Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MULHERES PIONEIRAS

Pilar, de Nos Tempos do Imperador, existiu? Conheça a primeira médica do Brasil

CAMILA MAIA/TV GLOBO

A atriz Gabriela Medvedovski caracterizada como Pilar, com um vestido amarelo, longo, cabelos presos atrás da cabeça, sentada em uma poltrona antiga em um quarto em cena de Nos Tempos do Imperador

Pilar (Gabriela Medvedovski) em Nos Tempos do Imperador; jovem é inspirada em mulheres pioneiras

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 10/8/2021 - 18h20
Atualizado em 14/9/2021 - 17h14

Uma das principais personagens de Nos Tempos do Imperador, Pilar (Gabriela Medvedovski) é uma "licença poética" da novela das seis da Globo --ou seja, ela não existiu e não foi a primeira médica do Brasil. No entanto, não deixa de ter sido inspirada em duas figuras reais: as pioneiras Maria Augusta Generoso Estrela (1860-1946) e Rita Lobato (1866-1954).

A irmã de Dolores (Daphne Bozaski) enfrenta o preconceito e o próprio pai, o coronel Eudoro (José Dumont), para realizar um sonho até então impossível no folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão. Ela também precisará abrir mão do amor de Samuel (Michel Gomes) ao ser aceita em uma instituição de ensino em Boston, nos Estados Unidos.

"A trama traz elementos históricos de uma maneira muito inteligente, que nos leva a questionar como até hoje as mulheres que querem ser donas do próprio destino são silenciadas. Nós, quando não somos silenciadas, pagamos um preço muito alto para sermos ouvidas. A Pilar simboliza a luta de tantas para que a gente estivesse aqui hoje", analisa a atriz em entrevista ao Notícias da TV.

A jovem, aliás, conta com o apoio de outras figuras femininas para atingir os seus objetivos, principalmente Luísa (Mariana Ximenes). A condessa de Barral é fundamental para que o caso chegue até as mãos de Pedro (Selton Mello), cujo apoio será fundamental para que ela entre na faculdade de Medicina.

O monarca de "carne osso" também fez a diferença para Maria Augusta que, ao contrário de Pilar, tinha o apoio da família para concluir os seus estudos no exterior. Ela, no entanto, viu o sonho ir por água abaixo depois que o pai entrou em falência --e teve o restante do curso bancado por uma bolsa de estudos financiada com recursos da coroa.

REPRODUÇÃO/TV GLOBo

Pilar na faculdade de Medicina 

Quem foi a primeira médica do Brasil?

Maria Augusta é considerada a primeira mulher a exercer a Medicina no Brasil, mas Rita Lobato foi a primeira a se formar em território nacional. Assim como a personagem de Gabriela Medvedovski, ela também enfrentou muita desconfiança ao se apresentar na Escola de Cirurgia da Bahia.

Rita, aliás, quis se tornar médica depois que a mãe morreu no parto, especializando-se em obstetrícia para evitar que outras mulheres passassem pelo mesmo sofrimento. Uma história que ecoa diretamente em Pilar, que não só perdeu a mãe muito cedo na trama como também tem fortes traços feministas.

Pilar não só enfrenta o machismo como também se posiciona a favor de temas que são caros à sociedade de hoje, a exemplo da sororidade. Os assuntos são atuais, mas são discutidos dentro da perspectiva do século 19, até para a produção não se tornar completamente anacrônica.

"A gente está contando uma história de época, então é muito natural que a gente traga o filtro contemporâneo. O meu desafio é entender que Pilar é, sim, uma heroína, mas também tem os seus defeitos", avalia a intérprete.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#74 - José Alfredo toma decisão de emergência em Império!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.