Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESPÍRITO SALVADOR

Novela Renascer: Maria Santa volta de vez para impedir Inocêncio de definhar

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Duda Santos está em cena de Renascer como Maria Santa

Maria Santa (Duda Santos) em Renascer: aparição do espírito faz coronel voltar a ter força

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 22/4/2024 - 15h00

José Inocêncio (Marcos Palmeira) não vai dormir, comer nem querer tomar banho de tanta tristeza em Renascer. O coronel vai se culpar pelo assassinato de José Venâncio (Rodrigo Simas) e se afastará de Mariana (Theresa Fonseca) para suplicar uma visita de Maria Santa (Duda Santos). A situação será tão dramática que até a atual mulher do fazendeiro pedirá que a rival morta apareça para aplacar a dor dele.

As cenas de luto vão continuar no capítulo desta terça-feira (23) depois do enterro do publicitário. Nesta segunda-feira (22), o público verá Egídio (Vladimir Brichta) disparar o tiro que acertará Venâncio bem no meio do peito. Ele será carregado no colo, todo ensanguentado, pelo irmão João Pedro (Juan Paiva). A vítima morrerá chamando pela mãe.

Sem conseguir dormir, Inocêncio surgirá diante da imagem de Nossa Senhora. "Onde é que você tava, Maria Santa, que me dêxo uma barbaridade dessa acontecê ao nosso filho? Que num me mandô nem um sinal? Tive com ele num minuto, no ôtro ele me apareceu aqui assim, sem vida... E você, Maria Santa? Cadê você, que num me aparece?", falará o coronel.

Ele ficará à espera do espírito da mulher, e o telespectador verá Mariana espiar o marido escondida. Comovida, ela voltará ao quarto e verá a manta de Santinha. Mariana vai intuir que a colcha é um objeto que liga os dois. Em vez de implicar com a situação, ela levará a manta até a sala e cobrirá o marido, que estará na poltrona. 

"Pra vê se ela vem lhe acalmá o peito e levá embora essa dor", explicará a jovem. Ela beijará a testa dele. Na continuação da cena, Maria Santa vai acordar o marido e afirmará que está ali para aquietar seu coração. "Tá me doêno demais aqui dentro do peito, num sabe?", ele comentará.

Morte após a vida

A alma explicará que a morte do filho faz parte do carma que ele tem de pagar na Terra antes de poder ir ficar ao lado dela. Também afirmará que o publicitário não morreu, tentando fazer o coronel entender que a morte é só uma passagem para um outro plano. 

"Perdêmo, não, Zé... Perdêmo nada. Se aquiete, Zé... Num sofra por ele, num chore por nosso minino, amô de minha vida, que ele tá bem dondé que ele tá... Agora tá mais perto d’eu que d’ocê...", detalhará o espírito da primeira mulher do protagonista.

As principais cenas da novela após a tragédia contarão justamente com a personagem que morreu ainda na primeira fase da novela, em fevereiro. Ela resgatará o espírito do filho morto e partirá com ele, emanando uma luz que praticamente vai curar José Inocêncio.

No dia seguinte, ele despertará disposto. "José Inocêncio está novamente forte, diante de José Bento [Marcello Melo Jr] e João Pedro. Essa força é fruto do sonho com Maria Santa", escreveu Bruno Luperi no roteiro da novela.

Vamoaceitá as coisa do destino e tocá em frente. E você, João Pedro [Juan Paiva], me volte lá a cuidá de suas roça e das roças de José Venâncio! Vocês dois tinham um trato, não tinham? Fica do jeito que tá... Cumpra o trato que vocês dois fizeram. Que aquelas roça vão de Buba [Gabriela Medeiros] e do meu neto, que ela tá esperando, ou neta... Benza a Deus...

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/5 a 8/6

Segunda, 27/5 (Capítulo 109)
José Inocêncio é surpreendido por Eliana, que lhe entrega documentos que comprovam que Buba é uma mulher trans. Sandra repreende Eliana. Inácia conta a Ritinha que Eliana esteve na fazenda. Eliana rejeita Damião. Augusto confronta José ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.