Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PASSANDO O PANO

Lágrimas de Tenório ganham o perdão da web em Pantanal: 'Dia de ter pena'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Murilo Benício como Tenório em Pantanal; ele está com a mão em cima dos olhos e chorando de olhos fechados

Tenório (Murilo Benício) chorou como criança ao ouvir canção e se lembrar do passado em Pantanal

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 19/7/2022 - 22h20

Tenório (Murilo Benício) caiu no choro, nesta terça (19), após Trindade (Gabriel Sater) tocar uma moda que expôs um crime antigo dele em Pantanal. Ao perceber que a letra narrava um acontecimento real sobre sua infância, o fazendeiro se derreteu em lágrimas. Na internet, e comovidos com a cena da novela das nove da Globo, espectadores deram até o perdão para o crápula. "Hoje é dia de ter pena", escreveu um usuário do Twitter.

Durante uma roda de viola na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira), o violeiro puxou uma canção que contava a história de um menino que assassinou um homem por vingança. Ninguém percebeu, mas Tenório sacou imediatamente a letra e viajou ao passado --emocionando-se e enchendo-se de remorso.

Nas redes sociais, internautas repercutiram a sequência e se mostraram surpresos ao descobrir que o marido de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) não era um psicopata. "Às vezes acho que Tenório até tem sentimentos", publicou uma usuária do Twitter.

Na mesma plataforma, outros perfis enalteceram o talento de Murilo Benício. "Ele novamente me convencendo a ter empatia pelo Tenório", escreveu Luana. Houve também quem encarou o momento como uma reflexão. "A cena do Tenório foi muito forte, por trás de uma pessoa ruim ou com vários problemas sempre tem um trauma", publicou Lua.

Confira as reações:

Diabo pôs na roda!

Enquanto Tenório cantava durante a roda de viola, um vento soprou anunciando a chegada do cramulhão para tomar o corpo do violeiro. Já possuído pelo demônio, o violeiro disse que iria tocar uma música nova. "Vô tocá uma moda que nunca foi tocada aqui nessa fazenda. Mais que vai falá alto a uma pessoa. É a história d'um boinha e do filho d'um gato", declarou.

José Leôncio, então, explicou que "boinha" é o filho de um boia-fria (trabalhador do campo), e Tibério disse que gato é uma pessoa que "agencia" os boias-frias e os transporta de caminhão para o trabalho nas lavouras, uma espécie de empreiteiro de mão de obra. 

O personagem de Gabriel Sater, então, começou a cantar, e a letra da música revelou uma história do passado de Tenório, algo que ninguém sabe, mas que o cramulhão quis expor.

Mariana (Selma Egrei) e Irma (Camila Morgado) estranharam e ficaram em choque com a narrativa, e Alcides (Juliano Cazarré) entendeu que era uma revelação. O pai de Guta (Julia Dalavia) tentou disfarçar seus sentimentos na roda de viola, mas caiu no choro.

Sem dizer que se tratava de Tenório, a música de Trindade e do diabo contou a história de um pré-adolescente que, desolado com a morte dos pais após um acidente de caminhão, assassinou o motorista irresponsável.

Gabriel Sater grava cena com expressão séria, como Trindade

Trindade em cena da novela

Revelação sobre Tenório

Enquanto isso, a novela intercalou as cenas da roda de viola com sequências em que Roberto (Cauê Campos) investigava o caso. No computador, o rapaz revirou fotos, documentos e reportagens sobre a morte do tal gato. Ele não encontrou evidências conclusivas, mas teve quase certeza de que seu pai foi quem matou o homem.

Já de volta na fazenda, Trindade terminou sua apresentação, que não teve agradado a todos. "Vocês que me perdoem, mas dessa eu não gostei. É tragédia demais pro meu gosto. Com tanta inspiração, vocês podiam cantar alguma coisa mais alegrinha", afirmou Mariana. "A vida também é feita de tragédia. Na verdade, ela é feita mais de tragédia que outra coisa", disparou Tenório. 

"Tudo bem que a vida não seja nenhum faz de contas. Mas daí a você acreditar que um molecote do quê? Dos seus dez, 12 anos, seja capaz de tirar a vida de um homem por vingança já é demais", duvidou a avó de Jove (Jesuita Barbosa). Desolado, Tenório concluiu que era melhor ir embora dali. 

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. 


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#110 - Tenório descobre traição de Maria Bruaca em Pantanal!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.