QUE MALDADE
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Maria Bruaca (Isabel Teixeira) em Pantanal; alcunha tem conotação pejorativa no Centro-Oeste
Sempre a postos para disparar um impropério, a língua de Tenório (Murilo Benício) faz as vezes de chicote até mesmo dentro de casa em Pantanal. Uma de suas vítimas preferidas é Maria (Isabel Teixeira), a quem costuma se referir como "bruaca". O apelido pegou tanto que se tornou quase parte do nome dela, ainda que o significado não seja dos melhores na novela das nove da Globo.
Segundo o dicionário Michaelis, bruaca se refere a um saco de couro cru que fica preso em uma montaria para o transporte de mantimentos e mercadorias. O compêndio também explica que o termo ganha novos contornos em algumas regiões do Brasil, principalmente no Centro-Oeste.
Bruaca é utilizado pejorativamente para designar mulheres mais velhas que, desprovidas de beleza, são dadas às fofocas e aos mexericos. Em alguns lugares, a palavra ainda é sinônimo para prostitutas idosas que, por causa da idade, já não conseguem mais atrair tantos clientes.
Não à toa, José Leôncio (Marcos Palmeira) já pediu para o personagem de Murilo Benício não se referir à própria mulher desta forma na sua frente. Guta (Julia Dalavia) igualmente pressiona o pai para dar um fim no apelido maldoso, ameaçando contar que ele mantém uma segunda família.
Maria até parece não se importar em um primeiro momento com os xingamentos do marido, mas vai dar o troco nos próximos capítulos do folhetim de Bruno Luperi. Ela se envolverá não só com Alcides (Juliano Cazarré) como também com Levi (Leandro Lima).
O caso com o primeiro peão, inclusive, terminou em tragédia na versão exibida pela extinta Manchete (1983-1999), em 1990. O boiadeiro, interpretado por Ângelo Antônio, foi castrado por Tenório em uma das cenas de maior audiência e repercussão da história.
Alcides (Juliano Cazarré) em Pantanal
Maria Bruaca foi vivida por Ângela Leal na primeira Pantanal, em que era a filha de um fazendeiro que ficou rico por meio da cafeicultura. Tenório se casou com ela por interesse, de olho nas propriedades do sogro. Ele, porém, passa a tratá-la mal assim que uma geada destrói as plantações e, consequentemente, a fortuna da família.
Em 2022, a personagem ficou a cargo de Isabel Teixeira. Aos 48 anos, ela é filha do músico Renato Teixeira e entrou tardiamente na televisão. Ela estreou como Jane, que guardava os piores segredos de Telma (Adriana Esteves) em Amor de Mãe (2019). Não à toa, a médica foi assassinada pela vilã, que passou então a se comunicar com uma foto dela.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:
Ouça "#99 - Jove e Juma fogem e provocam fúria" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.