Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

INTÉRPRETE DE JOVE

Jesuita Barbosa escancara política de Pantanal: 'Discute sem fazer palanque'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Jesuita Barbosa, caracterizada como Jove, tem a expressão séria em cena de Pantanal

Jesuita Barbosa como Jove em Pantanal; ator elegeu as cartas que a novela tem na manga

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 5/9/2022 - 9h51

Jesuita Barbosa soltou a língua sobre o que considera ser o trunfo de Pantanal. Entre os pontos listados pelo artista, destacam-se a família atípica de José Leôncio (Marcos Palmeira) e as reflexões suscitadas por ela --a ponto de fazer o próprio ator repensar suas questões pessoais. A discussão "sem palanque" sobre políticas ambientais também figura entre as cartas na manga da novela, além do eterno embate entre o instintivo e o social.

Para o ator, abordar temas políticos se faz necessário nos dias atuais. "Porque tem tudo ficado muito obscuro. A Amazônia vendida, o Pantanal pegando fogo, e as pessoas dizendo que isso é normal", desabafou ele, em entrevista à revista Quem, durante uma passagem no Rock in Rio no domingo (4).

Ele ainda citou a personagem Juma, interpretada por Alanis Guillen, como representação dos povos das regiões afetadas: "Ela propõe essa percepção mais institiva, mais natural das coisas, discute política de um jeito muito genuíno, é feminista, discute política ambiental sem fazer palanque", explicou.

O intérprete de Jove na novela das nove vê uma diferença crucial entre os demais folhetins e o enredo de Bruno Luperi. Acima de tudo, Pantanal convida o espectador a pensar. "Geralmente, [as novelas] têm um vilão, um mocinho, o bem e o mal. Pantanal discute morte, violência, instinto. Anda tudo muito invertido hoje em dia, focam na violência como algo positivo, gratuito, e na novela a gente lembra que a violência é uma outra coisa", completou ele.

Tal abordagem fez com que o intérprete se transformasse por completo. O artista admitiu que se misturou com Jove, seu personagem na saga familiar. Mas isto não é um problema para o ator --muito pelo contrário: a forma que se transmutou no playboy da ficção fez o ator questionar seu próprios dilemas pessoais. Inclusive em relação à família.

"É uma família toda atípica, tem o Zé Leôncio, um cara que declaradamente viveu coisas, tem uma mulher que ele não assume. Tem erros que a gente pode entender que vão ser reparados com o tempo. Eu tenho questões com a minha família que eu acho que só daqui 10, 20 anos, eu vou conseguir resolver, então tudo bem", declarou.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do criador da história, e ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.