Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ALESSANDRO MARSON

Autor de Nos Tempos do Imperador corre para corrigir erros e dá spoiler do final

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Isabel (Giulia Gayoso) está em pé e aparenta estar assustada na sala da família imperial em cena de Nos Tempos do Imperador

Alessandro Marson admite correção de erros em novela sobre Isabel (Giulia Gayoso) e sua família

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 3/11/2021 - 14h04

Alessandro Marson admitiu que tem corrido para corrigir erros em cenas já gravadas de Nos Tempos do Imperador. De acordo com o autor da novela das seis, as mudanças aconteceram após a consultoria de Rosane Borges, que foi acionada por causa da enxurrada de críticas à sequência de racismo reverso. O parceiro de Thereza Falcão também deu um spoiler do final, o folhetim encerrará na Guerra do Paraguai (1864-1870). 

As declarações de Marson foram dadas durante um bate-papo com a atriz e autora Suzana Pires no Clubhouse, na manhã desta quarta-feira (3). O escritor contou que a novela foi ao ar já com uma primeira orientação profissional.  "Desde o início a gente teve a consultoria do Nei Lopes, que é um catedrático da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e é uma das maiores autoridades no movimento negro. Ele leu todos os capítulos, que a gente produziu e apontava coisas, tal", começou o autor. 

"Obviamente, o movimento negro, como qualquer movimento, tem divergências. Então, algumas coisas que uma parcela do movimento acha que tem ser contado de uma maneira, outra parcela acha que tem que ser contada de outra. Isso não é só no movimento negro, isso é em tudo. Então, eu acho que tratar desse tema, do tema racial, hoje no Brasil, de qualquer maneira que se trate da causa racial, você vai causar polêmicas", acrescentou ele. 

Em 21 de agosto, a novela exibiu uma cena que gerou revolta em parte do público e movimentos negros. Na ocasião, dom Olu (Rogério Brito) rejeitava receber Pilar (Gabriela Medvedovski) como moradora na Pequena África --espaço de resistência de negros livres e fugidos que precisavam de proteção e abrigo. A atitude do rei da região gerou revolta em Samuel, que sugeriu que a namorada estava sofrendo racismo.

Após as críticas, o folhetim recebeu uma nova consultoria para fazer ajustes. "A novela passou por um período no início bastante conturbado. Entrou depois do Nei uma nova pessoa que é a Rosane Borges e leu todos os capítulos e assistiu. A gente trocou muito e foi muito rico, essa troca com ela. A gente conseguiu chegar num período de mais calmaria", comentou Marson. 

O autor, porém, avalia o erro como algo positivo. "Foi um momento de crescimento e muito aprendizado. Eu acho que algumas coisas, alguns temas, a gente tem que ter extremo cuidado", disse o escritor. "A gente só precisa tomar cuidado com esse limite do cancelamento. Porque é meio perigoso, não dá pra tratar uma pessoa com boas intenções da mesma forma que um racista, não é o caminho", completou. 

Spoiler do final 

Nos últimos capítulos, a temática abolicionista tem ganhado força, e no capítulo desta quarta-feira (3) haverá até um sarau beneficente da recém-criada Sociedade das Camélias para angariar dinheiro para alforriar escravos. Marson, entretanto, descartou um final da novela com Isabel (Giulia Gayoso) assinando a Lei Áurea (1888). 

"A gente acaba Nos Tempos do Imperador com a Guerra do Paraguai, que é 1870. A abolição foi em 88, então, vão faltar ainda 18 anos para abolição. O arco dramático da novela é a guerra. Então, a gente teve um momento de preparação, depois vai para essa segunda fase em 64, que é o ano do casamento das princesas, que é o mesmo ano da invasão do Mato Grosso, pelo Solano López (1827-1870) que vai acontecer daqui a pouquinho", entregou ele.

Única novela inédita da Globo no ar, Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.