefias que eles estão expondo a viagem como um privilégio nas redes sociais. Ambos são torcedores do Palmeiras declarados.

O outro lado

Ao Notícias da TV, Barboza negou qualquer problema e disse que tem trabalhado bastante: "Ontem eu comecei a trabalhar às 7h da manhã. Ocorreram explosões aqui. Entrei ao vivo no Datena. Fui escalado para fazer o link do Jornal da Noite, às 6h40. Deixei o posto às 7h da manhã. [Foram] 24 horas de trabalho seguidas".

Hidalgo também comentou o caso. "Jamais iria me recusar a entrar na programação esportiva da Band. Pelo contrário. É sempre um privilégio, prova disso é que costumo ser chamado e participo como convidado dos programas que o Neto apresenta no Grupo Bandeirantes. Portanto, essa suposta recusa jamais aconteceu", declarou.

"Em relação à carga horária, ela tem sido longa nos últimos dias, mas extremamente prazerosa. Reitero o que o Sandro Barboza disse. Não houve substituição nenhuma, e sim um acréscimo na equipe. E encerro dizendo que é uma enorme satisfação participar da cobertura de um evento dessa importância independentemente se o meu time de coração esteja participando ou não", complementou Hidalgo. "Costumo ser discreto nas minhas redes sociais. As poucas fotos publicadas aqui nos Emirados Árabes fazem referência apenas ao trabalho, já que esse foi o motivo da viagem", acrescentou.

Barboza disse ainda que não há cinegrafista fixo para Hidalgo e ele: "Estamos dividindo um cinegrafista. Enquanto o Esporte conta com vários cinegrafistas, nós ficamos aqui dividindo um cinegrafista. Aliás, o nosso cinegrafista, que é dividido em dois repórteres, tem feito gravações com os repórteres do Esporte. Ou seja, nós que não temos um cinegrafista com cada repórter, como é comum, ainda emprestamos o único cinegrafista que temos". 

Além de Sandro Barboza e Rodrigo Hidalgo, a Band mandou para Abu Dhabi profissionais como Elia Júnior, Fernando Fernandes, Cris Dias, Felipe Kieling, entre outros. A transmissão de Palmeiras e Al-Ahly (EGI) na última terça (8) venceu a Globo e foi líder de audiência na Grande São Paulo. 

Procurada pelo Notícias da TV para se posicionar sobre as críticas e as disputas internas, a Band não respondeu até o fechamento da reportagem. Caso o faça, a matéria será atualizada. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.