Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PACIÊNCIA E ACOLHIMENTO

Isabel Teixeira alerta para recaídas de Bruaca em Pantanal: 'Não virou a chave'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Isabel Teixeira tem o rosto limpo; atriz usa um óculos preto e tem os cabelos soltos. Ao fundo, é possível ver paredes brancas e um teto de madeira. Ela participou do Encontro desta quinta (26) por videochamada.

Isabel Teixeira participou do Encontro desta quinta (26); atriz acolheu recaídas de Bruaca

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 26/5/2022 - 12h27

Maria Bruaca (Isabel Teixeira) deixou o público vibrante ao enxergar o comportamento abusivo de Tenório (Murilo Benício), levantar a cabeça e mudar seu estilo de vida em Pantanal. Mas o processo de libertação dela ainda não terminou. No Encontro desta quinta-feira (26), a atriz alertou que a personagem passará por recaídas na novela das nove da Globo.

"Para ela deixar de ser a Bruaca, ela cai e levanta. Como é na vida mesmo. Não é uma coisa que ela fala: 'pronto, virei a chave e mudei'. Ela não virou [a chave].Tem um aprendizado", adiantou a intérprete.

Ao menos, a personagem parou de se curvar aos desmandos absurdos do fazendeiro --que incluíam lavar as "cuecas cagadas" dele. A atriz sentiu a energia dos telespectadores, principalmente das mulheres, para que Bruaca reagisse. "[Quando andava pelas ruas] Percebia essa torcida pela virada dela. As mulheres falavam: 'Reage! Tenha força'. Como se fosse uma coisa que nós fizéssemos juntas", contou a artista.

A dona de casa também faz sucesso nas redes sociais. Existe até um meme para prestar apoio à mulher: o "100% Maria Bruaquer". "A voz dessa personagem de ficção tá virando a voz de muitos mulheres. Ela nem me pertence mais", admite Isabel.

O que causa esse impacto, na opinião da atriz, é a humanidade da personagem. "Esses erros e acertos são muito bonitos porque são muito humanos. A gente demora a entender, mas a gente vai, a gente tem fé, e a gente continua. Sempre vai ter dúvida, medo, mas ela se fortifica", diz.

Maria do Pantanal

Não foi um rompimento fácil, afinal. São 30 anos de casamento. Maria Bruaca foi enganada pela vida inteira e só descobriu a verdade porque espiou uma conversa do marido com Guta (Julia Dalavia).

"São vários sentimentos envolvidos: vingança, tristeza, um resquício de amor pelo Tenório, o despertar de um desejo adormecido e, principalmente, o autoconhecimento. É muito difícil mudar, precisa ter coragem. Espero que inspire. Se não tá fácil, a gente tem que levantar e mudar", afirmou.

Filó (Dira Paes) é outra personagem com sua própria torcida. Na plateia do Encontro, uma telespectadora mencionou que a dona de casa também precisava despertar. A relação entre a ex-prostituta e José Leôncio (Marcos Palmeira), na opinião da fã da novela, não é lá muito saudável. Mas Isabel rejeita comparações entre os casamentos das personagens.

"São relações diferentes. As duas relações tinham amor, mas a da Maria Bruaca tinha abuso moral, né? Não tem amor que segura abuso. Na [relação da] Filó, tem uma coisa diferente. Eles conversam, dialogam, tem um acolhimento ali. Por mais que a gente perceba, como espectador, que tem um desequilíbrio, eles se comunicam com o coração", declarou.

Mas ela concorda com os demais atores do folhetim, que destacam a importância do bioma para a história. "Aquela cena em que a Maria está no barquinho com o Alcides [Juliano Cazarré] era eu, Isabel, vendo aquela natureza. É muito importante a gente estar aqui, vendo essa realidade. O Pantanal está bem seco, mas é uma natureza muito forte", ressaltou ela, que está no pantanal para gravações da novela.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. 


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#102 - Tudo sobre o final de Quanto Mais Vida, Melhor!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.