Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PERDÃO E TESÃO

Mudança no remake de Renascer: Zinha troca rixa de família por drama inédito

REPRODUÇÃO/GLOBO

A atriz Samantha Jones em cena de Renascer com expressão séria

Zinha (Samantha Jones) em cena de Renascer; ela perdoará José Augusto (Renan Monteiro)

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 11/4/2024 - 21h00

Uma mudança importante está em curso no remake de Renascer. Na primeira edição da novela, exibida em 1993, a personagem Zinha (Samantha Jones) era Zinho (Cosme dos Santos) e tinha como trama principal (ou mesmo única) a rixa familiar com José Augusto (Marco Ricca na original, Renan Monteiro agora). No remake, essa questão já será resolvida e dará espaço para outro conflito: o drama sexual de Zinha.

Uma personagem terá papel central nesta história: Lu (Eli Ferreira). A professora vem se aproximando bastante da amiga de João Pedro (Juan Paiva) e foi a responsável por convencê-la a conversar com José Augusto.

Os dois têm uma rixa há anos por conta da morte de Jupará (Evaldo Macarrão). Zinha considerava que o primogênito de José Inocêncio (Marcos Palmeira) havia sido culpado pela morte do seu pai por não ter feito seu papel como médico e não ter conseguido salvá-lo.

Esta questão foi o que moveu toda a trama de Zinho na edição original da novela. O personagem não tinha outro mote na história a não ser o ódio por José Augusto. No remake, porém, Zinha e o médico se resolverão (ao menos nas aparências) já nesta semana. No sábado (13), os dois concordarão em deixar a rixa de lado, e ela até o ensinará a lidar com o cacau na fazenda.

Sobrará, portanto, bastante tempo para o autor Bruno Luperi desenvolver outra questão da personagem: a sexualidade. Na trama, Zinha parece ainda não saber e não aceitar que sente atração por mulheres.

Isso ficará mais perceptível na relação dela com Lu. Em cenas previstas para irem ao ar no capítulo desta quinta (11), a garota terá um ataque de ciúme ao ver a professora sair da escola acompanhada de José Augusto (que estará interessado nela também).

Já no capítulo de sexta (12), Lu terá uma conversa com Zinha em que chamará a atenção dela pela cena de grosseria. As duas se entenderão, e a personagem de Samantha Jones passará a discretamente tentar seduzir a professora. Ela até mudará o visual para chamar a atenção de Lu e ganhará elogios da pretendente.

A sexualidade de Zinha ainda não está completamente às claras na novela --a personagem não se assumiu como lésbica ou bissexual. A ideia é que ela vá descobrindo mais sobre si mesma junto com o telespectador, ao longo dos capítulos.

Com a mudança na orientação sexual de Zinha, Bruno Luperi vai na contramão das declarações do avô, Benedito Ruy Barbosa, sobre o desenvolvimento de tramas focadas em personagens LGBTQIA+. Ruy Barbosa já chegou a afirmar que odeia "história de bicha" e que tramas envolvendo homossexuais não teriam espaço em suas novelas.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 28/5 a 8/6

Terça, 28/5 (Capítulo 110)
José Inocêncio pede a Augusto e Buba que permaneçam na fazenda. Egídio manda Marçal ficar de olho no Pastor Lívio. José Inocêncio tenta convencer João Pedro a não se casar, e os dois discutem. João Pedro ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.