Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CRITICADA NAS REDES

Globo corta às pressas cena de Cara e Coragem acusada de yellowface; entenda

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

A atriz Paolla Oliveira em cena de Cara e Coragem usando figurino oriental

Em Cara e Coragem, Pat (Paolla Oliveira) se vestiu de oriental para trabalhar em um comercial

CARLA BITTENCOURT e GUILHERME MACHADO

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 5/8/2022 - 15h10

A Globo resolveu cortar as participações de Bruno de Luca e Ana Clara Lima em Cara e Coragem. Às pressas, a emissora tirou toda a sequência da novela das sete que foi criticada nas redes sociais por usar atores brancos em um comercial fictício inspirado na cultura chinesa. A cena começaria a ser exibida na quinta-feira (4) e continuaria no capítulo desta sexta-feira (5). 

No folhetim, Bruno de Luca e Ana Clara Lima gravaram ao lado de Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado) como eles mesmos. Os artistas seriam as estrelas de um comercial. Nas redes sociais, muitos telespectadores acusaram a emissora de fazer yellowface. A atriz Ana Hikari, de Malhação (2017), As Five (2020) e Quanto Mais Vida, Melhor (2021), também reclamou.

Yellowface, que em português significa cara amarela, consiste em atribuir a artistas brancos aspectos a fim de representar uma pessoa com etnia asiática ou oriental, semelhante à prática de blackface com negros. No caso do folhetim, o quarteto apareceu em imagens divulgadas usando trajes, acessórios e maquiagem da cultura chinesa.

Na novela, a dupla participou de um comercial em que Pat e Moa atuaram como dublês das verdadeiras estrelas da propaganda. Os protagonistas da trama também precisaram se caracterizar como chineses para representar os famosos na sequência. Os dois, inclusive, já surgiram nos últimos capítulos com roupas características, ensaiando para a gravação. 

A cena foi divulgada pelo Gshow em suas redes sociais e também pela Comunicação da emissora. "Pat e Moa serão convocados para uma nova gravação em Cara e Coragem. Desta vez, eles serão os dublês de ação de ninguém mais, ninguém menos que Ana Clara e Bruno de Luca, num set todo inspirado na cultura oriental. Eu já amei", escreveu o portal da Globo no Instagram.

Autora não escreveu cena polêmica

No roteiro escrito por Claudia Souto, aliás, não havia qualquer menção à cultura asiática nas sequências em questão. Na cena de ensaio dos protagonistas para as gravações, por exemplo, era indicado que alguns figurantes estariam realizando manobras diante de um fundo de chroma key. Já Pat e Moa usariam roupas de couro.

Entretanto, nas imagens que foram ao ar na quarta-feira (3), já surgiu um cenário de um templo, enquanto os dublês apareceram com figurinos que remetiam ao universo asiático. 

Já o comercial em si era descrito como algo com muita ação, mas sem nenhum referência a essa cultura. Na descrição realizada pela autora, Pat e Moa subiriam cada um em uma moto, que estariam diante de uma rampa que conteria um vidro falso no topo.

Os dois usariam os veículos para subirem a rampa até atravessarem o vidro. Após eles concluírem sua parte, entrariam os atores. Segundo o roteiro, a atriz --que no caso veio a ser Ana Clara-- deveria retirar seu capacete com glamour, enquanto sacudiria os cabelos em câmera lenta. Pat e Moa observariam de longe e até fariam piada da situação. 

Normalmente, nesses casos, a autora não "perde o tempo" dela escrevendo detalhes do comercial fictício. Ela dá a ideia do que precisa para a ação que pode ser, por exemplo, a Pat sentir ciúme do Moa, ou algum dublê se machucar. 

Toda a concepção de como será o comercial fictício é feito em conjunto pela direção, arte e cenografia da novela. Quando a cena engloba uma ação de merchandising, a equipe comercial é acionada para a criação da sequência em conjunto com o anunciante. Mas este não era o caso.

Procurada pelo Notícias da TV para comentar o caso, a Globo não respondeu até a conclusão deste texto. Caso a emissora se posicione, a reportagem será atualizada.

Confira os resumos da novela das sete da Globo que o Notícias da TV publica diariamente.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#112 - Grávida de bebê-diabo, Irma ganha poderes em Pantanal" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Cara e Coragem e outras novelas:


Resumos Semanais

Cara e Coragem: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 11 a 14/1

Quarta, 11/1 (Capítulo 195)
Pat revela a Rômulo que estava monitorando os encontros deles para Ítalo. Danilo se desespera com a Citação e exige que Célia arrume um encontro dele com Rebeca. Regina chora com medo de ser presa. Batata ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.