Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SAIA JUSTA

Sandra Annenberg desabafa sobre envelhecimento e menopausa: 'É sofrido'

REPRODUÇÃO/GNT

Sandra Annenberg no estúdio do programa Saia Justa desta quarta-feira (25), ela está sentada e veste um terno preto

Sandra Annenberg no programa Saia Justa; a apresentadora abriu o jogo sobre sua vida pessoal

Sandra Annenberg falou sobre envelhecimento durante participação no programa Saia Justa, do GNT, nesta quarta-feira (25). "Não é maravilhoso, não. A mãe fala para a gente da primeira menstruação, da [primeira] transa, quando fala, mas ninguém fala sobre a menopausa. Não é fácil envelhecer, não é gostoso, é sofrido", declarou a apresentadora do Globo Repórter.

A jornalista revelou que está passando pelo climatério –termo médico utilizado para designar o período de transição da mulher de sua fase fértil até sua última menstruação: "Estou no pico do climatério. Suador noturno, fogacho, de acordar empapada…Tem a pele que está seca, dá irritação".

"São 25 sintomas que existem no climatério, e você ainda vai ter o seu. Cada uma vai ter o seu. Eu fui entendendo tudo o que estava acontecendo comigo porque demorou pra cair a ficha, não foi rápido, não foi fácil de entender… Achava que eu ia passar batida, que isso não ia me pegar, mas está pegando brabo [o climatério]", detalhou.

Segundo Sandra, o momento de transição gera uma crise de identidade. Ter o apoio de seu marido, Ernesto Paglia, é importante neste momento: "Você consegue perceber que continua sendo produtiva. Quando se dá conta de que não é mais aquela, que não sabe quem é, vem a depressão".

"O cara [marido] tem que estar junto, o Ernesto é um 'companheirasso', porque tem que pegar na mão. A gente conversa muito sobre isso", afirmou a apresentadora.

Mas nem tudo é problema. A comunicadora também listou o lado bom do amadurecimento: "Você não vai menstruar. Tem um lado emocional bom, porque cai uma ficha. Você se olha no espelho e você se reconhece como outra pessoa. Eu não sou mais aquela jovem, aquela mulher, sou outra pessoa".

"E eu quero me conhecer daqui pra frente, quero saber quem eu vou ser. É um momento de crise completa. Acredito que, depois de todo período crítico, vem a bonança", projetou. Confira abaixo as declarações de Sandra Annenberg na íntegra:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.