Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JOÃO GANA

Fora da Globo após denúncia de agressão, João Gana perde contratos como modelo

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

João Gana em publicidade para o Instagram em 14 de julho de 2021

João Gana em publicidade para o Instagram; ator foi dispensado de Verdades Secretas 2

ELBA KRISS

elba@noticiasdatv.com

Publicado em 17/8/2021 - 7h00

Demitido da Globo após denúncia de agressão, o ator João Gana, que estava no elenco de Verdades Secretas 2, ficou sem trabalho também como modelo. O rapaz de 19 anos teve todos os seus contratos encerrados após o escândalo em que se viu envolvido. A ex-namorada do artista o acusa de violência doméstica. Ele nega e diz ter provas de sua inocência. 

No final de julho, Gana foi denunciado por uma ex-namorada na Delegacia da Mulher localizada no Centro do Rio de Janeiro. Um boletim de ocorrência foi aberto em que a jovem alegava ter sofrido agressões físicas e verbais. Ela, inclusive, conseguiu uma medida protetiva.

Um vídeo da briga foi divulgado pelo programa A Tarde É Sua, da RedeTV!, em 27 de julho. No mesmo dia, o ator foi demitido da Globo, perdendo a chance de estrelar a novela de Walcyr Carrasco.

Na semana passada, ele prestou depoimento sobre o caso. Ao Notícias da TV, Rhaviny Mariano, advogada do artista, reitera que seu cliente não atacou a namorada. "O João nega de forma muito incisiva ter agredido a moça, seja verbalmente, seja fisicamente, por isso disponibilizamos para a Delegacia de Atendimento à Mulher todo o material que possuímos com o objetivo de provar a inocência do João", conta.

"É muito cedo para dizer quando ocorrerá a conclusão das investigações. Contudo, sabemos que será realizado um estudo psicológico, e o João está disposto a colaborar integralmente de todas as formas com as autoridades policiais e judiciais para que tudo seja esclarecido", continua.

O ator afirma ter prints de conversas, chamadas de vídeo e ligações feitas no dia da suposta agressão e que comprovam que ele seria a vítima. Segundo Gana, o episódio que resultou no boletim de ocorrência não foi o primeiro em que a ex-namorada teria o agredido. Antes, ela teria cometido outro tipo de violência. "Agressão física foi a primeira vez, mas as agressões verbais ocorriam sempre que ela perdia o controle por algo", conta a advogada.

A ex-parceira do jovem, no entanto, obteve medida protetiva. Segundo os autos, o exame do Instituto Médico Legal apontou hematomas em seu corpo. A defesa de Gana rebate. "Ela conseguiu a medida protetiva --que foi deferida antes mesmo de ele ser ouvido-- pois alegou ter sido vitimada com esganadura, mordida e tapas no rosto. Contudo, entendo que a concessão da medida protetiva não seria necessária, pois foi o João quem terminou o relacionamento. E todas as agressões que ele sofreu foi justamente por ele querer ir embora", frisa Rhaviny.

"[O exame do IML] Apontou, sim, duas lesões: um roxo na face externa do braço e outra na face externa da coxa, o que não condiz com as lesões que ela afirma ter sofrido. Além disso, temos imagens dela após a discussão sem nenhuma marca, o que comprova que não houve agressão", informa.

Veja vídeo da suposta agressão divulgado pelo A Tarde É Sua:

Sem trabalho como modelo

Com o andamento do inquérito, a defesa do ator agora se preocupa com o psicológico do rapaz --ele também acaba de se recuperar do coronavírus. Depois de perder o contrato com a Globo, o profissional passou a sofrer represálias e perdeu outras oportunidades de trabalho. Ele só voltou às redes sociais duas semanas após a acusação de agressão. E tem usado a internet para reafirmar sua inocência.

"O João estava com Covid-19 e está muito abalado emocionalmente com tudo que aconteceu. Por isso, o foco dele neste momento é se restabelecer, buscar paz, saúde física e mental, e não buscar mais conflitos. Ele perdeu todos os contratos. Contrato com a Globo, com agências de modelo do Rio de Janeiro e de São Paulo... Sem contar os contratos publicitários que estava em vias de assinar", lamenta ela.

Em entrevista para o vespertino de Sonia Abrão, Gana revelou estar se recuperando de uma depressão. Por causa disso, procurou ajuda médica. "A situação realmente é grave, e ele não teria como sair dela sem a ajuda da família e de um profissional", compartilha Rhaviny.

"É preciso que se entenda que o João vinha do quadro de Covid-19 e, por consequência, de uma quarentena, o que já mexe com o psicológico de muitas pessoas. Durante essa quarentena, o João, que já estava debilitado, sofre agressões físicas e verbais da ex-companheira, a mesma que lhe acusa de agressões. E, para piorar, do dia para a noite ele é informado que seus contratos estavam sendo cancelados", continua.

A repercussão do caso deixou o modelo em situação de vulnerabilidade. A advogada afirma que a família passou a temer pelo que poderia acontecer diante de um quadro de depressão. "Para se ter uma ideia, assim que as notícias da denúncia foram veiculadas, o João passou a ser caluniado, a receber ameaças, xingamentos. Todo o contexto seria avassalador para um adulto experiente, imagine para um jovem de 19 anos", considera.

"Apesar da sua maturidade para o trabalho, ele ainda é muito jovem, e o que aconteceu foi um golpe muito duro. Quando fomos acionadas [o escritório de advocacia], percebemos que o emocional dele estava muito abalado", conta.

Ao Notícias da TV, Catarina Gana, mãe do ator, narra a aflição que tem passado por ver o jovem ator exposto na mídia enfrentando uma denúncia grave de violência doméstica. "Vi o meu filho --isolado com Covid-19--ser acusado injustamente, perder o emprego, perder todos os seus contratos e ainda sofrer muitas ameaças e insultos na internet", diz.

"Muitas pessoas não dão a importância devida, mas senti na pele como pode ser devastador e cruel ver um filho falar que a vida não faz mais sentido. É uma dor tão insuportável que, se não for uma pessoa temente a Deus, desiste de tudo. Chorei uma noite inteira com ele ao telefone. Implorando que ele se acalmasse, [dizendo] que ele tem uma família que o ama e estava ali para ele."

Nas redes sociais, Catarina tem feito publicações em defesa do herdeiro. Em vídeo recente, ela explicou o motivo de o nome da ex-namorada do modelo ter sido preservado. Ao mesmo tempo, alertou que se for preciso, a identidade dela pode ser revelada.

"Essa namorada do meu filho sequer mostrou o rosto. Quem é vítima mostra o rosto desfocado ou só os hematomas. Quando a mulher chega ao ponto de gritar socorro e de levar para a mídia, para a rede social, é porque está insustentável. Essa moça não tem hematomas no rosto", analisou.

"Não vou expor sua identidade. Olha nos meus olhos agora, porque eu sei que você está me vendo. Acho que nenhum pai e mãe merece passar o que estou passando. Nem meu pior inimigo merece passar o que eu e meu filho estamos passando. Só por isso que até agora preservei sua identidade. Mas se for para defender meu filho, vou expor sua identidade. Não são justos os ataques que ele está sofrendo", finalizou.

Veja publicações de João Gana sobre Verdades Secretas 2:

Confira video de Catarina Gana em defesa do filho:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.