DE VOLTA À GLOBO
FREDERICO ROZARIO/TV GLOBO
Patricia Pillar e Claudia Raia em A Favorita; trama inovou ao não escancarar vilã de primeira
A Favorita, exibida originalmente em 2008, volta à Globo a partir desta segunda-feira (16). Protagonizada por Claudia Raia e Patricia Pillar, a novela de João Emanuel Carneiro substituirá O Clone (2001) no Vale a Pena Ver de Novo.
A trama gira em torno de duas mulheres, Flora (Patricia Pillar) e Donatela (Claudia Raia), antigas parceiras na dupla sertaneja Faísca e Espoleta. Elas foram criadas como irmãs, mas o amor foi se transformando em ódio e crueldade. A situação atinge seu ápice quando Flora é acusada de matar Marcelo (Flavio Tolezani), marido de Donatela.
A loira, no entanto, alega ser inocente. Já a ex-parceira afirma ter visto o assassinato com os próprios olhos. Esse conflito de versões movimenta o folhetim.
Inicialmente, a novela dividirá o Vale a Pena Ver de Novo com os capítulos finais de O Clone (2001). A faixa começa às 17h05, logo após a Sessão da Tarde. Com a divisão, A Favorita ficará com a primeira meia hora, e O Clone irá ao ar partir das 17h35.
Quando a novela de Gloria Perez chegar o fim, os capítulos da trama de João Emanuel Carneiro ficarão no ar durante uma hora e 20 minutos. O término é previsto para as 18h25, mas há alterações com base na programação diária -transmissões de futebol, por exemplo, podem adiantar o encerramento.
A novela começa com Flora saindo da prisão, disposta a provar sua inocência. Na versão da loira, Donatela teria matado o marido para ficar com o dinheiro dele. Depois do crime bárbaro, a perua teria jogado a culpa em Flora e conseguido se safar.
Donatela, por sua vez, afirma que Flora é uma psicopata. Ela declara ter visto a ex-parceira matando Marcelo, e faz de tudo para afastar Lara (Mariana Ximenes), a quem criou como filha, da mãe biológica. Até aí, o público não sabe quem está falando a verdade.
RAFAEL FRANÇA/TV GLOBO
Donatela e Flora se apresentam como dupla
No decorrer do folhetim, Flora consegue dar força à sua narrativa de injustiçada. Ela conquista aliados --como Dodi (Murilo Benício), seu ex-marido e atual companheiro de Donatela-- e arma sua grande vingança. Só então acontece a grande revelação da trama: o público descobre que Flora realmente é a assassina, que busca culpar a rival por pura ressentimento.
"Flora morava sozinha com seus pais e, de repente, teve que acolher uma menina vizinha pra ser sua irmã. Isso desembocou em ciúme, competição, desde a infância. São personagens muito humanos. A gente vê que a Flora é muito infeliz. Por mais que ela tenha se dado bem, é infeliz, ela não teve amor. Amava aquela irmã, mas se sentia inferiorizada", explica Patricia Pillar, em entrevista cedida ao Notícias da TV.
Cínica, a loira mata Salvatore (Walmor Chagas) e joga a culpa na ex-parceira. Donatela é encarcerada e passa maus bocados na prisão. A partir daí, a perua precisa provar sua inocência e desmascarar a rival.
Protagonizado por Claudia Raia e Patricia Pillar, o folhetim contou com nomes como Murilo Benício, Mariana Ximenes, Carmo Dalla Vecchia, Tarcísio Meira (1935-2021), Glória Menezes, Cauã Reymond, José Mayer, Claudia Ohana, Selma Egrei, Malvino Salvador, Taís Araujo, Lilia Cabral, Jackson Antunes e Ary Fontoura --este, aliás, tem uma cena muito marcante em que cuspiu de verdade (e sem combinar) na cara de Claudia Raia.
fABRÍCIO MOTA/TV GLOBO
Claudia Raia como Donatela em A Favorita
Também foi a primeira novela do ator Alexandre Nero, então com 48 anos. O verdureiro Vanderlei abriu portas ao ator, que, seis anos após a estreia, conseguiu o papel de protagonista no horário nobre. Ele viveu o comendador José Alfredo em Império (2014) --reprisada pela Globo em 2021.
Artistas como Clarice Falcão, Iran Malfitano, Giulia Gam, Bento Ribeiro e Helena Ranaldi se afastaram da Globo. Alguns investiram em uma carreira na música; outros tiveram de virar motorista de aplicativo para completar a renda. Confira o destino de alguns deles.
Um dos grandes trunfos de A Favorita é a dualidade das protagonistas. Cada uma tem a própria versão sobre a morte de Marcelo, e o público não sabe quem está falando a verdade. Flora foi acusada pelo crime, mas afirma ter sido injustiçada. A personagem de Claudia Raia, por sua vez, defende que a rival mereceu cada ano na cadeia.
As versões se confrontam o tempo inteiro, mas o público tendia a comprar a história de Flora, com seu ar angelical e busca por justiça. Só no capítulo 60, em uma cena emblemática, o espectador descobriu que a protagonista de Patricia Pillar realmente tinha matado Marcelo.
RENATO ROCHA MIRANDA/TV GLOBO
Flora é a verdadeira vilã da novela
A loira sempre teve inveja da parceira e desejava tomar a vida dela para si. Por isso, se envolveu com o marido da perua e exigiu que ele pedisse o divórcio. Quando descobriu que Marcelo não pretendia se separar de Donatela, decidiu matá-lo.
A trama deverá ficar ao ar até 2023, uma vez que será apresentada praticamente na íntegra. No último capítulo, Flora é presa, Donatela se casa com Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) e Silveirinha (Ary Fontoura) agencia uma nova dupla infantil.
Antes de apodrecer na prisão, a loira até invade o casamento da perua. Na festa, ela esfaqueia Silveirinha, mas é obrigada a fugir antes de conseguir matá-lo. A vilã ainda reaparece na lua de mel dos recém-casados, e chega perto de estragar o final feliz da ex-parceira.
IVONE PEREZ/TV GLOBO
Lara atira em Flora no último capítulo
Antes que Flora mate Zé Bob, porém, Lara atira nela e chama a polícia. A megera volta para a cadeia, onde é maltratada e obrigada a fazer serviços pesados. Louca de ódio, ainda diz se chamar Donatela.
Na última cena, a personagem de Claudia Raia, ao lado de Zé Bob, relembra uma passagem dela e de Flora quando crianças: Flora diz à irmã adotiva que ela é a sua favorita --explicando, enfim, o nome da novela.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer na novela A Favorita e em outras tramas da TV.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Claudia Raia
Globo
Mariana Ximenes
Murilo Benício
Novela A Favorita | Globo
Patricia Pillar
Vale a Pena Ver de Novo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.