Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Memória da TV

Em 1997, abertura de A Indomada causou guerra entre Aguinaldo Silva e Hans Donner

Divulgação/Hans Donner

O designer Hans Donner, que foi bombardeado por autores da Globo por causa de abertura de novela - Divulgação/Hans Donner

O designer Hans Donner, que foi bombardeado por autores da Globo por causa de abertura de novela

THELL DE CASTRO

Publicado em 23/9/2018 - 6h42

Sucesso da Globo de 1997, A Indomada teve uma guerra nos bastidores. Os autores Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares não gostaram da abertura e reclamaram publicamente do trabalho desenvolvido pelo designer Hans Donner, então um nome quase intocável na emissora, que devolveu.

Estrelada por Adriana Esteves, José Mayer e Eva Wilma, a novela foi exibida originalmente entre 17 de fevereiro e 10 de outubro daquele ano no principal horário da emissora.

Na abertura, ao som de Maracatudo, de Sérgio Mendes, uma bela moça, com um vestido vermelho e cabelos soltos, corria por um solo árido. Essa mulher era Maria Fernanda Cândido, que ainda não era atriz da casa nem famosa. Na vinheta, ela vencia barreiras se transformando em elementos como fogo, água e pedra, deixando um rastro de canavial por onde passava.

Foi aí que começou o problema. Os autores não gostaram da combinação entre o visual e a música, que foi somente instrumental nas duas primeiras semanas. "Levei um susto. A abertura é fria, a novela é quente. O romance ou a comédia teriam sido os melhores caminhos", disse Linhares ao jornal O Globo de 2 de março de 1997.

A primeira alteração foi feita pelo diretor artístico Paulo Ubiratan (1947-1998), em parceria com a equipe de Mariozinho Rocha, que cuidava das trilhas sonoras das novelas. As vozes da versão original da música passaram a ser ouvidas. Ainda assim, os autores não ficaram satisfeitos.

"Pelo que ouvi, ninguém gostou. A abertura é ruim, não tem a ver com a novela. Esperava algo mais rural. O fato de não ter música me deixou chocado. Agora mudou um pouco, mas tão pouco que não adiantou", disse Aguinaldo Silva.

Hans Donner, por sua vez, defendeu a obra. "Acho que nossa equipe conseguiu resumir a ideia da sinopse: mostrar a protagonista como uma mulher ligada à natureza, que precisa ultrapassar vários obstáculos, mas que é tão forte que nada a detém. Aliás, não acho que a abertura seja fria: além de uma mulher, usamos fogo, água e plantas de verdade conjugados com os recursos da tecnologia. O problema é que as pessoas me chamam de mago da computação gráfica, e às vezes, não acreditam que eu utilize imagens reais", explicou.

ReproduÇÃO/TV GLOBO

Maria Fernanda Cândido, ainda não conhecida como atriz, corre na abertura de A Indomada

Na mesma reportagem, o cultuado designer também deixou claro que não tinha interferência na parte musical.

"Os departamentos de efeitos visuais e o de sonorização trabalham separadamente, mas quando os dois acertam, o trabalho ganha uma força incrível", ressaltou, dando um exemplo do que aconteceu em 1980, na abertura da novela Água Viva. "As imagens dos barcos no mar não eram muito boas, mas a sonorização usou Menino do Rio, do Caetano Veloso, e foi um sucesso."

"Nosso trabalho é fazer embalagens para os produtos, e tentamos fazer sempre algo diferente. Mas se o tema é o mesmo, não temos como fugir completamente deles. Além disso, depois de tantos anos vendo mulheres se transformar em outras coisas e as agulhas costurarem magicamente, as pessoas começaram a cobrar mais", alfinetou Donner.

Depois de algum tempo, com o êxito alcançado pela trama, o assunto foi esquecido, pelo menos publicamente.

Mas quando houve a reapresentação da trama no Vale a Pena Ver de Novo, entre 16 de agosto de 1999 e 17 de março de 2000, a Globo preferiu não arriscar. A abertura era a mesma, mas com outra canção: Unicamente, na voz de Deborah Blando, tema da protagonista Lúcia Helena (Adriana Esteves).

Mais de 20 anos depois da estreia, A Indomada está sendo reapresentada pelo canal Viva. Hans Donner ainda está na Globo, mas já não cuida de aberturas de novelas há algum tempo. Ricardo Linhares participou, recentemente, da autoria de Deus Salve o Rei. Aguinaldo Silva, por sua vez, volta ao horário das nove a partir de novembro, com O Sétimo Guardião.


THELL DE CASTRO é jornalista, editor do site TV História e autor do livro Dicionário da Televisão Brasileira (Editora InHouse). Siga no Twitter: @thelldecastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.