ANÁLISE
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
A volta de Clarice (Taís Araujo) foi uma forma de sacudir Cara e Coragem, mas não adiantou
Primeira novela das sete gravada pós-pandemia, Cara e Coragem não vai deixar saudade na Globo. Com baixos números de audiência e fraca repercussão nas redes sociais, a trama escrita por Claudia Souto termina nesta sexta-feira (13) como uma das piores trama da faixa. Nem mesmo toda a dedicação da emissora --apostando em relançamentos com chamadas ao longo da programação-- fez a trama decolar.
Claudia Souto escreveu uma trama leve, solar e dinâmica como o horário pede, mas pecou no excesso de mistério e na enrolação para desvendar alguns segredos para o público, que cansou de tanto esconde-esconde. A saída foi revelar ao telespectador que Clarice (Taís Araujo) não estava morta, mas a reviravolta não foi suficiente para fisgar a audiência já afastada da TV.
Ao contrário do que aconteceu em Pega Pega (2017), em que o noveleiro acompanhou a saga dos ladrões do Carioca Palace, na história de Cara e Coragem o público parecia estar vendo uma obra em língua desconhecida.
Isso porque os personagens falavam sobre acontecimentos que não eram entendidos por quem assistia. Tudo bem que este é um recurso utilizado em histórias de suspense, mas a novela das sete da Globo foi feita quase que totalmente neste formato.
Nenhum diálogo entre Danilo (Ricardo Pereira), Regina (Mel Lisboa) e Leonardo (Ícaro Silva) fazia sentido para quem estava de frente para a TV. As conversas entre a vilã e Anita (Taís Araujo) também. Era como olhar pelo buraco da fechadura, mas com uma venda nos olhos.
Já se falou muito sobre o público desta faixa: são pessoas chegando do trabalho, fazendo comida, ajeitando a vida depois de um dia cansativo. Muitos deixam a TV ligada e acompanham a novela enquanto fazem outras atividades.
Uma história misteriosa como Cara e Coragem serve a um outro tipo de audiência que, provavelmente, não está livre para se dedicar somente a isto às sete da noite. É preciso atenção para pescar dicas, não dá para perder diálogo nenhum para adivinhar pistas. Por mais leve e despretensiosa que fosse, a história principal não pareceu se adequar ao horário.
Cara e Coragem entra em sua última semana com 21 pontos de média geral na Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país, desempenho semelhante ao de sua antecessora, a também fracassada Quanto Mais Vida, Melhor!. Novo folhetim da faixa, Vai na Fé estreia no próximo dia 16.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Cara e Coragem e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Cara e Coragem: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 11 a 14/1
Quarta, 11/1 (Capítulo 195)
Pat revela a Rômulo que estava monitorando os encontros deles para Ítalo. Danilo se desespera com a Citação e exige que Célia arrume um encontro dele com Rebeca. Regina chora com medo de ser presa. Batata ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.