Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PERDÃO E TESÃO

Mudança no remake de Renascer: Zinha troca rixa de família por drama inédito

REPRODUÇÃO/GLOBO

A atriz Samantha Jones em cena de Renascer com expressão séria

Zinha (Samantha Jones) em cena de Renascer; ela perdoará José Augusto (Renan Monteiro)

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 11/4/2024 - 21h00

Uma mudança importante está em curso no remake de Renascer. Na primeira edição da novela, exibida em 1993, a personagem Zinha (Samantha Jones) era Zinho (Cosme dos Santos) e tinha como trama principal (ou mesmo única) a rixa familiar com José Augusto (Marco Ricca na original, Renan Monteiro agora). No remake, essa questão já será resolvida e dará espaço para outro conflito: o drama sexual de Zinha.

Uma personagem terá papel central nesta história: Lu (Eli Ferreira). A professora vem se aproximando bastante da amiga de João Pedro (Juan Paiva) e foi a responsável por convencê-la a conversar com José Augusto.

Os dois têm uma rixa há anos por conta da morte de Jupará (Evaldo Macarrão). Zinha considerava que o primogênito de José Inocêncio (Marcos Palmeira) havia sido culpado pela morte do seu pai por não ter feito seu papel como médico e não ter conseguido salvá-lo.

Esta questão foi o que moveu toda a trama de Zinho na edição original da novela. O personagem não tinha outro mote na história a não ser o ódio por José Augusto. No remake, porém, Zinha e o médico se resolverão (ao menos nas aparências) já nesta semana. No sábado (13), os dois concordarão em deixar a rixa de lado, e ela até o ensinará a lidar com o cacau na fazenda.

Sobrará, portanto, bastante tempo para o autor Bruno Luperi desenvolver outra questão da personagem: a sexualidade. Na trama, Zinha parece ainda não saber e não aceitar que sente atração por mulheres.

Isso ficará mais perceptível na relação dela com Lu. Em cenas previstas para irem ao ar no capítulo desta quinta (11), a garota terá um ataque de ciúme ao ver a professora sair da escola acompanhada de José Augusto (que estará interessado nela também).

Já no capítulo de sexta (12), Lu terá uma conversa com Zinha em que chamará a atenção dela pela cena de grosseria. As duas se entenderão, e a personagem de Samantha Jones passará a discretamente tentar seduzir a professora. Ela até mudará o visual para chamar a atenção de Lu e ganhará elogios da pretendente.

A sexualidade de Zinha ainda não está completamente às claras na novela --a personagem não se assumiu como lésbica ou bissexual. A ideia é que ela vá descobrindo mais sobre si mesma junto com o telespectador, ao longo dos capítulos.

Com a mudança na orientação sexual de Zinha, Bruno Luperi vai na contramão das declarações do avô, Benedito Ruy Barbosa, sobre o desenvolvimento de tramas focadas em personagens LGBTQIA+. Ruy Barbosa já chegou a afirmar que odeia "história de bicha" e que tramas envolvendo homossexuais não teriam espaço em suas novelas.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 30/4 a 11/5

Terça, 30/4 (Capítulo 86)
Buba flagra Augusto e Ritinha juntos. Teca deixa Morena perplexa ao fazer um comentário sobre sua casa. Morena comenta com Deocleciano que Teca pode ter vindo atrás de vingança como Mariana. Joana fica assustada com o ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.