Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Nova fase de Velho Chico chega com personagens amargurados e sem sexo

Montagem/Divulgação

Domingos Montagner (Santo), Camila Pitanga (Tereza) e Antonio Fagundes (Afrânio)  - Montagem/Divulgação

Domingos Montagner (Santo), Camila Pitanga (Tereza) e Antonio Fagundes (Afrânio)

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 9/4/2016 - 6h38

O chororô de Tereza (Julia Dalavia) sai de cena com a chegada da nova fase de Velho Chico, novela das nove da Globo. Após passagem de 28 anos, novos personagens mudam a cara da trama. Os papéis principais serão assumidos por Domingos Montagner (Santo), Camila Pitanga (Tereza), Antonio Fagundes (Afrânio) e Christiane Torloni (Iolanda). Em comum, todos vivem amargurados. O viés político fica mais forte, e os roteiros não preveem nenhuma cena de sexo nas próximas duas semanas _há apenas uma sequência em que Tereza aparece nua em seu quarto, só para marcar a beleza da protagonista.

A produção de algodão será coisa do passado em Grotas de São Francisco. A cooperativa que era sonho do capitão Rosa (Rodrigo Lombardi) virou realidade, mas anda cambaleante com a má administração e a falta de união dos agricultores. Santo será um homem frustrado justamente porque foi tirado do comando dela. Além disso, o protagonista vive sufocado pela mulher Luzia (Lucy Alves). Ela faz de tudo para mantê-lo dentro da fazenda Piatã, diante de seus olhos. 

fotos caiuá franco/TV Globo

Domingos Montagner (Santo) estará casado e será pai de duas garotas na nova fase

O assoreamento do rio São Francisco e a falta de peixes também passam a ser discutidos na trama. Uma das primeiras cenas da segunda fase é de um pescador “conversando” com as águas doentes do rio, implorando para que sua rede pegue alguns peixes para ele alimentar a mulher e os filhos.

Uma festa do centenário de Encarnação (Selma Egrei) reúne os protagonistas de novo em Grotas, já que Tereza deixou a cidade assim que se casou com Carlos Eduardo (Marcelo Serrado). O jovem ambicioso virou deputado e logo vai aparecer em um palanque durante a inauguração de uma estrada discursando ao lado do sogro, o coronel Saruê. 

"A fazenda Nossa Senhora das Grotas 28 anos depois. A casa é a mesma. O tempo, ao que parece, esqueceu de passar por ali. O carro entra pelo pátio. Apoiada em sua bengala, Encarnação salta do carro e caminha pelo meio do corredor de pessoas. É seguida por Saruê, Iolanda, Tereza e Carlos Eduardo. Todos recebem e aplaudem a matriarca que, muito séria, mas com certa simpatia, retribui o gesto com leves movimentos de cabeça. Para um instante para olhar a bela guirlanda de flores no alto da varanda em comemoração ao seu centenário. Pela primeira vez, sorri: conseguiu essa vitória", indica o roteiro entregue à produção.

Antonio Fagundes (Afrânio) se torna um homem vaidoso, que quer se manter jovem

Em seguida, será mostrado que Tereza e o pai vivem em conflito. Ela administrará uma empresa de exportação dele, e falar de trabalho é o único assunto dos dois, que viverão discutindo por não concordarem um com as ideias do outro. Tereza fugirá da fazenda assim que a comemoração do aniversário da avó terminar. Ela tenta se manter longe de lá, de suas memórias, de seu passado.

O coronel estará mais arrogante e ríspido, inclusive com Iolanda. Uma das características dele é o desejo de se manter jovem, e toda a caracterização do Saruê mostrará isso. Se a direção mantiver o que os autores Edmara Barbosa e Bruno Luperi Barbosa escreveram, a primeira cena de Afrânio é de cuecas em seu quarto, preparando-se para a festa de 100 anos da mãe. Ele fala com Carlos Eduardo e até urina na frente do deputado, enquanto dá ordens e mostra que é um homem poderoso, mas sem traquejo. 

O filho caçula dele, Martim (Lee Taylor), virou homem, e os dois romperaram relações pelo fato de o coronel não aceitar as escolhas do herdeiro. Martim estará sumido no mundo, trabalhando como fotógrafo e não aparecerá nas próximas duas semanas. Quem mais sofre com isso é Encarnação, que acha que o bisneto é a encarnação de seu filho morto.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Confira cinco reportagens especiais sobre Velho Chico:

Novela para conservadores: "sem sacanagem", disse o autor
Modelo perdeu virgindade com Rodrigo Santoro
Símbolo de crise na Globo, peruca de Antonio Fagundes ganhou tintura
Em ataque de fúria, Tereza deu uma surra em Luzia
Na novela, personagem de Montagner se salvou após sumir no rio

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.