Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Vai acabar

Na última cena de O Outro Lado do Paraíso, Mercedes prevê o fim do mundo

Reprodução/TV Globo

Mercedes (Fernanda Montenegro) narrará mensagem de encerramento da novela das nove - Reprodução/TV Globo

Mercedes (Fernanda Montenegro) narrará mensagem de encerramento da novela das nove

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 4/5/2018 - 5h09

O autor Walcyr Carrasco escolheu Fernanda Montenegro para narrar o texto que encerrará O Outro Lado do Paraíso. A última cena trará imagens de belas paisagens do Tocantins. Mercedes, a personagem mística da atriz, lerá um texto em que anunciará o fim o mundo e o surgimento de uma nova civilização, sem guerra e sem ódio.

O novelista também fará questão de agradecer a todos que trabalharam na frente e atrás das câmeras para que a novela das nove sobre a lei do retorno fosse bem-sucedida.

"O sucesso de uma obra televisiva nunca é de um, mas sempre de todos, porque cada um contribui com seu talento para o coletivo. Obrigado e parabéns", escreveu Carrasco após a palavra "fim" no capítulo de número 173,  no ar no próximo dia 11. 

Na semana passada, em entrevista ao Vídeo Show, o autor pediu ao público que assistisse até a última frase, pois a "última frase é reveladora", disse.

O Notícias da TV traz em primeira mão a mensagem de despedida da trama:

"Esta é a história de Clara. É uma das muitas histórias que acontecem no Jalapão, no Tocantins. O Tocantins! Quando o mundo acabar, só restará o Tocantins! Eu ou minha neta, estaremos esperando com alimentos, água, roupas, sementes para plantar, livros para estudar, tudo que já estoquei durante a vida toda. É minha missão", falará a vidente.

"Surgirá uma nova civilização, sem guerras ou ódio. Baseada no amor e na fraternidade. Entretanto, até lá, no passado, no presente, no futuro, as pessoas, eu, você, nós, continuaremos a eterna luta entre a luz e a escuridão. Mas, seja pelo sofrimento ou pela dor, pela alegria ou pelo amor, todos um dia encontrarão a Luz Maior", vai narrar Fernanda Montenegro.

Em O Outro Lado do Paraíso, coube à veterana a missão de levar espiritualidade à trama desde os primeiros capítulos.

Ela encarou a "morte" para pedir pela vida de Josafá (Lima Duarte). Fez milagre ao reverter o dano causado no atropelamento de Raquel (Erika Januza). Usou telepatia para impedir que Clara (Bianca Bin) se casasse com Renato (Rafael Cardoso).

Para muitos, foi repetitivo ouvir Mercedes falar sobre "eles", "não sei se são anjos", "as vozes". No final, caberá à personagem promover uma reflexão e emocionar o público.


Confira cinco reportagens especiais sobre O Outro Lado do Paraíso:

De mimada a 'bicha pão com ovo': os sete mais odiados de O Outro Lado
Clara rejeitada e prisão de pedófilo levaram fãs da novela à loucura
De mocinha sem sexo a pacto com a morte: o fantástico mundo de Walcyr Carrasco
'A primeira tesourada é inesquecível', diz atriz que interpretou vilã da trama
Chega de achincalhar: cinco vezes em que O Outro Lado arrasou

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.