Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DIA VIROU NOITE

Maldição do eclipse? Pedro mergulha na maré de azar de Nos Tempos do Imperador

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Selton Mello caracterizado como Pedro em cena de Nos Tempos do Imperador

Pedro (Selton Mello) em Nos Tempos do Imperador: monarca sofrerá a caminho da guerra

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 1/12/2021 - 17h00

Pedro (Selton Mello) desconfiará que realmente foi amaldiçoado pelo eclipse solar na sua partida para a Guerra do Paraguai (1864-1870) em Nos Tempos do Imperador. Em uma carta para Luísa (Mariana Ximenes), o nobre reclamará que uma "maré de azar" terá caído sobre o seu pelotão. "É o prenúncio de um desastre?", questionará ele na novela das seis da Globo.

O dia virou noite durante um discurso do monarca para as tropas brasileiras no folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão. Culto, Pedro sabe que, desde a Grécia Antiga, um fenômeno natural desse tipo é considerado um sinal de mau agouro --e dos piores possíveis.

Para piorar a situação, o protagonista interpretado por Selton Mello ainda enfrentará uma tempestade a caminho do campo de batalha nas cenas que serão exibidas nesta quinta (16). 

Assustado e encharcado pelo temporal, Pedro escreverá para Luísa a fim de dividir os seus pensamentos sobre os maus presságios pelo caminho:

Para você posso dizer o que realmente se passa no meu coração. Tudo conspira contra nós. A primeira batalha foi contra o mau tempo. Será que essa chuva, assim como o eclipse, são o prenúncio de um desastre? É um grande esforço para não demonstrar meu estado de espírito.

"Tenho que ser o líder que sabe o que deve ser feito. O empenho dos voluntários me dá forças, mas penso nas famílias desses homens e rezo para que todos voltem com vida", acrescentará ele na missiva.

"A guerra não combina com Pedro", lamentará a personagem de Mariana Ximenes. "Ela só combina com gente ruim", acrescentará Justina (Cinnara Leal), ao consolá-la.

O ator Roberto Birindelli caracterizado como Solano López em cena de Nos Tempos do Imperador

Solano López (Roberto Birindelli) no folhetim

Pedro perde a guerra na novela das seis?

Apesar dos sinais de infortúnio, Pedro conseguirá obrigar Solano López a voltar com o rabo entre as pernas para o Paraguai. O general perderá uma batalha atrás da outra, mas mesmo assim não desistirá de enfrentar a Tríplice Aliança --formada por Brasil, Uruguai e Argentina. 

"Me render? Isso eu nunca vou fazer. Vamos reagir, Elisa [Lana Rhodes]. Perdi essas batalhas, mas irei vencer a guerra", vociferará o antagonista vivido por Roberto Birindelli que, na verdade, chegará ao fim do conflito morto e derrotado.

A chuva e o eclipse, na verdade, são um sinal da queda de Pedro e do Segundo Reinado (1840-1889). Os militares que lutarão lado a lado com escravizados no front voltarão para a corte dispostos a pressionar o governo pelo fim da escravidão que, curiosamente, também marcará o fim da monarquia.

Apesar de o imperador ser a favor da abolição na novela, o Brasil foi um dos últimos países a promovê-la, uma vez que o trabalho escravo era a base de toda a economia --das lavouras de café ao pequeno comércio nas cidades e até as obras públicas.

Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#83 - Prêmio Notícias da TV: Os melhores do ano nas novelas!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.