'HOLLYWOOD DO DESERTO'
FOTOS: DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Lucas (Murilo Benício) e Jade (Giovanna Antonelli) em cena de O Clone que foi gravada no Marrocos
Atração do Vale a Pena Ver de Novo, O Clone usa como cenário o Marrocos, país da África com aproximadamente 35 milhões de habitantes. As belas imagens da região despertam o interesse de parte dos telespectadores: Quais são as cidades que aparecem na tela? Quanto custa viajar para lá? O Notícias da TV fez um guia para explicar curiosidades do local e contar os bastidores da trama escrita por Gloria Perez.
Em 2001, para gravar os primeiros capítulos de O Clone, a Globo enviou equipes que trabalharam durante 40 dias em cinco diferentes cidades do Marrocos. Os profissionais enfrentaram diversos perrengues. Em Erfoud, no sudeste do país, duas câmeras pifaram devido ao calor de 53°, o que forçou a base da novela no Rio de Janeiro a enviar equipamentos extras.
Nessa mesma cidade, um escorpião e uma cobra cujo veneno tem o poder de matar em duas horas foram encontrados a menos de dez metros do acampamento montado para cenas com Murilo Benício, Giovanna Antonelli e Stênio Garcia.
O calor era tão forte na época das gravações que sandálias com sola de couro foram compradas para os brasileiros, porque a areia escaldante fazia descolar a borracha dos tênis e sapatos. As informações são do site Memória Globo.
O Marrocos fica ao norte do continente africano e é banhado pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo. O país fica próximo da Espanha --apenas o Estreito de Gibraltar separa as duas nações.
A capital do Marrocos é Rabat, mas o local mais famoso é a cidade imperial Marrakesh, centro econômico que conta com mesquitas, palácios e jardins. No verão, entre junho e agosto, a região chega a registrar temperaturas acima dos 40°C.
Giovanna Antonelli em gravação no Marrocos
Apesar dos perrengues em Erfoud, a cidade foi importante para a equipe. No local, que fica às portas do deserto do Saara, o diretor Jayme Monjardim comandou uma sequência com uma caravana de 25 camelos e 12 beduínos --essa se tornou uma das cenas mais marcantes do folhetim.
Além de Erfoud, foram usadas as seguintes locações: Ait Ben Hadou, na província de Ouarzazate; o mercado de camelos de Marrakesh; a cisterna portuguesa de El Jadida; e a medina de Fez, que é uma cidade do século 8 e serviu de referência para a construção da cidade cenográfica marroquina no Projac (atualmente Estúdios Globo).
Ouarzazate foi palco de momentos românticos entre Lucas (Murilo Benício) e Jade (Giovanna Antonelli). A cidade do Marrocos tem o título de "Hollywood do deserto", pois já serviu como cenário para filmes como Gladiador (2000), A Joia do Nilo (1985) e A Última Tentação de Cristo (1988).
Em média, um pacote com passagem aérea de São Paulo até Marrakesh e hospedagem durante uma semana em hotel quatro estrelas na cidade custa R$ 10 mil por pessoa. O preço é válido para viagens em janeiro de 2022, mas pode variar de acordo com o período e empresa turística consultada.
Os voos tem ao menos uma escala na Europa. O país da parada muda de acordo com a companhia aérea escolhida, mas as pausas mais econômicas tendem a ser na Espanha. A moeda local do Marrocos é o dirham marroquino, que está cotado a R$ 0,60 aproximadamente na comparação com o dinheiro dos brasileiros.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.