Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Substituídos

Gravidez, doenças e desavenças: Sete trocas conturbadas de atores de novelas

Divulgação/TV Globo

Débora Falabella e Drica Moraes já foram substituídas por outras atrizes nas novelas que faziam - Divulgação/TV Globo

Débora Falabella e Drica Moraes já foram substituídas por outras atrizes nas novelas que faziam

REDAÇÃO

Publicado em 24/9/2018 - 5h18

Nesta semana, As Aventuras de Poliana exibirá as primeiras cenas de uma mudança que causou muita preocupação no SBT: Thaís Melchior entra no lugar de Milena Toscano, que deixou a trama por estar grávida. Substituições de atores durante as gravações são um pesadelo para diretores e autores. A história da teledramaturgia registra alguns casos por doenças e insatisfação _além de gravidez, o motivo mais comum.

Drica Moraes, por exemplo, já esteve envolvida em duas substituições. Em Império (2014), ela teve crises de labirintite, não conseguiu se curar suficientemente para voltar a atuar, e Marjorie Estiano entrou em seu lugar.

No ano seguinte, Drica esteve do outro lado da troca: Deborah Secco descobriu estar grávida no início das gravações de Verdades Secretas, e a veterana assumiu o papel.

Nos anos 1960, Regina Duarte trocou de novela e de emissora. Insatisfeita com os salários atrasados na Excelsior, ela deixou a novela Dez Vidas (1969), foi substituída por Leila Diniz (1945-1972) e assinou um contrato mais vantajoso com a Globo.

Relembre esses e outros casos de atores substituídos em novelas:

thiago durante/agnews

Deborah Secco já tinha cenas gravadas com Rodrigo Lombardi quando descobriu gravidez

Deborah Secco - Verdades Secretas (2015)
Deborah Secco já tinha começado a gravar suas cenas como Carolina, mãe de Angel (Camila Queiroz) em Verdades Secretas, quando descobriu que estava com dois meses de gravidez. A decisão da Globo foi trocar a atriz, e Drica Moraes foi chamada para substituí-la.

Todas as cenas que Deborah já havia feito precisaram ser regravadas, e a personagem ganhou características diferentes (deixou de ser uma mãe jovem e virou uma mulher mais madura).

divulgação/tv globo

Drica Moraes teve crises de labirintite e foi afastada definitivamente da novela Império (2014)

Drica Moraes - Império (2014)
A vilã Cora teve três fases em Império. Na primeira, sua versão jovem, foi interpretada por Marjorie Estiano. Na segunda, madura, Drica Moraes foi a intérprete das maldades. O plano era que ela permanecesse na novela até o fim, mas Drica teve crises de labirintite e precisou ser afastada. A atriz, que havia superado uma leucemia quatro anos antes, gerou preocupação na equipe.

Por isso, atriz, autor e diretor decidiram em conjunto pela saída definitiva dela da trama. A solução foi chamar Marjorie de volta. Na novela, a desculpa foi de que Cora havia passado por uma cirurgia plástica.

divulgação/tv globo

Marília Pêra ao lado de Jorge Dória em Brega & Chique; após cirurgia, ele virou Raul Cortez

Jorge Dória - Brega & Chique (1987)
A tática da plástica transformadora já havia sido utilizada décadas antes, em Brega e Chique (1987). O personagem Herbert Alvaray foi interpretado no primeiro momento por Jorge Dória (1920-2013): era um homem rico que mantinha duas famílias, a oficial numa mansão e a amante com filha bastarda numa vila humilde.

Para escapar da falência, ele forjou a própria morte, fugiu do país, fez cirurgias plásticas e voltou com outra cara, outro nome e interpretado por outro ator: Raul Cortez (1932-2006). No decorrer da trama, as duas mulheres descobriram toda a farsa. O personagem morreu dormindo, sonhando com sua face antiga.

DIVULGAÇÃO/tv GLOBO

Yoná Magalhães e Tarcísio Meira em A Gata de Vison; ele se irritou com autora da novela

Tarcísio Meira - A Gata de Vison (1968)
A substituição de Tarcísio Meira na novela A Gata de Vison foi por pura insatisfação com a autora Glória Magadan. Meira interpretava o mocinho da trama, mas começou a perder muito espaço para o vilão _interpretado por Geraldo Del Rey, por quem a escritora cubana estava apaixonada.

Segundo o site Teledramaturgia, Meira se irritou com os rumos de seu protagonista e declarou: "Ou grava a minha morte essa semana, ou meu personagem pega o próximo trem e não volta!". De fato, ele entrou num trem e não apareceu mais. No capítulo seguinte, o ator Milton Rodrigues entrou em seu lugar.

DIVULGAÇÃO/tv GLOBO

Marco Nanini e Sérgio Cardoso em O Primeiro Amor; Sérgio morreu no final da novela

Sérgio Cardoso - O Primeiro Amor (1972)
Vítima de um ataque cardíaco, o ator Sérgio Cardoso morreu em 1972, antes de gravar suas últimas cenas em O Primeiro Amor, da Globo. Faltavam apenas 28 capítulos para o fim da novela, e o ator Leonardo Villar assumiu o personagem, que era o protagonista.

Em sua cena final, Cardoso aparecia saindo por uma porta. Para seguir com a novela, o elenco foi reunido no set de gravação, Paulo José explicou toda a situação aos telespectadores, e a cena de continuação mostrava Villar entrando pela mesma porta e encontrando os atores.

DIVULGAÇÃO/tv GLOBO

Débora Falabella pegou meningite e foi substituída por sua irmã em cenas de O Clone (2001)

Débora Falabella - O Clone (2001)
Enquanto interpetava a personagem Mel, uma garota viciada em drogas em O Clone, Débora Falabella contraiu meningite. Sem condições de continuar trabalhando, a irmã dela entrou em cena para ajudar. Cynthia Falabella, que também é atriz e muito parecida com Débora, a substituiu em alguns capítulos até a recuperação da titular.

DIVULGAÇÃO/tv GLOBO

Regina Duarte se cansou de não receber salário e trocou novela na Excelsior pela Globo

Regina Duarte - Dez Vidas (1969)
Em 1969, Regina Duarte atuava na novela Dez Vidas, da TV Excelsior, que passava por uma crise financeira. Com salários a receber e descontente, ela largou a emissora e aceitou o convite para se juntar ao elenco da Globo. Na nova casa, já chegou com status de estrela: seu primeiro papel foi como a protagonista de Véu de Noiva (1969). Em Dez Vidas, Regina foi substituída por Leila Diniz.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.