Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DISPUTA DE PEÕES

Jove, José Lucas ou Tadeu: Quem ganha a sela de prata em Pantanal?

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

Jesuita Barbosa, Irandhir Santos e José Loreto caracterizados como os peões de Pantanal, novela das nove da Globo

Jove (Jesuita Barbosa), José Lucas (Irandhir Santos) e Tadeu (José Loreto) se enfrentarão

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 8/6/2022 - 5h00
Atualizado em 15/7/2022 - 9h59

José Leôncio (Marcos Palmeira) deu início a uma disputa entre os filhos pela sela de prata de seu pai, Joventino (Irandhir Santos), em Pantanal. Tadeu (José Loreto), Jove (Jesuita Barbosa) e José Lucas (Irandhir Santos) aguardam ansiosamente o momento em que se enfrentarão para provar quem é melhor peão. O "rei do gado" ainda disse que o primeiro herdeiro que mostrar competência assumirá a fazenda na novela das nove da Globo.

No folhetim adaptado por Bruno Luperi, o pecuarista promoveu uma festança para comemorar o aniversário do filho que teve com Madeleine (Karine Teles). Irma (Camila Morgado) sugeriu que o ex-cunhado aproveitasse o evento para se aproximar do caçula. A ruiva ainda falou para o fazendeiro oferecer novamente ao rapaz a sela de prata que pertenceu a Joventino no passado.

Animado com a reunião familiar, o protagonista mandou Tadeu pegar o objeto especial e anunciou a disputa. "Esta sela, que foi do maior peão que conheci em toda minha vida, vai ficar com aquele que vencer os outros dois numa raia! Que vai ser disputada numa festa de santo, ou, quem sabe, numa cavalhada, como os antigo faziam", explicou o patriarca.

O filho de Filó (Dira Paes) e o ex-caminhoneiro se animaram com a oportunidade, mas o caçula não gostou nem um pouco da ideia. Na sequência, o aspirante a fotógrafo desabafou com Juma (Alanis Guillen) e disse que, se não teve interesse na sela quando foi ofertada a ele, também não vai querer disputá-la com os irmãos.

Jove pede ajuda a 'parça' do capeta

Para mostrar sua competência para o pai, o personagem de Jesuita Barbosa já pediu até ajuda para Trindade (Gabriel Sater) e o cramulhão. O diabo indicou para o rapaz qual seria o melhor cavalo para ele enfrentar os irmãos. O violeiro também tem treinado o jovem para alcançar o nível dos peões na disputa.

Cheio de si, Tadeu desmereceu a capacidade de Jove para ganhar a sela de prata. Só que a confiança do ex-namorado de Guta (Julia Dalavia) ficou abalada depois de disputar uma corrida com o caçula, que surpreendeu o peão com a agilidade no comando do cavalo.

Filó também já se magoou quando escutou José Leôncio dizer para Irma que o herdeiro mais novo é o mais capacitado para estar à frente de seus negócios. Tadeu, então, afirmou que se sente menos filho do pecuarista que os outros dois irmãos.

Quem fica com a sela de prata?

A disputa pelo objeto especial será deixada de lado durante um bom tempo e só terminará na reta final do folhetim. Tadeu irá lamentar com os peões o fato de a competição ainda não ter acontecido.

"Era para ter uma carreira aqui", soltará o rapaz. "O que é uma carreira?", questionará Zaquieu (Silvero Pereira), que terá se mudado para o Pantanal. "Uma corrida a cavalo. Para disputar a sela de prata do Velho Joventino que fica lá no galpão", explicará Alcides (Juliano Cazarré).

"Esquece essa carreira, peão", aconselhará Tibério (Guito). Os boiadeiros comentarão que José Lucas e Jove até se esqueceram da disputa. "Aquela sela devia de ser minha desde o começo. E isso é coisa que não posso esquecer", retrucará o personagem de José Loreto.

Na versão de Pantanal exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999), a competição realmente não aconteceu. Mas Jove e José Lucas abriram mão da sela de prata e a deixaram ficar com Tadeu, que conseguiu o que tanto sonhava.

Quem assume fazenda de José Leôncio?

Na primeira versão da história, o protagonista vivido por Cláudio Marzo (1940-2015) se acertou com os três filhos na reta final da novela escrita por Benedito Ruy Barbosa.

Antes de morrer, o boiadeiro dividiu as obrigações e deixou o comando dos negócios nas mãos de Jove (Marcos Winter), Tadeu (Marcos Palmeira) e José Lucas (Paulo Gorgulho).

A tendência é que o folhetim adaptado por Bruno Luperi mantenha o desfecho exibido há 32 anos, mas há também a possibilidade de o autor alterar alguns detalhes da história criada pelo avô.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#104 - Jove e Juma se separam em Pantanal!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.