RESUMÃO DA SEMANA
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Tertulinho (Renato Góes) será um baita de um ingrato e assediará a noiva de seu salvador
Tertulinho (Renato Góes) não será um bom exemplo em Mar do Sertão, a nova novela das seis da Globo. O crápula será salvo de uma emboscada por Zé Paulino (Sergio Guizé), jurará gratidão e, na primeira oportunidade, agarrará a noiva dele à força. O beijo em Candoca (Isadora Cruz) causará uma crise que culminará em uma ameaça de morte.
O almofadinha voltará a Canta Pedra no capítulo desta segunda-feira (22), após passar uma temporada "estudando" na capital. Apesar de ter prometido ao coronel Tertúlio (José de Abreu) que se ajeitaria na cidade grande, o que o rapaz fazia mesmo era correr atrás de um rabo de saia. Aliás, ele só terá voltado à cidade natal porque terá sido perseguido por um noivo traído.
A história vai se repetir assim que ele pisar no sertão. O vilãozinho se encantará por Candoca e não hesitará em tentar conquistá-la. Ele até saberá que a moça estará noiva do funcionário de seu pai, mas não dará a mínima. Usará seu dinheiro, poder e requinte para tentar fisgá-la. Como nada dará certo, ele decidirá beijá-la à força --sendo repelido com um belo de um tapa na cara.
O curioso é que, antes do assédio, o filho de Deodora (Debora Bloch) terá prometido gratidão e amizade eternas ao peão. Em suas expedições pelas terras do pai, o rapaz terá sido picado por uma cobra e ficado à beira da morte. Ele será salvo justamente pelo rival, que o levará em segurança ao casarão do coronel Tertúlio.
Só que o mocinho não será feito de trouxa. Na quinta-feira (25), ele descobrirá que a promessa do riquinho terá sido da boca para fora. O funcionário chegará a confrontar o recém-chegado pelas investidas em noiva. Mas não terá jeito. O personagem de Renato Góes dará de ombros e continuará seu plano de conquista.
Nem os alertas do coronel Tertúlio abalarão o filho. Muito menos a chegada de Xaviera (Giovana Cordeiro), um dos seus affairs na capital. Tertulinho vai ignorar tudo para voltar a beijar Candoca. Dessa vez, a cena será vista por Zé Paulino, que urrará de ódio.
Candoca e Zé Paulino viverão crise
Segunda, 22/8 (Capítulo 1)
Zé Paulino e Candoca se beijam às margens do rio. Candoca questiona se Zé Paulino sentirá falta da região quando os dois partirem. Deodora lamenta a relação de Tertúlio com o filho. Tertulinho foge de um marido traído.
Candoca descobre que haverá um evento em Canta Pedra no dia de seu casamento com Zé Paulino e confronta Sabá Bodó. Zé Paulino pede que o padre Zezo o ajude a contar para Candoca que terá que adiar a data do casamento. Candoca é presa por desacato à autoridade, e Zé Paulino a liberta. Tertulinho se encanta por Candoca.
Terça, 23/8 (Capítulo 2)
Tertulinho observa Candoca no rio, e a moça o confronta com a ajuda de Lorena. Tertulinho inventa para o pai que foi assaltado, e o coronel Tertúlio aciona Zé Paulino. Timbó conta que recebeu uma ordem de desapropriação de suas terras, e o padre Zezo desconfia.
Timbó defende suas terras de um agrimensor. Candoca descobre que as crianças da escola estão sem merenda e confronta novamente o prefeito Sabá Bodó. Candoca ouve quando o agrimensor conversa com Sabá sobre as terras de Timbó. Tertulinho é picado por uma cobra.
Quarta, 24/8 (Capítulo 3)
Zé Paulino socorre Tertulinho. Candoca deduz que Sabá quer desapropriar as terras de Timbó para construir o açude de Canta Pedra, e Eudoro Cidão registra. Janjão comenta com Mirinho sobre as intenções de Sabá. Zé Paulino salva a vida de Tertulinho, que lhe promete amizade e gratidão eternas.
O coronel Tertúlio elogia Zé Paulino, e Tertulinho sente ciúme. Candoca confunde Tertulinho com Zé Paulino e afirma ao filho do coronel que está noiva do rapaz. Padre Zezo elogia Lorena. Tertulinho beija Candoca contra sua vontade.
Quinta, 25/8 (Capítulo 4)
Candoca se revolta contra Tertulinho. Dodôca exige que Lorena e Zé Paulino não contem a Candoca sobre seu mal-estar, e o padre Zezo se preocupa. Otacílio assegura ao coronel que Tertulinho está recuperado da picada de cobra. Candoca revela a Zé Paulino que esteve no açude com Tertulinho e Lorena.
Candoca aceita a carona de Tertulinho, e Zé Paulino os vê. Cira faz fofocas sobre Candoca para Anita. Timbó permite que Firmino o ajude a pintar as paredes da igreja. Lorena defende Candoca de Anita e Cira. Zé Paulino ameaça Tertulinho.
Sexta, 26/8 (Capítulo 5)
Zé Paulino exige que Tertulinho se afaste de Candoca. Timbó pede um emprego a Sabá, que pensa em engambelar o homem para conseguir a cessão de suas terras. Candoca confirma as intenções de Sabá sobre Timbó e rasga o documento assinado pelo lavrador.
Padre Zezo descobre que Timbó colocou Firmino para trabalhar em seu lugar. Lorena briga com Cira e Anita para defender Candoca. Coronel Tertúlio repreende o filho por desrespeitar Zé Paulino. A mando de Sabá, Candoca é demitida da escola. Zé Paulino confronta Sabá por conta da demissão de Candoca.
Sábado, 27/8 (Capítulo 6)
Sabá ordena que Floro prenda Zé Paulino. Nivalda sugere que Sabá seja mais agressivo ao lidar com Candoca e Zé Paulino. Xaviera chega a Canta Pedra, e Tertulinho se desespera. Tertulinho instala Xaviera na pousada de Quintilha.
Xaviera chantageia Tertulinho e pede dinheiro. Coronel Tertúlio exige que Zé Paulino seja libertado da delegacia. Xaviera se interessa por Zé Paulino e tenta seduzir o rapaz. Candoca ameaça Xaviera. Tertulinho beija Candoca novamente, e Zé Paulino flagra os dois.
Os capítulos de Mar do Sertão são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Mar do Sertão e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mar do Sertão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 18/3
Sexta, 17/3 (Capítulo 179)
Capítulo não divulgado pela emissora.
Sábado, 18/3
Reapresentação do último capítulo.
Os capítulos de Mar do Sertão são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio
Inscreva-se no canal do Notícias da TV ...Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.