Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MATO SECO

Nos Tempos do Imperador ridiculariza discurso de Bolsonaro sobre queimadas

REPRODUCÃO/TV GLOBO

O ator Alexandre Nero caracterizado como Tonico está em um clareira diante de uma fogueira, que não aparece, em uma cena noturna de Nos Tempos do Imperador

Alexandre Nero interpreta Tonico em Nos Tempos do Imperador; vilão incorporou Bolsonaro no folhetim

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 4/9/2021 - 20h05

A postura de Jair Bolsonaro diante do maior número de queimadas no Pantanal e na Amazônia em dez anos foi ridicularizada no capítulo deste sábado (4) de Nos Tempos do Imperador. Tonico (Alexandre Nero) incorporou parte dos discursos proferidos pelo presidente em 2020 ao acusar os próprios índios de terem colocado fogo na mata na novela das seis da Globo.

O deputado foi feito de refém junto da família real por Piatã (Clovys Torres) e Jacira (Valéria Alencar), personagens de Novo Mundo (2017) que reapareceram quarenta anos mais velhos no atual folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão. Eles soltaram os forasteiros ao descobrir que Pedro (Selton Mello) é filho da imperatriz Leopoldina (Letícia Colin).

"Desculpe os modos de receber vocês, estamos procurando homem branco que bota fogo na mata e expulsa povo índio da nossa terra", explicará o irmão de Anna (Isabelle Drummond). "Ninguém bota fogo, essa culpa é do mato que está seco. Todo ano é isso", disparou o antagonista interpretado por Alexandre Nero.

A sequência faz referência a fala de Bolsonaro durante uma assembleia geral da ONU (Organização das Nações Unidos) em setembro de 2020. "Nossa floresta é úmida e não permite a propagação do fogo em seu interior. Os incêndios acontecem praticamente nos meus lugares (...), onde o caboclo e o índio queimam seus roçados para sobrevivência", disse o político.

Não é a primeira vez que a produção da Globo traz indiretas ao chefe do executivo, já que Clemência (Dani Ornellas) frequentemente repete o bordão "ele não", que marcou a oposição a Bolsonaro durante as eleições de 2018.  Pedro também declarou nos últimos capítulos que prefere "gastar dinheiro com escolas do que com armas" em referência a outra polêmica do militar.

Piatã (Clovys Torres) e Jacira (Valéria Alencar)

O personagem de Selton Mello também foi exaltado como um exemplo de líder para a inveja de Tonico e em um processo que os roteiristas já tinham adiantado ao Notícias da TV. Piatã pediu ao monarca que ensinasse o amor à natureza aos seus súditos "para o seu povo não morrer de sede".

Curiosamente, e apesar da crise hídrica que o Brasil enfrenta, Marson e Thereza escreveram a profecia do pajé muito antes dos primeiros aumentos na conta de luz. Eles trabalham nos roteiros de Nos Tempos do Imperador desde 2019 e precisaram adaptá-los várias vezes por conta da pandemia de Covid-19.

Única novela inédita da Globo no ar, Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#73 - José Alfredo descobre que Maurílio está morto em Império!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.