Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

RESUMÃO DA SEMANA

O Sétimo Guardião: Valentina manda matar e faz a primeira vítima da sua ganância

Reprodução/TV Globo

Valentina (Lilia Cabral) em cena; madame ordenará que capanga se livre de Judith (Isabela Garcia)   - Reprodução/TV Globo

Valentina (Lilia Cabral) em cena; madame ordenará que capanga se livre de Judith (Isabela Garcia)

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 23/12/2018 - 6h16

Valentina (Lilia Cabral) mandará matar Judith (Isabela Garcia) em O Sétimo Guardião porque a governanta descobrirá a passagem secreta que liga a fonte à casa da madame. Sampaio (Marcello Novaes) a capturará e a deixará inconsciente. "Se o problema está aí, bem diante dos seus olhos. Então trate de resolver!", ordenará a empresária.

As cenas vão ao ar a partir desta segunda (24) e mostrarão que Valentina passará por cima de qualquer um para conseguir ficar bilionária com a água milagrosa. No entanto, sua primeira vítima escapará da morte porque León (Eduardo Moscovis) a salvará de morrer afogada após ser jogada desacordada em um rio.

A funcionária do guardião-mor estará colocando comida para o gato quando terá a ideia de matar a curiosidade sobre a passagem. Ela viu as pegadas de Olavo (Tony Ramos) na gruta na semana passada e está certa de que alguém anda visitando a fonte com água milagrosa.

"Talvez sejam as últimas vezes que boto comida pra você, León. Se a ideia do prefeito vingar e a casa do seu Egídio (Antonio Calloni) passar pras mãos da prefeitura... O que vai ser da gente, me diz?", comentará Judith.

"Se pelo menos você falasse... Sei até o que ia dizer: 'Trata de ver onde vai dar a passagem que sai da fonte, Judith!' Então, fique traçando sua comida. Pois é isso que vou fazer", decidirá ela, que irá parar no casarão da megera.

Judith (Isabela Garcia) irá parar no lavabo da casa de Valentina após seguir passagem secreta

Sampaio dará um golpe para sufocá-la, e Judith perderá os sentidos. Valentina, então, dará a ordem para que o funcionário suma com a empregada do ex-noivo. "Vi quando saiu do lavabo e lhe dei um mata-leão. Entendi tudo na hora: ela descobriu a passagem que dá pra fonte e veio parar dentro de sua casa", explicará o motorista.

O capanga levará a personagem de Isabela Garcia enrolada em um tapete até a beira de um penhasco e a arremessará no rio. Será neste momento que León aparecerá em sua forma humana para salvá-la. Ele o levará para uma cabana, e a empregada levará um susto ao despertar. 

Judith tentará fugir, mas o guardião impedirá. "Sou o León, sim! Não acredita em mim?", questionará ele. "Claro que não!", responderá a empregada, em pânico. "Quer que eu me transforme nele? Posso fazer isso aqui, na sua frente. Mas você não vai gostar de ver. Por que está com medo de mim. Ou por que não quer entender?", falará León, que dará um abraço nela, e a acalmará.

O guardião castigado bolará um plano para que a governanta consiga enganar seus algozes. Ela fingirá estar com amnésia na sua volta a Serro Azul. Valentina acreditará e mandará fechar a passagem secreta de sua casa para a fonte por um tempo.

Sampaio (Marcello Novaes) deixará Judith inconsciente e a jogará de um penhasco em um rio

A seguir, os resumos dos capítulos da semana em O Sétimo Guardião.

Segunda, 24/12 (Capítulo 37)
Valentina revela a Laura que Feliciano a ajudou no passado. Milu, Aranha, Ondina e Feliciano se revoltam contra Eurico. Geandro e Júnior desconfiam de Marilda com Fabim. Marcos Paulo e Djenane chegam a Serro Azul. Valentina afirma a Marcos Paulo que ficarão ricos. Eurico explica aos guardiães seu plano para proteger a fonte. Feliciano conta que Judith está certa de que há outra passagem para a fonte secreta.Judith descobre que a passagem leva até a casa de Valentina, quando Sampaio a surpreende e a imobiliza.

Ondina e Adamastor aconselham Stella. León segue o carro de Sampaio, que parte com Judith desfalecida. Stella anuncia a Aranha que os dois voltarão para a casa de Mirtes. Feliciano, Milu e Ondina comentam que, com Gabriel assumindo seu posto de guardião, León poderá retomar sua forma humana. Rivalda confronta Afrodite, que discute com Nicolau. Júnior faz uma proposta de trabalho a Luz. León salva Judith e se revela.  Gabriel procura Valentina.

Terça, 25/12 (Capítulo 38)
Na forma do homem encapuzado, León pede que Judith se acalme. Gabriel confronta Valentina, quando Marcos Paulo se aproxima do rapaz. Sóstenes aconselha Luz a aceitar a proposta de Júnior. Laura conta a Olavo suas descobertas sobre Luz e Sóstenes. Olavo sonda Laura sobre Lourdes. Os guardiães se reúnem para procurar Judith. Para despistar Gabriel sobre o segredo da fonte, Valentina decide romper relações com o filho.

León explica a Judith que Sampaio atentou contra sua vida. Judith volta para a cidade e afirma aos guardiães que teve uma amnésia. Aranha examina Judith. Patrício inicia a documentação de Gabriel para o processo. Olavo questiona Lourdes sobre sua relação com Laura. Guilherme sofre por causa de Mirtes, e Aranha e Stella afirmam que o rapaz precisa dar um rumo em sua vida. Gabriel incentiva Luz a aceitar o trabalho de Júnior. Valentina e Marcos Paulo se deparam com Judith e León na passagem secreta para a fonte.

Quarta, 26/12 (Capítulo 39)
Ypiranga e Scarlet chegam à casa de Valentina. Valentina e Marcos Paulo fogem de León e Judith. Valentina se irrita com Ypiranga e Scarlet. Valentina revela a Sampaio que viu Judith. Robério não acredita que Judith tenha perdido a memória. Maria do Ó se ofende com a proposta de Olavo e Lourdes Maria. Judith procura Valentina e consegue convencê-la de que teve uma crise de amnésia.

Valentina ordena que Sampaio não faça nada contra Judith, e afirma que a moça trabalhará para ela no casarão. Milu afirma aos guardiães que falará com Gabriel sobre a fonte, e Feliciano alerta Machado. Stella provoca Mirtes. Leonardo filma Rita de Cássia. Patrício cobra de Eurico a documentação da prefeitura para o processo de Gabriel. Geandro observa Lourdes com Olavo. Luz diz a Júnior que aceitará sua proposta de trabalho, caso ele também empregue Geandro. Valentina entrega as memórias de Egídio para Gabriel.

Quinta, 27/12 (Capítulo 40)
Gabriel lê as cartas de Valentina para Egídio. Sampaio sonda Robério sobre a memória de Judith. Eurico e Marilda se preocupam com as ações de Patrício. Gabriel afirma a Luz que descobrirá o mistério que envolve seu pai. Geandro aconselha Lourdes Maria, que rejeita o rapaz. Laura repreende os métodos de Olavo com Maria do Ó. Stella e Aranha são duros com Guilherme. Robério é rude com Judith, que desabafa com León. Feliciano decide conversar com Judith.

Leonardo admira as imagens de Rita de Cássia. Rita reclama da ausência de Machado. Geandro não aceita o plano de Júnior para enganar Luz. Sóstenes comenta com Gabriel sua desconfiança sobre o comportamento de Valentina. León indica que Judith pode confiar em Feliciano. Stella alerta João Inácio sobre a situação de Guilherme. Nicolau se irrita com Marcos Paulo. Na bola de cristal, Milu vê a imagem da passagem secreta para a fonte. Gabriel entra na casa de Egídio.

Sexta, 28/12 (Capítulo 41)
Gabriel vê quando Milu chega à casa de Egídio. Milu anuncia a Judith e Feliciano que teve uma revelação e os guia na passagem secreta para a fonte. Milu e Judith se surpreendem ao se deparar com uma parede de pedras interrompendo a passagem. Valentina e Sampaio comemoram a obstrução no túnel secreto. Gabriel consegue entrar na casa de Egídio, e se emociona. Olavo faz cobranças a Valentina. No cabaré de Ondina, Marcos Paulo se insinua para Robério.

Gabriel desmaia ao ver sua fotografia junto à de Egídio e os demais guardiães. Luz se preocupa com a demora de Gabriel. Djenane repreende Valentina por permitir a ida de Marcos Paulo ao cabaré. Rivalda provoca Nicolau. Maltoni e Elisa conversam. Afrodite descobre que Tobias abrirá um restaurante em Serro Azul. Peçanha vê quando Gabriel deixa a casa de Egídio. Luz planeja falar com Judith para ajudar Gabriel. Robério e Marcos Paulo se agridem e são apreendidos por Machado. Luz confronta Judith.

Sábado, 29/12 (Capítulo 42)
Judith é rude com Luz e desabafa com León. Feliciano e Ondina acreditam que não há passagem secreta para a fonte e decidem reunir os guardiães para conversar com Gabriel sobre sua missão. Stella e Aranha pressionam Guilherme a encontrar um trabalho. Maria procura Sóstenes. Luz revela a Gabriel que também ouviu o barulho de água na casa de Egídio. Valentina exige que Marilda lhe dê sua garrafa com água da fonte secreta. Eurico rejeita a ideia de empregar Geandro na prefeitura, e Júnior gosta.

Maria revela a Sóstenes que ela e sua filha foram procuradas por uma moça. Maria do Ó diz a Laura que Lourdes se apresentou como namorada de Olavo. Rivalda mexe nas ervas de Milu. Os guardiães chegam para falar com Eurico, e Marilda exige explicações. Luz garante a Júnior que não aceitará trabalhar com ele sem a presença de Geandro. Nicolau procura Tobias. Olavo despista Laura sobre Lourdes Maria. Marcos Paulo inicia as investigações químicas sobre a água da fonte. Gabriel confidencia a Luz que Patrício lhe deu boas notícias sobre seu processo.


Os capítulos de O Sétimo Guardião são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio

Últimas de O Sétimo Guardião


Resumos Semanais

Resumo da novela O Sétimo Guardião: Capítulos de 16 a 18/5

Sexta, 17/5 (Capítulo 161) A Globo não divulgará o resumo do último capítulo de O Sétimo Guardião. Sábado, 18/5
Reexibição do último capítulo de O Sétimo Guardião. Os capítulos de O Sétimo Guardião são fornecidos pela Globo e estão sujeitos ... Continue lendo

Leia também

Enquete

Pantanal perde audiência: novela está chata?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.