RIVAL DA BRUACA
FOTOS: JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO
Aline Borges entrará em Pantanal como Zuleica, a segunda mulher de Tenório (Murilo Benício)
Aos 47 anos, Aline Borges confessa que tremeu nas bases quando confirmou sua escalação em Pantanal. Ela entrará na novela das nove no papel de Zuleica, a segunda mulher de Tenório (Murilo Benício). "Tive medo", conta a atriz. Fã de Rosamaria Murtinho, intérprete da personagem na primeira versão da trama, ela se viu em um desafio imenso e com uma baita responsabilidade.
Rogério Gomes, diretor artístico que montou toda a equipe da produção, optou por uma família negra no remake da Globo. Em 1990, a segunda família de Tenório era branca. Apesar da honra com a questão da representatividade, Aline temia o ódio por ser a outra de um homem tão machista durante toda uma vida. Por isso, ela foi buscar entender essa mulher.
Após rever parte da novela que foi exibida pela extinta Manchete (1983-1999), ela descobriu que não podia ter como referência a Zuleica do passado. "A da atualidade é uma mulher para a frente, que não depende desse homem, mas que está ali vivendo essa vida, esse lugar da segunda mulher durante muito tempo", explica.
A intérprete passou a questionar por que uma mulher inteligente está com um homem "meio ogro". "Aí, a gente entende que tem uma trama por trás, uma história que a prende. Ela tem uma dívida de gratidão com esse homem, porque ele esteve do lado dela no momento em que ela mais precisou", comenta a artista.
Mas não é só gratidão, Zuleica também ama o fazendeiro. Segundo a atriz, tem tesão e um relacionamento gostoso. Diferentemente de Maria Bruaca (Isabel Teixeira), que nem desconfia de que o marido tem outra mulher e filhos, ela sempre soube de tudo.
Marcelo, Tenório, Zuleica, Roberto e Renato
Eu senti que ela não tem o menor problema em ser a segunda mulher, justamente por todas as camadas que estão por trás dessa trama. Então, eu a vejo como uma mulher muito bem resolvida. Ela não tem o menor problema de estar naquele lugar. É uma mulher que está me ensinando muito, e que eu acho que vai ensinar muito para o público com a sua situação. Mas isso não esbarra em um lugar de ciúme e rivalidade, muito pelo contrário. Ela é digna, honesta e leal.
A princípio, soa contraditório esse ponto de Aline, afinal Zuleica vive uma mentira gigante, envolvida em uma traição. A atriz adianta que o telespectador verá a preocupação da personagem, que insistirá o tempo todo para que Tenório coloque as coisas em pratos limpos. "Ela se preocupa com Maria Bruaca. Ela tem sororidade e empatia."
A intérprete foi uma das que mais demorou para começar a gravar. Seu trabalho teve início em março nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. A segunda família de Tenório é formada por Zuleica e os filhos Marcelo (Lucas Leto), Renato (Gabriel Santana) e Roberto (Cauê Campos).
Na versão original, Tarcísio Filho interpretou Marcelo. Renato era vivido com Ernesto Piccolo, e Roberto foi defendido por Eduardo Cardoso.
Em breve, virá à tona que Marcelo quase foi para a cama com a meia-irmã, Guta (Julia Dalavia). A engenheira vivia em São Paulo antes de chegar para uma temporada na fazenda do pai no Pantanal. Ela é quem vai jogar a verdade no colo da mãe.
Em seguida, a novela vai descortinar esse "segredo" do fazendeiro, e Maria Bruaca irá ao fundo do poço para depois "renascer" e engatar um caso com Alcides (Juliano Cazarré).
Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#97 - Jove desaparece e fica de cara com a morte" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.