Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PEDIDO DE SOCORRO

'Ruim demais', Fina Estampa faz público pedir volta de Domênico de Amor de Mãe

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Christiane Torloni caracterizada como a Tereza Cristina em cena de Fina Estampa

Tereza Cristina (Christiane Torloni) em cena de Fina Estampa; folhetim é criticado nas redes sociais

DANIEL FARAD

Publicado em 5/5/2020 - 5h29

Em tempos de isolamento social, a reprise de Fina Estampa (2011) tem alcançado bons índices de audiência com o público preso em casa na frente da TV. Os números, no entanto, não se refletem em elogios nas redes sociais. A trama é alvo de inúmeras reclamações e os insatisfeitos, inclusive, pedem a volta de Amor de Mãe --ainda que o folhetim de Manuela Dias tenha dividido as opiniões em sua primeira temporada.

Noveleira assumida, a cantora e apresentadora Candy Mel criou uma campanha involuntária nas redes contra a saga de Griselda (Lilia Cabral). Ela postou uma foto no Instagram segurando uma folha de papel em que se lê: "Fina Estampa é ruim demais". Alguns amigos e fãs rapidamente replicaram o cartaz.

"Abominação essa novela", reclamou a modelo plus size Bia Gremion. "Sabe o que é pior? Tem mais audiência que Amor de Mãe. É inacreditável", complementou o diretor e roteirista Pedro Henrique França.

A artista também postou a reclamação no Twitter e viu o seu conteúdo viralizar rapidamente. Até o conclusão deste texto, a imagem já contabilizava 1.700 comentários, 12 mil retweets e 79,5 mil curtidas.

A plataforma, aliás, reúne as críticas mais incisivas à história, considerada datada, politicamente incorreta e caricata. "Imagina se no lugar de Amor de Mãe, a novela das 21h fosse a reprise de Avenida Brasil? O país ia parar, com toda a certeza. Quero saber de quem foi a ideia de passar Fina Estampa. A novela mais cafona de todos os tempos", escreveu Nicole Balaestro.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Lurdes (Regina Casé) abraça Danilo (Chay Suede) sem saber que é seu filho em Amor de Mãe


Volta, Domênico!

Mesmo depois de patinar na audiência por meses, a incansável busca de Lurdes (Regina Casé) pelo seu filho perdido segue na memória dos brasileiros, sobretudo daqueles que não aguentam mais as vilanias de Tereza Cristina (Christiane Torloni). "Saudades de Amor de Mãe e a saga do Domênico. Fina Estampa é ruim demais", lamentou Tatyene Mendes.

Até as cenas de Celeste (Dira Paes) acendendo uma vela para sua santa viraram meme a favor de sua "principal concorrente". "Por favor, acabe logo com essa quarentena que eu também quero saber onde que é que está Domênico", brincou Deriky Pereira.

Nem mesmo em uma versão mais enxuta, sem as chamadas "gorduras", a narrativa de Aguinaldo Silva agrada aos telespectadores mais jovens e ligados às redes. Os impropérios ditos pela antagonista de Christiane Torloni têm afastado essa fatia do público, que também não se identifica com Crô (Marcelo Serrado).

Um dos pontos altos da primeira exibição, o mordomo é acusado de representar um estereótipo nocivo, o do "gay chaveirinho". A gíria identifica o comportamento de gays, reais ou fictícios, que deixam a sua vida de lado para se tornar um mero "acessório" de uma mulher heterossexual.

Acompanhe a repercussão nas redes sociais:

Ver essa foto no Instagram

👀

Uma publicação compartilhada por Mel (@melpormel) em


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Fina Estampa e outras novelas.

Resumos Semanais

Resumo da novela Fina Estampa: Capítulos de 18 e 19 de setembro

Sexta, 18/9 (Capítulo 155)
Tereza Cristina obriga Griselda a implorar pela sua vida. Crô entrega plano de Tereza Cristina para não ser preso. Tereza Cristina arrasta Ferdinando para a cama. Antenor decide ir atrás de Griselda. Zuleika interrompe o casamento ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.