Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VALE A PENA VER DE NOVO

Morte, traição e reviravolta: 5 bombas das semanas finais de A Favorita

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Patricia Pillar como Flora em A Favorita; ela está segurando uma arma apontada em sua frente enquanto olha fixamente com cara séria

Flora (Patricia Pillar) em A Favorita; vilã vai matar aliado e logo depois cair em armadilha

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 31/10/2022 - 6h25

A reta final de A Favorita será marcada por morte, traição e uma grande e esperada reviravolta. Nas últimas duas semanas no ar, a novela do Vale a Pena Ver de Novo, da Globo, ainda contará com pelo menos cinco bombas que prometerão agitar os capítulos finais da trama.

Silveirinha (Ary Fontoura) já demonstrou que está disposto a ajudar Donatela (Claudia Raia) e trair Flora (Patricia Pillar). Após a súplica de sua mãe para colaborar com a justiça da sofredora mocinha, o mordomo decidiu auxiliar a ex-dondoca em um plano para pegar Flora de vez, pois está cansado de ser humilhado pela megera.

Mas a ideia da foragida fracassará, e Flora ameaçará entregá-la à polícia. Preocupado, o empregado dos Fontini aconselhará Donatela a fugir e seguirá sendo sua principal fonte, levando todas as informações para a mãe de criação de Lara (Mariana Ximenes) e sua turma.

Mesmo assim, ele seguirá fingindo ser fiel à vilã enquanto prepara uma armadilha para que a patroa se ferre com a Justiça. Silveirinha, no entanto, não conseguirá ficar apunhalando a malvada pelas costas para sempre. No penúltimo capítulo, durante o casamento de Donatela e Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia), o mordomo encontrará Flora, que vai revidar sua traição.

Disfarçada de garçonete, a assassina vai querer acertar as contas com o "Judas" e lhe enfiará uma faca no bucho, mas não conseguirá terminar o serviço, tendo que deixar o ex-aliado apenas ferido. No último capítulo, os dois voltarão a se encarar quando Silveirinha integrar a comitiva que partirá mais uma vez para cima da víbora.

Silveirinha atingido por Flora

Silveirinha atingido por Flora

O adeus de Dodi

Antes do acerto de contas com a Justiça, Flora viverá um duelo de vilões com Dodi (Murilo Benício), e o picareta será assassinado pela loira. O oportunista tentará extorquir a ex-parceira para ter a chance de fugir do país depois de sair da cadeia. A vilã, porém, vai se recusar a dar dinheiro a ele, que fará Donatela refém após caçá-la pelos quatro cantos.

Irritada, a antagonista atirará no homem na frente da rival. Antes de cantar para subir, entretanto, Dodi ainda vai mandar a real para a aliada. Sem entender por que Flora estará na paz com Donatela, o malvado alertará a comparsa de que a mocinha vai estar armando contra ela com a ajuda de Silveirinha.

Mesmo assim, ele acabará no alvo da megera. "Que pena Dodi, você consegue errar sempre. [...] Nem por acaso você acerta", vai disparar Flora, eliminando o pilantra. Após a morte, Dodi ainda vai dar um jeito de ferrar com a vilã mesmo sem saber.

É que Silveirinha bolará um plano com Donatela, sugerindo que Flora enterre o corpo do malvado no rancho para poder chamar a polícia e encontrar a prova do crime. 

Donatela refém de Dodi

Donatela refém de Dodi

Com direito a plateia

Sem Dodi no caminho, Flora seguirá iludida acreditando em uma reaproximação de Donatela, que bancará a boa amiga até conseguir que a inimiga morda de vez a sua isca. Louca para se livrar das acusações de assassinatos que a mandaram para a cadeia, a injustiçada armará um verdadeiro teatro, com direito a plateia e tudo mais, para pegar de vez a rival em uma armadilha infalível.

A fim de pegar na ferida da verdadeira assassina da história, Donatela convidará a amiga do passado para reviver um show de Faísca e Espoleta, dupla sertaneja que formaram lá atrás. Para despistar Flora, a mãe de Halley (Cauã Reymond) inventará que o espetáculo será em um teatro, mas sem público, em uma apresentação intimista.

Entretanto, Flora será ouvida por dezenas de pessoas, doidas para saber da própria boca da vigarista todos os crimes cometidos. Vestida a caráter, a personagem de Claudia Raia vai levar a rival para um palco com cenário nostálgico, repleto de memórias das cantoras.

Em meio a diversos enredos, Donatela conseguirá tirar a ex-amiga do sério até que ela perca a linha de vez e dispare, com uma arma, contra a rival. Só que a megera não fará ideia de que a bala é de mentira e se entregará ao pensar que terá tirado a vida da inimiga.

Enquanto isso, Donatela vai fingir que está morrendo e cobrará consciência da malvada, que acabará entregando em bom tom todos os seus crimes. "Você é diferente dos outros. Marcelo [Flavio Tolezani], Dodi, Gonçalo [Mauro Mendonça], Salvatore [...] Você tem muito que viver", dirá Flora, que vai tentar a todo tempo culpar a inimiga por ter disparado contra ela.

"Maldita, idiota, cretina!", xingará a megera, ainda com a arma na mão. Em seguida, ela vai ser surpreendida por uma forte luz branca e logo se dará conta de que estava diante de uma imensa plateia, com as presenças de Lara, Zé Bob, Tuca (Rosi Campos), Cilene (Elizangela), Halley, entre outros.

Imediatamente, ela vai surtar e começará a disparar para todos os lados. Nesse momento, Halley revelará que as balas da arma são falsas, e Flora descobrirá que caiu em uma armadilha. "Viu só, Flora? Desta vez você caiu direitinho", vai dizer Donatela, levantando-se do chão.

Flora (Patricia Pillar) sendo desmascarada

Flora (Patricia Pillar) sendo desmascarada

Revanche fracassada

Apesar de desmascarada, Flora conseguirá escapar e ficará desaparecida da vida dos personagens durante um período curto. Infiltrada como uma garçonete no casamento de Donatela e Zé Bob, ela conseguirá descobrir o local da lua de mel do casal e surgirá para os dois em busca de uma revanche.

A intenção da vilã será repetir o mesmo crime de 20 anos atrás: matar o boy na frente de Donatela. No dia seguinte ao casamento, o casal se surpreenderá com a mesa de café da manhã posta. Flora, então, vai aparecer sorridente, com uma bandeja de torradas e uma arma na mão.

"Bom dia, casal de pombinhos. Gostaram da surpresa?", perguntará a megera, que vai servi-los em um clima mais que apreensivo. Donatela vai pedir para que Flora pare com isso e fuja de vez, mas a ex-cantora responderá que não pode deixá-la sozinha, fazendo Zé Bob refém em meio a uma série de deboches e ironias sobre o casal.

A sequência exibida no último capítulo da trama vai transtornar Donatela, que pensará ter novamente um amor interrompido pela inimiga, mas a história não se repetirá. Apesar disso, o jornalista será alvejado ao tentar escapar das garras da malvada.

"Três tiros eu dei no Marcelo, três tiros eu vou dar no Zé Bob: o último na cabeça", vai anunciar Flora, que jogará na cara da ex-amiga todas as suas frustrações. Em seguida, o clima vai esquentar ainda mais com a chegada de Lara, Irene (Glória Menezes) e Silveirinha.

"Pronto, chegou a cavalaria!", exclamará Flora, que vai ser impedida pela filha. Descontrolada com a situação, Lara vai atirar contra a própria mãe. A vilã, entretanto, não morrerá, mas será encaminhada de volta ao presídio.

Já recuperado da bala que terá levado, Zé Bob vai surgir na última cena da novela ao lado de Donatela. Ela o presenteará com um cachorro chamado Alcino, e os dois vão trocar juras e mais juras de amor na cama. 

Flora (Patricia Pillar) e Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia)

Flora e Zé Bob no final da novela

Fim trágico

Outra bomba que marcará os últimos capítulos de A Favorita, fora do eixo central da história, será o desfecho de Dedina (Helena Ranaldi). Diagnosticada com uma grave doença, a ex-primeira-dama de Triunfo morrerá em uma cama de hospital.

Antes de partir dessa para melhor, a personagem, completamente debilitada, conseguirá fazer as pazes com Elias (Leonardo Medeiros) e pedirá para Damião (Malvino Salvador) retomar a amizade com seu ex-marido.

O filho de Arlete (Angela Vieira) ficará comovido, mas ao mesmo tempo em paz consigo mesmo, e acompanhará o cortejo fúnebre da ex-amante mesmo contra a vontade de Greice (Roberta Gualda).

Dedina em cena final

Dedina em cena final

O Rei do Gado vai substituir A Favorita no Vale a Pena Ver de Novo e entra no ar a partir de 7 de novembro. Na primeira semana, as duas novelas ficarão juntas no ar. Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Luís Fernando Carvalho, a história, exibida originalmente em 1996, conta a saga de Bruno Mezenga (Antonio Fagundes), eterno rival dos Berdinazzi.

Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Listen to "#121 - Ari entrega sua vida nas mãos de Guerra em Travessia" on Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de O Rei do Gado.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.