Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

OPINIÃO

Mundo cão de Amor de Mãe beneficia mocinha e dá destaque a Jéssica Ellen

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Jéssica Ellen deitada, chorando, usando o que parece ser uma tipoia

Jéssica Ellen interpreta a sofredora Camila em Amor de Mãe, novela das nove da Globo

RAPHAEL SCIRE

raphascire@gmail.com

Publicado em 27/3/2021 - 6h56

"Professora, cadeirante, negra, batalhadora, a rainha da superação": foi com tais palavras que Thelma (Adriana Esteves) definiu Camila (Jéssica Ellen) ao confrontar Álvaro (Irandhir Santos) depois de descobrir que a nora não havia morrido, conforme o combinado com o vilão de Amor de Mãe.

A estrutura da novela das nove da Globo preza pelo protagonismo pulverizado e quebra alguns paradigmas do gênero, mas uma coisa é fato: não existe folhetim sem mocinha. E a personagem de Jéssica Ellen vem ocupando esse espaço na trama de maneira orgânica.

Dentro de um elenco que conta com rostos conhecidos do grande público, como Isis Valverde (Betina) e Nanda Costa (Érica), a quase novata Jéssica Ellen se destacou na história. É evidente que a trajetória crescente da personagem construída pela autora contribuiu para isso.

reprodução/tv globo

Camila e Danilo são um casal na novela

Diferentemente das outras citadas, Camila não se envolveu com outros parceiros ao longo da história. Desde a primeira fase, construiu uma relação sólida com Danilo (Chay Suede), com direito a todos os percalços que um casal de novela precisa enfrentar. Juntos, eles formam o romance jovem de uma história marcada pelo mundo cão --o que, de certa maneira, acabou por fortalecer o desenvolvimento da personagem.

Antes mesmo de provocar os alunos ao indagá-los por que a pandemia afetava mais a vida de pobres e pretos no Brasil, Camila teve na trama uma importância política interessante e passou bem longe dos arroubos melodramáticos de uma mocinha convencional.

Já no capítulo inicial, chamou a atenção ao dedicar o diploma conquistado à luta diária de Lurdes (Regina Casé) para criar os filhos com dignidade. Com um claro perfil progressista, foi dela a ideia de ocupar a escola pública onde lecionava.

Camila não só liderou os alunos na ocupação como também enfrentou a ira de Álvaro e acabou baleada depois de um tiroteio nas redondezas da escola. No hospital, protagonizou uma das cenas mais impactantes de Amor de Mãe. Ao desabafar com a mãe, disse estar cansada de ser forte o tempo inteiro e citou todas as barreiras que enfrenta na vida: ser mulher, negra, pobre, professora.

reprodução/tv globo

Camila é um símbolo de resistência

Em um discurso emocionante e simples ao mesmo tempo, mostrou a fragilidade escondida atrás de sua personalidade, trazendo a personagem mais próxima da realidade de muitas Camilas espalhadas pelo Brasil.

No âmbito pessoal, enfrentou as picuinhas diárias criadas por Thelma, teve de se curvar à vontade da sogra e aceitar que ela gestasse seu próprio filho, após descobrir que perdera o útero e não poderia mais engravidar. E ainda tem que lidar com o amor cada vez mais doentio de Thelma por Danilo.

O calvário tende a aumentar agora que está presa a uma cadeira de rodas, enriquecendo a teia de conflitos que a envolve.

Jéssica Ellen soube aproveitar a oportunidade que ganhou de Manuela Dias. Em seu primeiro papel de destaque na TV, firmou-se de vez na carreira. De quebra, representa um novo perfil de mocinha, mais próximo à realidade brasileira e tão carente de representação nas nossas telenovelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Amor de Mãe: Capítulo de 6 de abril

Terça, 6/4 (Capítulo 122)
Penha chega para resgatar Álvaro. Danilo sonda Thelma sobre o sítio. Raul e Sandro se desesperam ao não conseguir falar com Vitória. Nuno revela a Danilo que Thelma deixou o hospital com outro bebê nos braços ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.