Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

APOSTA ALTA

Na Globo, Pantanal terá nudez e sexo como armas para conquistar audiência

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/GLOBO

Renato Goés com uma camisa branca quadriculada e um chapéu de sertanejo junto com Bruna Linzmeyer nas gravações de Pantanal

Renato Góes e Bruna Linzmeyer em Pantanal: remake terá cenas de sexo e nudez como original

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 2/3/2022 - 7h00

A Globo vai usar algumas das principais armas da versão original de Pantanal para elevar os índices de audiência no horário das nove: a nudez e o sexo. O desafio da emissora será acertar a dose para evitar a fama de apelativa  que a novela ganhou em 1990, quando foi ao ar na extinta Manchete (1983-1999). 

Algumas mostras disso já foram dadas no teaser especial de dois minutos divulgado no fim do mês passado. Nele, Juliana Paes aparece nua em um take, assim como Bruna Linzmeyer e Renato Góes, que estão pelados em um banho de rio.

Uma das cenas ousada foi gravada com a personagem Irma na primeira fase, interpretada por Malu Rodrigues. A atriz já disse em seu Instagram que gravou sequências de banho desnuda durante no Mato Grosso do Sul,. Outros atores também gravaram sequências do tipo, segundo apurou o Notícias da TV

Um fato é que Pantanal terá nudez, mas sem banalização, com um formato mais adequado para os tempos atuais. Em 1990, por exemplo, alguns banhos com nu frontal das personagens Juma e Muda, interpretadas por Cristiana Oliveira e Andrea Richa, deram o que falar. No remake, a Globo não abrirá mão das cenas no rio que se tornaram um atrativo, mas mostrará de forma mais sutil.

Para a Globo, sequências de nudez e sexo vão ajudar a repercussão boca a boca da novela. Foi assim que Pantanal caiu no gosto popular há 32 anos e gerou tanto assunto ou mais que tramas que foram ao ar na Globo naquele momento --mesmo com a emissora alcançando mais audiência com Rainha da Sucata (1990), por exemplo. 

Pantanal foi criticada na época, inclusive por Roberto Marinho (1904-2003). O então dono da Globo disse que o folhetim de Benedito Ruy Barbosa fazia exploração do sexo. "A novela não é essa estrela que a Manchete diz ter acendido. A Globo poderia até apresentar a novela, mas sem as apelações sexuais", disse Marinho, em entrevista à revista Veja. 

A próxima novela das nove é cercada de expectativa e privilégios por ser a primeira grande aposta da nova direção de dramaturgia, comandada por José Luiz Villamarim e Ricardo Waddington. O remake tem a missão de elevar os números de Um Lugar ao Sol, maior fracasso da história do horário das nove.


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.