JÁ VAI TARDE

O Sétimo Guardião deixa vilões e assassinos impunes e vira caso de ódio no final

Fotos: Reprodução/TV Globo

Luz (Marina Ruy Barbosa) em uma das cenas do último capítulo da novela das nove da Globo - Fotos: Reprodução/TV Globo

Luz (Marina Ruy Barbosa) em uma das cenas do último capítulo da novela das nove da Globo

MÁRCIA PEREIRA - Publicado em 17/05/2019, às 22h15 - Atualizado em 18/05/2019, às 05h00

Os personagens sem carisma de O Sétimo Guardião se despediram do público na sexta (17), depois de seis meses de penitência no ar. A novela das nove da Globo deixa no público a sensação de frustração. Acompanhar os 161 capítulos da trama de Aguinaldo Silva foi um teste de paciência. Muitos desistiram no meio do caminho, e quem persistiu colocou a boca no trombone pelas redes sociais para se queixar pela falta de surpresa e de explicações. O que poderia ser um caso de amor, virou de ódio.

>> + Ufa! Acabou O Sétimo Guardião: O que esperar de A Dona do Pedaço?
>> + Apresentador e diretor da Band brigam por fofoqueiro amigo dos famosos 

Afinal, para que serve uma fonte com água milagrosa se ninguém pode usá-la? Ao longo do folhetim, a "aguinha santa" foi usada para ressuscitar o gato León algumas vezes, curar a tesourada de Olavo (Tony Ramos) e ferimentos de Valentina (Lilia Cabral), Gabriel (Bruno Gagliasso) e do padre Ramiro (Ailton Graça).

Os grandes beneficiados sempre foram a primeira-dama de Letícia Spiller, que se mantém jovem mesmo sendo mais velha do que a irmã, e Eurico (Dan Stulbach), que teve sua impotência sexual revertida após ser castigado por trair a irmandade.

O balanço é que foi muito sacrifício e um saldo de oito mortos para que a fonte voltasse a jorrar somente para um grupo mínimo de pessoas poderem vê-la. 

Impunidade para todos

Em Serro Azul, o crime compensa: pelo menos foi o que o último capítulo mostrou. Valentina matou Olavo e se safou. Laura (Yanna Lavigne) assassinou Gabriel e também não ficou presa. Sampaio (Marcello Novaes), o colecionador de crimes da história, que incluem ser delegado sem concurso e com diploma falso, enterrar o mocinho vivo logo na estreia da trama, sequestrar e tentar matar Judith (Isabela Garcia)... Enfim, ele também terminou livre, leve e solto.

Valentina (Lilia Cabral) chorou a morte do filho, Gabriel (Bruno Gagliasso), abraçada ao corpo

Para completar essa lista, tem também o prefeito corrupto. Eurico roubou durante anos e ainda conseguiu eleger o filho como seu sucessor na administração pública.

Mirtes (Elizabeth Savala) foi vilã até o mês passado. O fato de mudar de personalidade não apaga o mal que a beata venenosa fez, infernizando a família e assumindo o papel da blogueira causadora de intrigas de Serro Azul.

Guardiões fantasmas

O último capítulo teve somente duas cenas que não haviam vazado. Em vez de terminar com Luz tomando banho na fonte, quem deu um mergulho na água milagrosa foi Feijão (Cauê Campos). A sequência foi a posse do rapaz como guardião-mor. Os espíritos dos guardiões mortos apareceram para "abençoá-lo".

Já o almoço em família na casa de Afrodite (Carolina Dieckmann) foi incluído após Aguinaldo Silva enviar o último capítulo à produção. O próprio autor revelou em suas redes sociais que tinha esquecido do desfecho de Nicolau (Marcelo Serrado). O ogro terminou sozinho, sem clima para confraternizar com os filhos e a ex-mulher.

Leopoldo Pacheco, Ana Beatriz Nogueira, Zezé Polessa e outros guardiões mortos apareceram


Deu peninha

A frustração do telespectador se estende ainda para personagens que fizeram parte da novela da nove, mas não tiveram história. Só no penúltimo capítulo, Adamastor (Theodoro Cochrane) abriu o coração e falou sobre as dores de crescer em um ambiente hostil aos homossexuais.

Por mais que ninguém vá falar abertamente sobre isso, o fim de O Sétimo Guardião representa um alívio para parte do elenco e da produção. A novela foi ímã de problemas e teve muita gente fazendo regressiva para a noite de sexta chegar. Então, sem adeus, sem saudade, essa novela das nove já vai tarde.

Confira alguns comentários e desabafos sobre o final da novela nas redes sociais:

 

 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de O Sétimo Guardião e de outras novelas! 

Últimas de O Sétimo Guardião

Resumos semanais

Resumo da novela O Sétimo Guardião: Capítulos de 16 a 18/5

Sexta, 17/5 (Capítulo 161) A Globo não divulgará o resumo do último capítulo de O Sétimo Guardião. Sábado, 18/5
Reexibição do último capítulo de O Sétimo Guardião.


Os capítulos de O Sétimo Guardião são fornecidos pela Globo e ... Continue lendo

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Você gostou da escolha de Maju Coutinho para o Jornal Hoje?

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook