SERÁ O FIM?
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Iolanda (Camila Morgado) se arrependerá de desprezar libanês e tentará impedi-lo de ir embora
Iolanda (Camila Morgado), a ex-dona Patroa de Renascer, vai se desesperar ao descobrir que Rachid (Almir Sater) foi embora para nunca mais voltar. Ela se arrependerá de ter passado um mês enxotando o libanês de sua vida e irá atrás dele pronta para protagonizar uma cena linda de declaração de amor. Só que a dona de casa quebrará a cara ao parar o ônibus que estará deixando a vila: revistará o veículo aos prantos, mas o estrangeiro não estará lá.
O choro dela comoverá os passageiros e o motorista, mas ninguém terá visto Rachid. Na verdade, ele pegará a estrada andando, disposto a entregar a carta que Marianinha (Gabriella Cristina) escreveu para Maria Santa (Duda Santos) nas mãos de José Inocêncio (Marcos Palmeira).
O desentendimento ocorrerá após a primeira transa do casal, que acontecerá a pedido dela. Iolanda sentirá um forte desejo e irá para a cama com Rachid. No entanto, ela acordará seminua e surtará. A partir daí, a evangélica jejuará e orará, implorando perdão pelo pecado cometido.
Ela rejeitará até olhar na cara de Rachid, que ficará arrasado. Haverá uma passagem de tempo de cerca de um mês. Em seguida, tomado pela tristeza, o homem fará sua mala e anunciará para Norberto (Matheus Nachtergaele) que irá para o Líbano.
Paralelamente, o público verá Iolanda conversar com Lívio (Breno da Matta). O pastor repreenderá a greve de fome dela e afirmará que Deus quer vê-la sorrindo e vivendo um amor verdadeiro. Em seguida, ela verá Rachid sair com a mala. Ele dirá que partirá para não fazê-la sofrer e suplicará que ela volte a se alimentar normalmente.
Joana (Alice Carvalho) dará um chacoalhão daqueles na amiga. "A sinhora esqueceu da sarjeta de onde aquele 'turco dos inferno' tirô nóis? Esqueceu que até o diabo do teu marido ele enfrentô pela senhora e por sua filha! Sêo Rachid recebeu nóistudo na casa dele, sem nunca tê cobrado nada... Ele lhe deu teto, cumida, e a sinhora ainda tem coráge de achá bom dele têse ido?", disparará a cozinheira.
Iolanda resmungará que ele deve saber o que está fazendo. "Ele sabe, disso eu tenho certeza! O que eu num sei é se a sinhora, por tê passado tanto tempo morâno co’um diabo, num tá chamâno um anjo que Deus botô em tua vida de satanás!", concluirá Joana.
A mãe de Sandra (Giullia Buscacio) orará e, ao começar relembrar tudo que terá vivido com Rachid, entenderá o que significa ficar sem ele. De repente, ela assumirá que nunca conheceu alguém com o coração tão bom como o do libanês e pedirá perdão pela fraqueza.
"Se aquele home tiver parte com o diabo, eu num sei se quero vivê no reino dos céus!", soltará, largando a Bíblia na hora. Ela sairá em disparada atrás da chance de ser feliz. Ela passará pela venda e sairá correndo quando ele falar que Rachid deve estar no ônibus que estará partindo naquele momento.
De acordo com o roteiro entregue à produção, ela correrá atrás do ônibus berrando. Diante do desespero dela, pessoas farão sinal para o motorista. Ela se jogará na frente do coletivo, que brecará pouco antes de atropelá-la.
"Rachid... Rachid... Você viu sêo Rachid? Um libanês, assim, alto...", ela falará com vários passageiros, mas ninguém o terá visto. "E então dona... Vai sartá ou vâmo seguî viage?", perguntará o motorista. Ela descerá com lágrimas rolando pelo rosto, será encoberta pela poeira e chorará copiosamente.
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.