PACIÊNCIA E ACOLHIMENTO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Isabel Teixeira participou do Encontro desta quinta (26); atriz acolheu recaídas de Bruaca
Maria Bruaca (Isabel Teixeira) deixou o público vibrante ao enxergar o comportamento abusivo de Tenório (Murilo Benício), levantar a cabeça e mudar seu estilo de vida em Pantanal. Mas o processo de libertação dela ainda não terminou. No Encontro desta quinta-feira (26), a atriz alertou que a personagem passará por recaídas na novela das nove da Globo.
"Para ela deixar de ser a Bruaca, ela cai e levanta. Como é na vida mesmo. Não é uma coisa que ela fala: 'pronto, virei a chave e mudei'. Ela não virou [a chave].Tem um aprendizado", adiantou a intérprete.
Ao menos, a personagem parou de se curvar aos desmandos absurdos do fazendeiro --que incluíam lavar as "cuecas cagadas" dele. A atriz sentiu a energia dos telespectadores, principalmente das mulheres, para que Bruaca reagisse. "[Quando andava pelas ruas] Percebia essa torcida pela virada dela. As mulheres falavam: 'Reage! Tenha força'. Como se fosse uma coisa que nós fizéssemos juntas", contou a artista.
A dona de casa também faz sucesso nas redes sociais. Existe até um meme para prestar apoio à mulher: o "100% Maria Bruaquer". "A voz dessa personagem de ficção tá virando a voz de muitos mulheres. Ela nem me pertence mais", admite Isabel.
O que causa esse impacto, na opinião da atriz, é a humanidade da personagem. "Esses erros e acertos são muito bonitos porque são muito humanos. A gente demora a entender, mas a gente vai, a gente tem fé, e a gente continua. Sempre vai ter dúvida, medo, mas ela se fortifica", diz.
Não foi um rompimento fácil, afinal. São 30 anos de casamento. Maria Bruaca foi enganada pela vida inteira e só descobriu a verdade porque espiou uma conversa do marido com Guta (Julia Dalavia).
"São vários sentimentos envolvidos: vingança, tristeza, um resquício de amor pelo Tenório, o despertar de um desejo adormecido e, principalmente, o autoconhecimento. É muito difícil mudar, precisa ter coragem. Espero que inspire. Se não tá fácil, a gente tem que levantar e mudar", afirmou.
Filó (Dira Paes) é outra personagem com sua própria torcida. Na plateia do Encontro, uma telespectadora mencionou que a dona de casa também precisava despertar. A relação entre a ex-prostituta e José Leôncio (Marcos Palmeira), na opinião da fã da novela, não é lá muito saudável. Mas Isabel rejeita comparações entre os casamentos das personagens.
"São relações diferentes. As duas relações tinham amor, mas a da Maria Bruaca tinha abuso moral, né? Não tem amor que segura abuso. Na [relação da] Filó, tem uma coisa diferente. Eles conversam, dialogam, tem um acolhimento ali. Por mais que a gente perceba, como espectador, que tem um desequilíbrio, eles se comunicam com o coração", declarou.
Mas ela concorda com os demais atores do folhetim, que destacam a importância do bioma para a história. "Aquela cena em que a Maria está no barquinho com o Alcides [Juliano Cazarré] era eu, Isabel, vendo aquela natureza. É muito importante a gente estar aqui, vendo essa realidade. O Pantanal está bem seco, mas é uma natureza muito forte", ressaltou ela, que está no pantanal para gravações da novela.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#102 - Tudo sobre o final de Quanto Mais Vida, Melhor!" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.