Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RESUMÃO DA SEMANA

Mar do Sertão: Zé Paulino perde memória, noiva e filho numa tacada só

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Sergio Guizé, caracterizado como Zé Paulino, tem a expressão surpresa em cena de Mar do Sertão

Desmemoriado, Zé Paulino (Sergio Guizé) será dado como morto em Canta Pedra nesta semana

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 28/8/2022 - 7h00

Zé Paulino (Sergio Guizé) sofrerá um acidente horripilante com Tertulinho (Renato Góes) em Mar do Sertão. Ele até conseguirá sussurrar o nome de Candoca (Isadora Cruz) antes de cair em completo estado de esquecimento, mas as tentativas de seu cuidador para localizá-la não terão frutos. Para piorar, a mocinha descobrirá estar grávida na novela das seis da Globo.

O vaqueiro partirá em uma viagem a mando de Tertúlio (José de Abreu) no dia de seu casamento, mas a trilha será interrompida por uma forte tempestade. Tanto o rapaz quanto o companheiro de viagem perderão o equilíbrio e cairão do cavalo.

O playboy conseguirá se safar sem maiores problemas, mas o noivo de Candoca sumirá pelo precipício sem deixar rastros. O mauricinho, assim, concluirá que o rival morreu. Ele voltará a Canta Pedra e anunciará a tragédia aos quatro cantos.

Mais tarde, o público vai descobrir que, na verdade o rapaz terá sobrevivido. A queda terá feito uma séria concussão na cabeça --que, por sua vez, deixará o protagonista desmemoriado.

Ao menos, ele terá sussurrado o nome de Candoca e da cidade de Canta Pedra antes de perder as lembranças. Adamastor (Everaldo Pontes) ouvirá o murmúrio e tentará localizar a noiva do boiadeiro. O ancião também cuidará do jovem enquanto ele se recupera.

Quando o filho de Daomé (Wilson Rabelo) acordar, o idoso descobrirá que o rapaz perdeu a memória. Por isso, tentará localizar a família dele sozinho. No capítulo de sexta-feira (2), ele conseguirá chegar a Dodôca (Cyria Coentro) e anunciar que o genro dela está vivo.

Mas a mulher padecerá da doença e acabará morrendo antes de passar a informação para frente. A personagem de Isadora Cruz perderá a mãe e o noivo, mas seu calvário conseguirá ficar ainda pior. Ela descobrirá que está esperando um filho do homem que acredita estar morto.

O agiota da cidade, Vespertino (Thardelly Lima), decidirá tomar a casa da mocinha. Segundo ele, a matriarca da família havia usado o imóvel como seguro fiança para um empréstimo.

Tertulinho, então, comprará a casa para dá-la de presente à professora. Também prestará apoio em relação a gravidez. Ela ficará cada vez mais grata, sem saber que ele esconde um segredo sujo. Nesse interim, ele terá descoberto que Zé Paulino sobreviveu ao acidente, mas terá mantido a língua dentro da boca. O coronelzinho ainda falsificará documentos e até arranjará um corpo para "provar" a morte do rival.

Candoca (Isadora Cruz) descobrirá estar grávida de Zé Paulino (Sergio Guizé) em Mar do Sertão

Candoca descobrirá estar grávida

Resumo dos capítulos

Segunda, 29/8 (Capítulo 7)
Candoca se desvencilha de Tertulinho e afirma a Zé Paulino que o ama. Coronel repreende Tertulinho na frente de Zé Paulino. Dodôca passa mal, e Candoca se preocupa com a mãe. Tertulinho assina uma promissória e pega dinheiro com Vespertino.

O coronel avisa Zé Paulino que Tertulinho cuidará do cavalo ao seu lado. Timbó faz queixa de Sabá para o coronel. Xaviera procura Tertulinho na fazenda. Coronel Tertúlio confronta Sabá Bodó.

Terça, 30/8 (Capítulo 8)
Tertúlio e Sabá Bodó se enfrentam. Tertulinho dá dinheiro para Xaviera, e ela deixa a cidade. Candoca se despede de Zé Paulino, que se prepara para viajar com o cavalo ao lado de Tertulinho. O coronel exige que Eudoro denuncie Sabá em seu jornal.

Dodôca tem um desmaio, e Otacílio a aconselha a revelar a verdade sobre sua saúde para Candoca. Zé Paulino e Tertulinho sofrem um acidente. Todos lamentam a morte de Zé Paulino. Tertulinho afirma a Candoca que não teve culpa pelo acidente. 

Quarta, 31/8 (Capítulo 9)
O suposto corpo de Zé Paulino é enterrado. Adamastor encontra Zé Paulino. Candoca conforta Tertulinho. Labibe e Lorena se preocupam com a saúde de Dodôca. Deodora repreende o coronel por sofre por Zé Paulino. Floro Borromeu prende Sabá Bodó após as denúncias de Eudoro.

Há uma manifestação em frente à casa de Sabá, e Jessilaine e Nivalda se assustam. Candoca e Tertulinho ajudam Nivalda e Jessilaine. Tereza se compadece do desânimo de Timbó. Candoca e Tertulinho ajudam Timbó. Tertulinho faz uma proposta a Candoca, que afirma que será apenas sua amiga. O coronel oferece dinheiro a Daomé. Adamastor cuida de Zé Paulino, que luta para sobreviver.

Quinta, 1º/9 (Capítulo 10)
O coronel lamenta com Deodora a recusa de Daomé em receber o dinheiro. Tertulinho vê quando Daomé deixa a cidade. Tertulinho confronta o coronel e acaba expulso de casa. Candoca sente um enjoo, e Dodôca se preocupa. Candoca aprova as atitudes de Tertulinho, que se declara novamente à professora.

Zé Paulino reúne forças para dizer seu nome e o de Candoca a Adamastor. Candoca descobre que está grávida de Zé Paulino. Dodôca pede dinheiro a Vespertino. Adamastor consegue levar Zé Paulino ao posto médico. Lorena revela a Tertulinho sobre a gravidez de Candoca. Adamastor procura Candoca.

Sexta, 2/9 (Capítulo 11)
Adamastor revela a Dodôca que Zé Paulino não morreu. Lorena confessa a Candoca que contou sobre sua gravidez a Tertulinho. Tertulinho encontra Adamastor e descobre que Zé Paulino está vivo. Dodôca se prepara para contar a Candoca sobre Zé Paulino, quando sente uma pontada e cai desacordada. Candoca se desespera com a morte da mãe.

Tertulinho percebe que Dodôca morreu antes de contar a Candoca sobre Zé Paulino e decide guardar segredo. Com a ajuda de Vespertino, Tertulinho falsifica documentos de Zé Paulino. Candoca pede para ficar com o cavalo indomado de Zé Paulino, e o coronel faz uma aposta com a professora.

Sábado, 3/9 (Capítulo 12)
Tertulinho se prontifica a domar o cavalo de Zé Paulino para Candoca, e o coronel aceita. Vespertino cobra a dívida de Tertulinho, que planeja comprar um imóvel para Candoca.

Vespertino revela a Candoca que Dodôca vendeu sua casa, mas afirma que o novo comprador indicou que o imóvel retornasse à professora. Candoca agradece o gesto de Tertulinho, que a pede novamente em casamento. Zé Paulino tem uma melhora, e Tertulinho se desespera.


Os capítulos de Mar do Sertão são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Mar do Sertão e outras novelas.


Resumos Semanais

Mar do Sertão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 18/3

Sexta, 17/3 (Capítulo 179)
Capítulo não divulgado pela emissora. Sábado, 18/3
Reapresentação do último capítulo. Os capítulos de Mar do Sertão são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio Inscreva-se no canal do Notícias da TV ...Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.