PROJETO AMEAÇADO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Walcyr Carrasco e Gloria Perez são autores que escrevem novelas mais populares na Globo
CARLA BITTENCOURT, colunista
Publicado em 9/3/2022 - 14h51
Atualizado em 9/3/2022 - 16h34
A decisão da Globo de produzir Olho por Olho, de João Emanuel Carneiro, para o Globoplay foi o último recurso para a emissora não engavetar a trama. O anúncio da mudança no cronograma da faixa das 21h pegou o elenco de surpresa. Aprovada na gestão de Silvio de Abreu, ex-todo-poderoso da dramaturgia, o folhetim não tem apelo popular e foi vista por Ricardo Waddington e José Luiz Villamarim, os atuais diretores de entretenimento e dramaturgia, respectivamente, como uma novela incapaz de resgatar a audiência perdida no horário nobre.
De acordo com fontes ligadas à alta cúpula da empresa, eles entenderam que o investimento em Pantanal é imenso para entregar o horário depois a uma novela que pode não manter os números que esperam alcançar com o remake.
Por isso, Gloria Perez furou a fila da faixa para, em seguida, Walcyr Carrasco estrear uma nova história de sua autoria. Para não perder o trabalho de produção já feito com a trama de João Emanuel Carneiro, Villamarim sugeriu a Waddington que a novela fosse produzida para o Globoplay. As primeiras conversas sobre o assunto começaram faz pouco tempo, em fevereiro.
Waddington levou a ideia a Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, que aprovou a mudança de imediato. Não é segredo para ninguém que o novo chefão da emissora --que é neto de Roberto Marinho, fundador da Globo-- quer investir no streaming e em uma integração ainda maior com a TV aberta.
O elenco foi pego de surpresa com o comunicado enviado pela Globo para a imprensa nesta quarta-feira (9). Somente depois disto, uma reunião com parte dos atores principais foi marcada, virtualmente, para esta tarde.
O departamento de programação da emissora também ficou sabendo da mudança através da nota enviada pela Comunicação da Globo. A equipe comandada por Amauri Soares já tinha ações planejadas para a novela com início para abril.
A Dona do Pedaço (2019), de Walcyr Carrasco, chegou ao fim com a segunda maior audiência dos últimos 5 anos. Das últimas dez tramas exibidas no horário, perdeu apenas para outro folhetim do mesmo autor, O Outro Lado do Paraíso (2017), com 38,6. A trama encabeçada por Maria da Paz (Juliana Paes) ficou ligeiramente acima de A Força do Querer (2017), de Gloria Perez, com 36,1.
O último capítulo da novela de Gloria Perez (que também teve Juliana Paes como protagonista) registrou 51 pontos. Quando foi reprisada, entre 2020 e 2021, no auge da pandemia, chegou a marcar 40 pontos.
Carrasco e Gloria são dois autores que investem em tramas populares, de fácil entendimento e que viram assunto na boca do público. Não é à toa que estarão em sequência logo após Pantanal, a primeira novela das nove produzida pela nova gestão de dramaturgia da Globo.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, TV e celebridades:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.