Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MISTÉRIO

Maria vai virar onça ou não em Pantanal? Descubra como será a transformação

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Maria (Juliana Paes) encara uma onça em cena emque está com cabelos soltos e agachada em um campo verde

Maria (Juliana Paes) vai virar onça para proteger a filha recém-nascida de uma cobra na novela

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 2/4/2022 - 20h00

Maria Marruá (Juliana Paes) vai virar onça para proteger Juma (Alanis Guillen) em Pantanal. Essa é uma das cenas mais esperadas da primeira fase da novela das nove da Globo e está sendo guardada a sete chaves pela emissora. Tudo para manter o mistério: afinal, Maria vira ou não vira onça? Luta como se fosse onça ou vira onça para lutar?

Tudo começa quando, após dar à luz, Maria decidirá se livrar da recém-nascida e a abandonará em uma canoa em um rio. Uma cobra sucuri se interessará pela pequena e tentará atacá-la. Arrependida do abandono, a mulher de Gil (Enrique Diaz) se transformará em bicho para salvar a filha. 

No capítulo entregue a Juliana Paes, a cena é descrita assim:

Maria, que já estava quase tomada pela sucuri, vira onça e com a força deste animal, luta para se desvencilhar do abraço mortal da sucuri. A cobra a encara dentro dos olhos e só a solta quando enxerga no fundo deles o despertar do instinto maternal de Maria. Ela apanha Juma pelos panos que a envolvem, salta da canoa e se põe a nadar rumo à beira do rio, sob a bênção daquela sucuri.

Quem verá tudo da beira do rio será Gil (Enrique Diaz). Será ele quem começará a espalhar para as pessoas que Maria virou onça e que ele nunca viu nada igual. O marido da interiorana falará como se ela tivesse virado onça de verdade. Mas Maria minimizará, então, as pessoas ficarão em dúvida sobre o que realmente aconteceu. A partir daí é que que se criará a "lenda" sobre Maria Marruá.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o diretor artístico de Pantanal, Rogério Gomes, o Papinha, contou que a transformação não será ultrarrealista. Segundo o cineasta, a ideia da produção era trabalhar com animais de verdade nestas cenas. "Não se pode fugir daquela linguagem que só insinuava a transformação porque é uma lenda", explicou.

Na versão original da novela, exibida pela Manchete (1983-1999) em 1990, as mudanças entre a forma física de Maria, interpretada por Cassia Kis, e de onça não eram claras na tela por dois motivos: deixar o mistério no ar se ela realmente virava o animal ou se tudo não se tratava de uma metáfora, e também por conta dos efeitos especiais limitados da época. 

O mistério, aliás, passa de mãe para filha. Juma, agora interpretada por Alanis Guillen, também vai se transformar em onça durante o remake escrito por Bruno Luperi.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal.


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.