BENTO RIBEIRO
THIAGO PRADO NERIS/TV GLOBO
Juca (Bento Ribeiro) e Lorena (Gisele Fróes) em A Favorita; ator superou vício e lançou podcast
Bento Ribeiro, intérprete de Juca em A Favorita, no ar no Vale a Pena Ver de Novo, da Globo, mudou de vida após enfrentar uma árdua luta contra as drogas. O ator e humorista, que está afastado da TV desde 2016, chegou a ficar internado para se tratar do vício.
Filho do escritor João Ubaldo Ribeiro (1941-2014), Bento Ribeiro nasceu em Lisboa, Portugal, em 1981. Hoje, aos 41 anos, o ator se dedica ao Ben-Yur, podcast que comanda ao lado de Yuri Moraes. No canal, os dois conversam semanalmente com amigos e convidados.
O projeto foi lançado no ano passado após Ribeiro encarar uma batalha contra as drogas. Entre 2017 e 2020, o ator ficou afastado do trabalho enquanto fazia tratamento. No primeiro episódio do podcast, que marcou sua retomada profissional, ele contou que teve diversas crises e que, por isso, não conseguia mais fazer humor.
"Tinha muita coisa na minha vida que eu não estava conseguindo lidar. [...] Entrei em parafuso e meio que não consegui trabalhar direito. [...] Minha cabeça estava quebrada por um tempo, muitas coisas pessoais, drogas, merda que eu fazia... Um monte de comportamento. Estava meio perdido", relatou o humorista, que chegou a ficar em uma clínica especializada.
"Fui para uma clínica para dar uma limpada, só para desintoxicar mesmo. Lá tem umas sessões de grupos, mas basicamente você fica num ambiente meio que se limpando", explicou Ribeiro, que também detalhou os problemas que as drogas lhe trouxeram:
Foi um conjunto de coisas na minha vida, de merdas, que aí eu meio que não consegui lidar. Quando você fica desconectado da realidade... Não conseguia me concentrar para mais nada, nem me lembrar das coisas direito, nem prestar atenção em nada direito por mais de cinco minutos. Foi uma bola de neve. Sinto que se eu tivesse continuando na rota que eu estava, eu tinha morrido já. Eu fumava três maços de cigarro por dia. Fumava tanto que acendia um e depois outro, esquecendo que já tinha acendido.
Na conversa, o ator também falou sobre como foi lidar com problemas de ansiedade, bipolaridade e compulsão. "Já fui compulsivo de inúmeras coisas. Uma compulsão autodestrutiva. Eu tinha muita raiva de tudo, de todo mundo. Eu treinava 24 horas por dia, fazendo exercícios e querendo me tornar uma máquina mortífera. Andava na rua querendo que alguém mexesse comigo."
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Bento Ribeiro atualmente
Formado ator pela CAL (Casa de Arte das Laranjeiras), no Rio de Janeiro, Bento Ribeiro estreou na TV por meio de participações em novelas. Ao longo de sua carreira, ele passou por tramas da Globo como Da Cor do Pecado (2004), Malhação (1995-2020), Páginas da Vida (2007) e Sete Pecados (2007); e Caminhos do Coração (2007), na Record.
Nos folhetins, Ribeiro fez participações como lutador, advogado, segurança e até o mutante Homem-Sombra na saga de ficção da emissora de Edir Macedo. Em 2008, ganhou um papel de maior destaque ao dar vida a João Carlos Pedroso, o caminhoneiro Juca na novela de João Emanuel Carneiro.
No ano seguinte, o ator deu seu primeiro passo para a trajetória de humorista ao ser selecionado como VJ para o extinto Furo MTV (2009-2013), telejornal satírico da emissora de entretenimento. Na nova casa, Ribeiro também viveu vários personagens no Comédia MTV (2010-2012), programa de humor em que ele atuou ao lado de Dani Calabresa, Marcelo Adnet e Tatá Werneck.
Durante uma entrevista em seu podcast, o ator chegou a contar que "sofria" nos tempos de MTV. "Eu estava tomando ácido igual a quem toma Tic Tac [marca de balas em que vêm em caixinha]. Estava tomando ácido para viver. Tomava no Futo MTV. Comprava lá", entregou Ribeiro.
Em 2014, o humorista migrou para o Multishow, onde chegou estrelando a série Fred & Lucy ao lado de Natália Klein. No ano seguinte, ele virou jurado do programa Prêmio Multishow de Humor e passou a integrar o elenco da série Trair e Coçar É Só Começar, encarnando Neco, um famoso funkeiro apaixonado por Inês (Márcia Cabrita).
Ainda no canal pago, Ribeiro atuou na na terceira temporada de Vai que Cola (2015) como Roninho Bill e participou da série A Secretária do Presidente (2016). Por lá, ele também apresentou a atração A Pergunta que Não Quer Calar (2016), programa de humor que chegou até a colocar mães para assistir a vídeos pornográficos.
De 2013 a 2016, ele também esteve envolvido em projetos de comédia na internet, como Os Megafodas (2013) e Amada Foca (2013-2016). No cinema, Bento Ribeiro pôde ser visto em filmes como Caramaru - A Invenção do Brasil (2001), Tropa de Elite (2007) e Copa de Elite (2014), sátira de Vitor Brandt.
DIVULGAÇÃO/MTV
Dani Calabresa e Ribeiro no Furo MTV
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.