Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HERANÇA DEFINIDA

Geremias morre? Saiba tudo sobre o último capítulo de O Rei do Gado

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Raul Cortez como Geremias em O Rei do Gado; ele está com os olhos cheios de lágrimas e a boca aberta em cena de O Rei do Gado

Geremias (Raul Cortez) em cena de O Rei do Gado; ele terminará vivo e feliz com o sobrinho

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 2/6/2023 - 16h00

Em O Rei do Gado, Benedito Ruy Barbosa não quis seguir o mesmo desfecho de Pantanal (1990). Na novela de 1996, cuja reexibição chegará ao fim nesta sexta (2) no Vale a Pena Ver de Novo, todos os protagonistas se safam da morte --inclusive Geremias, interpretado por Raul Cortez (1932-2006).

Ele não só escapará ileso, como ganhará um baita motivo para ficar vivo. O fazendeiro e Bruno (Antonio Fagundes) selarão uma parceria nos negócios. O sobrinho convidará o tio para tocar os cafezais da fazenda Berdinazzi junto com ele. A reconciliação deles, aliás, será o motim do final da novela.

O último capítulo começa com o protagonista decidindo aceitar o chamado da avó Marieta, vivida por Eva Wilma (1933-2021), e buscar pela medalha de seu tio Bruno (Marcello Antony).

Ele comunicará sua decisão a Luana (Patricia Pillar) e sairá desvairado pelos cafezais, buscando pelo lugar indicado pela avó num sonho. Quando finalmente encontrar o objeto, ele será tocado por um entendimento profundo da vida. Voltará para casa, pedirá para a mulher limpar a relíquia e decidirá entregá-la ao tio.

Ao mesmo tempo, todos os parentes mortos --Marieta, Giácomo Guilherme-- (Manuel Boucinhas) e Giuseppe, vivido por Tarcísio Meira (1935-2021)-- se despedirão do bebê Felipe e dirão que podem partir em paz. 

Bruno baterá na porta do tio, que se recusará a atendê-lo num primeiro momento. Ele só mudará de ideia ao ver a medalha. Eles conversarão sobre a rixa entre as famílias, e o personagem de Raul Cortez proporá que os parentes acabem com as brigas sem sentido. Ele também revelará um desejo ousado:

Io quero que você me ajude a derrubar a cerca [que separa as terras dos dois]. Você não é o rei do gado? Eu não sou o rei do café e das vaca? Pois, então, filho, vamos juntar tudo o que Dio deu pra gente, porque nós não somos rei de coisa nenhuma en questa vita. Io quero fazer meu herdeiro quello bambino que você tem em tua casa e não me deixou ver [...] Mas tem uma condição, mio sobrinho. Você também terá de dividir o que é teu.

Com isso, eles unirão o patrimônio e dividirão tudo entre Felipe, Giuseppe (Emílio Orciollo Netto), Marcos (Fabio Assunção) e Lia (Lavinia Vlasak). Eles selarão o acordo ainda na casa de Geremias e, depois, irão até a fazenda de Bruno. Luana ficará chocada e emocionada por poder receber o tio. O ricaço, por sua vez, cairá em lágrimas ao ver o local onde passou a infância.

Ele também se comoverá ao pegar o bisneto no colo, principalmente por saber que o avô daquela criança, Giácomo Guilherme, terá o perdoado. Os dois irmãos terão uma conversa sobrenatural também no último capítulo, pouco antes de a alma penada partir para o Além. 

Depois de resolverem os desacertos entre as famílias, Luana e Bruno finalmente poderão se casar. A cerimônia contará com boa parte dos personagens da novela, que dançarão descalços sobre a terra. Geremias e Judite (Walderez de Barros), com quem assumirá relacionamento, curtirão a festa juntinhos.

Bêbado, o patriarca dos Berdinazzi terá um arroubo e decidirá ir até o cafezal onde brigou com Giácomo tantos anos antes. Bruno perseguirá o tio, também mal das pernas. Os dois trocarão zombarias como velhos amigos, e será a vez de o sobrinho fazer uma proposta: "Agora que nós dois estamos em paz... Eu queria perguntar para o tio se o tio não queria tocar esses cafezar comigo junto."

"Mache? Io só tava esperando você se animar, caspita!", concordará o Berdinazzi. Eles se abraçarão e até forjarão uma luta, sujos de vinho. Depois, se unirão ao restante da família para a valsa dos noivos. 

Os pés rastejando sobre a terra darão o tom para o texto final da novela, que aparecerá na tela: "Deus, quando criou o mundo, não deu terra para ninguém, porque todos os que aqui nascem são seus filhos. Mas só merece a terra aquele que a faz produzir para si e para seus semelhantes. O melhor adubo da terra é o suor daqueles que trabalham nela". O autor Benedito Ruy Barbosa assina a mensagem.



Resumos Semanais

O Rei do Gado: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo

Os capítulos de O Rei do Gado são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio. Veja abaixo o resumo dos próximos capítulos, com o que vai acontecer na novela do Vale a Pena Ver de Novo, ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.